_____

A dieta de uma regra só


quinta-feira, 8 de janeiro de 2009


Quem diria que uma, apenas uma, mudança na minha rotina mandaria embora os 4 quilos que me atormentavam há anos. Pois foi assim. Depois que aprendi a mastigar, consegui pôr em prática todos os princípios da boa alimentação e, aleluia!, emagrecer. Deu tão certo que resolvi contar tudo para você, com a ajuda da Waldinez Nogueira, nutricionista da Lapinha Clínica e Spa Naturista, na Lapa, Paraná, onde aprendi essa tática.

Os pesquisadores da área de nutrição andam preocupados. Constataram que o tempo médio de uma refeição não passa de cinco ou dez minutos! Engolindo a comida, sem mastigar, a gente pode até dobrar o volume do que come, sem falar no tanto que isso faz mal à digestão.

Tem mais: comer depressa vem de mãos dadas com outro péssimo hábito, o de consumir vários copos de líquido entre as garfadas, justamente para ajudar o alimento a descer, já que mastigando pouco não se produz saliva suficiente. E a saliva, entre outras tarefas, amolece a comida, facilitando a descida. Mas, quem se preocupa com quantas vezes mastiga um pedaço de picanha? Resultado: a gente vai engolindo rapidinho, uma, duas, quatro fatias até que não agüenta mais. Pára de comer não porque fica satisfeita, mas porque lotou! É o que os especialistas chamam de falsa saciedade. Pura enganação. Quando o estômago esvaziar, a fome vai voltar seja lá que hora for, infringindo a lei básica, que manda espaçar as refeições. Sem controlar os horários, não tem dieta que resista.

É assim que deve ser

Você leva a primeira garfada à boca e começa a mastigar. Mastigando, dá a partida à digestão. A salivação avisa o pâncreas, os intestinos e o fígado que vai começar a festa e está na hora de produzir enzimas digestivas, necessárias para transformar a comida em músculos, ossos, combustível, estoque de energia... É também a salivação que acelera os movimentos do esôfago e estômago, preparando esses órgãos para fazer seu serviço, ou seja, triturar o alimento no ponto certo para ser assimilado pelo intestino e daí enviado para o sangue que faz o delivery para as células, garantindo a sua vitalidade, força e bom humor.

mas, dá uma preguiça...

Duas ou três mastigadinhas rápidas e a gente engole – afinal, tem tanta coisa melhor para fazer do que ficar mastigando. E tanta comida boa nos seduzindo nas travessas do bufê do quilo, nos outdoors, nos intervalos comerciais na televisão, que não dá para se dedicar demais a cada bocado... Se a comida chega ao intestino mal digerida, acaba, em grande parte, descendo descarga abaixo, deixando quase nada de energia no seu corpo. Isso sem falar dos efeitos desagradáveis de uma digestão incompleta – arrotos, gases, barrigão... Se você não “perde tempo” mastigando a comida mais dura, imagine se vai investir em triturar pão, massa, arroz, biscoito e toda a turma dos carboidratos refinados, alimentos mais moles. Pois justamente ele, o carboidrato, merece ser muito bem amassadinho porque sua digestão depende muito da saliva e acontece quase inteiramente na boca. Se descer mal mastigado, os carboidratos viram banquete para as bactérias que habitam o intestino, criando um estado de fermentação no ambiente, dilatando as alças intestinais e produzindo estufamento e gases, muitos gases. A digestão de verduras, frutas e legumes também exige o empenho dos dentes. É que vitaminas e minerais, o ouro dos vegetais, só são absorvidos se você quebrar a parede de celulose que reveste a célula vegetal. Sabe como? Mastigando.

