_____

Desta água eu beberei


domingo, 5 de dezembro de 2010

Dê fim àqueles 3 últimos quilos — os mais chatos de ser eliminados — tomando esse líquido refrescante, do jeito e nas horas certas. Acredite, o efeito emagrecedor já foi testado e comprovado



por Gislene Pereira



Temos mais um motivo para você andar com a sua garrafinha a tiracolo: água emagrece mesmo. E a nossa proposta para ajudá-la a cumprir sua cota diária e enxugar uns quilinhos é a seguinte: beba com hora marcada. Isso não quer dizer que você vai colocar o alarme do celular para tocar de hora em hora. Nossa indicação é mais simples e tem o respaldo de um estudo realizado na Universidade Virginia Tech, nos EUA, no qual foi comprovado que beber dois copos de água 30 minutos antes das refeições — café da manhã, almoço e jantar — diminui medidas.

Segundo os estudiosos, além dos benefícios já conhecidos, como hidratar o organismo, eliminar toxinas e ter papel importante na digestão, absorção e transporte de nutrientes, o líquido também é capaz de fazê-la perder peso. A conclusão foi tirada após acompanharem dois grupos de adultos que seguiam uma dieta de baixa ingestão calórica. Após 12 semanas, todas as pessoas emagreceram, mas aquelas que beberam água antes das refeições alcançaram melhores resultados: 7 kg a menos, diante dos 5 perdidos pelos demais. “Constatamos que o consumo de água antes das refeições reduz o número de calorias ingeridas durante a alimentação”, afirma a americana Brenda Davy, professora do Departamento de Nutrição Humana, Alimentos e Exercício da Universidade Virginia Tech. Essa redução chegaria a quase 200 calorias por dia. “Com o estômago preenchido pela água, a pessoa sente-se satisfeita antes de ingerir uma grande quantidade de alimentos”, completa a nutricionista Cristina Almeida Prado, da Clínica Dr. José Bento de Souza, em São Paulo.


Fome Zero


Beber água antes da comida possui outra finalidade prática para ficar mais fininha: descobrir se o seu vazio interior é causado pela fome ou pela sede. “Tais sensações podem ser confundidas, pois os centros que regulam essas funções no cérebro são próximos”, afirma a nutricionista Andrezza Botelho, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Clínica Funcional. “Por isso, ao sentir fome, tome um copo de água e aguarde. Se a sensação passar, é sinal de que o problema era a sede; se persistir, então coma”, recomenda. É muito melhor do que passar o dia beliscando sem parar.


De Copo em Copo


Dois litros de água. Essa é a quantidade aproximada para ser ingerida ao dia. Contudo, esse valor varia para cada pessoa, conforme alguns fatores como o peso e a prática de atividades físicas. Daniela Jobst, nutricionista e consultora de WH, ensina como fazer esse cálculo. “Para descobrir a ingestão necessária diária, multiplique seu peso por 30 ml [se você pesa 60 quilos: 60 x 30 ml = 1,8 l]”, exemplifi ca. Caso pratique exercícios, veja quanto você pesa antes e depois do treino. “A diferença deve ser compensada com o líquido [por exemplo, antes do exercício 60 quilos; depois 59,5 quilos = 0,5 l]”, fala. E não se esqueça de hidratar-se também durante a malhação: beba meio copo a cada 15 minutos.


Balança Leve


Para as amantes de água gelada, o efeito emagrecedor é ainda maior, já que o líquido recém-saído da geladeira possui efeito termogênico no organismo. “Ou seja, faz o corpo gastar mais energia para equilibrar as temperaturas do líquido e da parte interna”, explica a nutricionista funcional Isabel Jereissati, do Setor de Nutrição do Núcleo Integrado de Atenção à Saúde da Mulher da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. O mesmo não acontece com a água gaseifi cada. “Ela pode causar desconforto abdominal, gases e distensão do estômago, o que difi culta a digestão dos alimentos”, completa.


Sem Sede ao Pote


Mas tome cuidado para não exagerar na dose. O excesso de água no organismo pode causar intoxicação hídrica. “É um quadro semelhante à intoxicação alcoólica, podendo levar a alterações da consciência, nas quais a pessoa age como se estivesse embriagada”, diz Andrezza. Para “encher a cara” sem correr riscos, use como limite o cálculo 90 ml x seu peso. Seguindo o exemplo anterior, quem pesa 60 quilos poderia tomar, no máximo, 5,4 litros por dia.


Água, pra que te quero!

A necessidade de ingerir líquidos ao longo do dia (refrigerante, cerveja e drinques não contam, ok?) já é sua velha conhecida. Mas quem nunca terminou o expediente com a garrafi nha quase cheia, deixando claro que não conseguiu cumprir nem metade do que havia planejado pela manhã? Estes hábitos vão ajudá-la a cumprir a tarefa árdua:

- A hidratação deve iniciar logo ao despertar. Mantenha uma moringa ao lado da cama e tome um copo de água ao acordar.

- Consuma água fresca durante todo o dia em pequenas quantidades e devagar, em golinhos. De nada adianta beber 1 litro de uma única vez. Isso sobrecarrega o organismo, que não consegue fazer a absorção correta e eliminará o que foi tomado por meio da urina, levando uma penca de nutrientes junto.

- Deixe uma garrafinha no carro e outra no trabalho. Aliás, cerque-se delas o máximo que puder. Não gosta de água pura? Crie sua versão aromatizada colocando folhas de hortelã e gengibre ou rodelas de laranja ou limão. Ela ganha outro sabor.

- Para as fãs das redes sociais: beba um copo cada vez que alguém retuitar o que você escreveu no Twitter ou um novo amigo pedir autorização no Orkut ou no Facebook.

- Leve uma garrafa de água para o treino para acioná-la entre cada série feita. Policie-se! Se falar mal do chefe ou choramingar pelo ex, vire um copo com água.

- A cada hora trabalhada, levante e reabasteça sua caneca ou garrafa. Dessa forma, você melhora a circulação nas pernas e evita vasinhos e celulite.

- Se pretende devorar uma sobremesa depois do almoço, prefira água ao suco (ou refrigerante) para acompanhar o prato principal.

- A garrafinha de tamanho padrão (cerca de 500 ml) deve ficar vazia em até 2 horas. Tente beber a medida equivalente a três dedos a cada meia hora.

DICA:
Cristina comenta que uma forma prática de descobrir se está tomando a quantidade ideal de água é checando a coloração do seu xixi. “Quando ele estiver bem clarinho, quase incolor, quer dizer que a pessoa está no caminho certo.”


Fonte: Revista Womens Health

- -

1 comentários:

PEDALADAS disse...

Boa tarde, tudo bem?

Meu nome é Thaís Martins, sou jornalista da TV Bandeirantes e estou produzindo uma série sobre alimentação. Em um dos capítulos trataremos das dietas e gostaria de entrevistar uma pessoa que já tenha feito e que ainda faça dietas ou utilize medicamentos. Podemos bater um papo sobre esta série de reportagens? Seguem meus contatos:
11 3131-3427 ou tmartins@band.com.br

Obrigada,

Thaís Martins