Desacelere e aproveite

Até aqui, já juntamos bons argumentos para botar fé na mastigação. Mas, você deve estar se perguntando quando é que essa atitude pode ajudá-la a emagrecer. Fome é a pedra no sapato de todas as dietas. E, se você é saudável, não há como não sentir fome, já que essa é uma questão de sobrevivência. Sentir fome é um direito e obrigação de todos nós. O que podemos é domesticar o apetite e evitar a gula, essa, sim, uma desordem alimentar que deve ser sumariamente demitida da sua vida. Quer se livrar dela? Basta mastigar! Só assim você consegue esticar a refeição e entrar em sintonia com o ritmo do seu corpo. Entenda: só após 20 minutos de mastigação, o cérebro recebe um recado de que você está satisfeita e, para que todo o corpo fique sabendo disso, libera a produção de um hormônio responsável pela saciedade, o PYY. Se você mastigar com calma, vai demorar esse tempo para consumir um bom prato de comida. Se, por outro lado, encara as refeições como um rali de velocidade, vai cair na armadilha da falsa saciedade. No controle da fome, dois personagens são os grandes heróis. A grelina é a substância que abre o apetite. O que rebate seu efeito é justamente o PYY – ele avisa o corpo quando o estoque de energia está completo e, portanto, está na hora de parar de comer. Esse hormônio é produzido no intestino uns 20 minutos depois que o corpo percebe que começamos a comer. E adivinha quem manda o recado? A salivação. Ou seja, se você levar menos de 20 minutos para fazer a refeição, vai desmontar esse mecanismo e comer mais do que precisa. Enquanto o PYY estiver circulando na corrente sanguínea, nos sentimos saciados. Quando ele saí de cena, entra a grelina e lá vem apetite.

Ah, que delícia!

Se a idéia é matar a fome e driblar a gula, a solução definitivamente é mastigar. Olha aqui mais um argumento: quanto mais tempo a comida fica na boca, mais ela está em contato com as papilas gustativas da língua, que captam seu sabor. Essas papilas também têm função na digestão: vão avisando o centro da fome de que a gente está comendo. Sentir o gosto do alimento, portanto, ajuda você a se saciar. Pois é, quando degustamos os alimentos e não apenas os empurramos para o estômago, estamos vencendo a batalha contra a gula, além de descobrir e aproveitar o verdadeiro prazer de comer. Comer é muito bom e você merece se deleitar sem culpa. A melhor forma de fazer dieta, portanto, não é pensar no que não se pode comer, mas aprender a comer do jeito certo. Agora que você entendeu como as coisas funcionam, faça um favor: não deixe seu corpo na mão, ajudeo a produzir as tais enzimas, botando seus dentes para trabalhar. Quer queimar os excessos? Mastiga, mastiga, mastiga!

Para aprender a mastigar

• Na hora de comer, esqueça a pressa, faça seu prato e respire fundo três vezes, antes de começar a comer, para baixar o stress.
• Fotografe mentalmente o prato feito, em frente a você, e olhe tudo o que vai comer, a variedade de alimentos, o colorido, enviando uma mensagem (“estou comendo”) ao centro de controle da fome, no cérebro.
• Repouse os talheres a cada garfada que leva à boca e só segure-os novamente quando o alimento, transformado em pasta, for engolido.
• Enquanto estiver treinando para comer devagar, vale descansar as mãos sobre as pernas enquanto mastiga.
• Se for comer pão, ou outro carboidrato, como biscoitos, bolos, doces, reforce o ritual: ponha o pedaço em um pratinho, corte-o em pelo menos quatro partes e, a cada mordida em cada pedaço, repouse no prato o que ainda está por mastigar.
• Experimente começar a refeição com uma fruta – o açúcar da fruta, a frutose, vai direto para a circulação e aplaca a gula.
• A salada vem antes do prato quente, que só chega à mesa depois que você ganhou bastante tempo mastigando verduras e legumes crus, cheios de celulose, que exige muito trabalho dos dentes. Se todas as travessas chegarem ao mesmo tempo, a tentação é misturar tudo, o que ajuda a engolir as folhas sem mastigar. Ou comer depressa os verdes para atacar o prato quente.


Depoimento

"Hoje aprendi que mastigar bem é a melhor forma para saciar a fome com uma quantidade adequada de alimentos. Além de facilitar a digestão. Por isso, mastigo de 15 a 20 vezes cada garfada. Essa foi uma das formas que encontrei para manter meu peso (depois de perder 20 kg). Eu pesava 75 kg e agora estou com 55 kg" Marcia Chiavel Di Ritti, São Paulo, SP




Fonte: Revista Boa Forma

- -

20 comentários:

Anônimo disse...

adorei essas dicas
vou botar em prática
obrigada
adorei seu blog

Anônimo disse...

Já tinha ouvido falar
mas tantos argumentos me convenceram mais ainda
e pô parabéns pelo site.
è prazeroso de se ler, nem texto parece grande, pois além de interessante é cheio de informações inteligentes e envolve a gente, nem o sno me fez parar no meio

bjs

Anônimo disse...

Nossa , vou mastigar muuuuito a partir de agora !!!!
:D

Unknown disse...

Rejane,adorei essas dicas,ja avia
ouvido falar sobre mastigar bem os
alimentos antes,porém nunca acreditei
que faria efeito como era falado,mas seu
depoimento me convenceu,apartir de hoje,so vou engolir a comida depois de mastigar bem(pelo menos umas 15 vezes)obrigada pelas dicas,bjs.

Unknown disse...

vou começar a mastigar mais, apesar de meu almoço ser num período curto(1h)vou tentar, afinal é por uma boa causa.
Silvana,MG
email:Syl2@zipmail.com.br

RoseB.Kaiser disse...

Adorei o seu Blog..de verdade!!! Suas dicas sao muito importantes..Nunca mais vou deixar de visitar, ok? Grata

GUESSwhat disse...

seu blog é maravilhoso, está me ajudando muuuito :)

Unknown disse...

nossssa, amei suas dicas, como feito uma louca, rapido pensandi no q vou fazer depois, vou procurar agora comer devagarinh e voltarei aki pra contar

Unknown disse...

Nossaaaaaaa, adorei a dica ja tinha lido sobre o assunto mas agora entendi muito mais com a explicação do blog!!!

Unknown disse...

Nossa, isso é novidade pra mim, não conhecia a dieta de uma regra só e adorei! Veja meu site, você vai gostar.

http://www.dietasparaemagrecimento.com

Anônimo disse...

nossa amei demais as dicas obrigadas e bjsss parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

nossa amei demais as dicas obrigadas e bjsss parabéns pelo blog.

patinho disse...

saudações!
este é um comentário de quem conhece as dietas por dentro e acredita que na suplementação está a cereja no topo do bolo para quem faz um plano alimentar saudável para perder uns kilitos. Aconselho-vos o site que mudou a minha vida!... Suplementos de desporto, emagrecimento e saúde em geral a preços nunca vistos com resultados comprovados - www.lojalowcost.com. E depois podem sempre enviar e-mail a solicitar uma dieta personalizada. Criem uma conta e depois enviem os vossos dados - idade, sexo, altura, grupo sanguíneo, peso, tipo de actividade e eis que nos enviam um plano à nossa medida e respectivos suplementos. Olhem, vale a pena tentar. O vosso amigo que já perdeu 10 kilitos... Isto de solicitar o plano alimentar, nem todos sabem, pois não está por enquanto divulgado no site...

Anônimo disse...

Muitos comprovaram e testaram e garantem de pé junto que funciona, por isso eu como um cara totalmente aberto a novas experiências vou mostrar aqui para você como fazer a Simpatia Chico Xavier para Emagrecer.
Quarta feira pela manhã coloque meio copo de água , dentro dele o número de grãos de arroz correspondentes aos quilos que você deseja perder.
Não coloque grãos a mais do que você deseja, pois os quilos perdidos não são recuperados.
A noite beba a água deixando os grãos de arroz, completando novamente com meio copo de água.
Quinta feira pela manhã em jejum beba a água deixando os grãos de arroz, completando novamente com meio copo de água.
Sexta-feira pela manhã em jejum beba a água com os grãos de arroz junto.
Obs:
Conserve o mesmo copo durante o processo;
Não faça regime pois a simpatia é infalível; INFALÍVEL. 100% GARANTIDO.
Tire o número de cópias correspondente aos quilos que deseja perder;
Comece na quarta feira após distribuir as cópias;
Boa Sorte!


Veja mais em: Simpatia Chico Xavier para Emagrecer - FUNCIONA

Anônimo disse...

Muitos comprovaram e testaram e garantem de pé junto que funciona, por isso eu como um cara totalmente aberto a novas experiências vou mostrar aqui para você como fazer a Simpatia Chico Xavier para Emagrecer.
Quarta feira pela manhã coloque meio copo de água , dentro dele o número de grãos de arroz correspondentes aos quilos que você deseja perder.
Não coloque grãos a mais do que você deseja, pois os quilos perdidos não são recuperados.
A noite beba a água deixando os grãos de arroz, completando novamente com meio copo de água.
Quinta feira pela manhã em jejum beba a água deixando os grãos de arroz, completando novamente com meio copo de água.
Sexta-feira pela manhã em jejum beba a água com os grãos de arroz junto.
Obs:
Conserve o mesmo copo durante o processo;
Não faça regime pois a simpatia é infalível; INFALÍVEL. 100% GARANTIDO.
Tire o número de cópias correspondente aos quilos que deseja perder;
Comece na quarta feira após distribuir as cópias;
Boa Sorte!


Veja mais em: Simpatia Chico Xavier para Emagrecer - FUNCIONA

Anônimo disse...

Se você está tentando há tempos emagrecer, queimar gorduras localizadas, definir sua musculatura, acabar com a capa de gordura, sabe o quão enganador esse mercado do emagrecimento é…

Foi por isso que eu criei um livro de receitas simples, econômicas, saudáveis e saborosas.

Neste livro de 126 páginas você vai encontrar o seguinte:
- 100 Receitas que pode fazer rapidamente e em qualquer lugar
- Alimentos saudáveis e baratos que encontra em qualquer supermercado
- Receitas deliciosas que vão tornar sua dieta muito prazerosa
- Por que precisa fazer musculação (mesmo que seja mulher!)
- Como estruturar sua dieta corretamente
- Quais os suplementos que realmente funcionam
- 17 Alimentos Termogênicos Para Acelerar o Processo

Além disso, ainda recebe como bônus um "Guia Para Acelerar Seu Metabolismo Durante o Dia Todo"

Experimente as receitas durante 30 dias e, se não vir resultados, terá todo seu dinheiro reembolsado. Sem questões ! http://hotmart.net.br/show.html?a=G1102790m

Anônimo disse...

Hoje a meia- noite a pessoa que vc ama vai perceber que ama ela algo bonito vai acontecer de manhã entre 1 e 4 da tarde onde vc estiver: na internet, escola , no trabalho... se vc quebrar essa cadeia terá má sorte em 10 relações por 10 anos ... Assim que vc colar em 20 comentários e, em seguida ,precionar F9 vai aparecer a letra inicial do menino ou menina que te ama

Anônimo disse...

Hoje a meia- noite a pessoa que vc ama vai perceber que ama ela algo bonito vai acontecer de manhã entre 1 e 4 da tarde onde vc estiver: na internet, escola , no trabalho... se vc quebrar essa cadeia terá má sorte em 10 relações por 10 anos ... Assim que vc colar em 20 comentários e, em seguida ,precionar F9 vai aparecer a letra inicial do menino ou menina que te ama

Anônimo disse...

Hoje a meia- noite a pessoa que vc ama vai perceber que ama ela algo bonito vai acontecer de manhã entre 1 e 4 da tarde onde vc estiver: na internet, escola , no trabalho... se vc quebrar essa cadeia terá má sorte em 10 relações por 10 anos ... Assim que vc colar em 20 comentários e, em seguida ,precionar F9 vai aparecer a letra inicial do menino ou menina que te ama

Lucas F. disse...

Magra e Definida?
Conheça a Forma Saudável De Cozinhar Que Extermina a Gordura Abdominal.
O renomado Nutricionista Marco Baggio (CRN 9094), especialista em emagrecimento saudável, aumento de massa muscular, longevidade e qualidade de vida, descobriu o REAL motivo de você não conseguir emagrecer (NADA A VER com a sua genética, nem com a quantidade de calorias que você come ou com a falta de exercícios físicos).

Entre no link e saiba mais:
https://go.hotmart.com/Q9139813U

Perdendo de 5 a 10kg em 21 dias:
https://go.hotmart.com/T9141117M

Passo a passo como perder 1kg por semana:
https://go.hotmart.com/Q9139813U?ap=d483

400 receitas Fitness com cardápio:
https://go.hotmart.com/C9140180V

Pacote Livros Caio Bottura:
https://go.hotmart.com/Q9140181G