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Colágeno: o amigo do verão!


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Você sabia que existe um nutriente capaz de melhorar a aparência da pele, dos cabelos e das unhas, além de proteger o coração e ajudar a emagrecer? Descubra tudo sobre esse poderoso aliado e inclua-o já na sua dieta

Patrícia Affonso

Em meio a uma infinidade de vitaminas, minerais e antioxidades, dos quais ouvimos falar a todo o momento, um nutriente muito importante pode passar despercebido. E, certamente, se conhecê-lo um pouco melhor, você não vai querer que isso aconteça. A justificativa é simples: ele é a cara do verão. Sua principal função é dar aquela firmeza que cai bem em qualquer biquíni, nos vestidos mais curtinhos, enfim, em todas as peças que deixam seu corpo em evidência. E não para por aí: poderoso, ele também ajuda a adiar as terríveis ruguinhas, que denunciam a idade (coisa que a gente detesta, não é mesmo?). Pois bem, a bola da vez é o colágeno.

Você já deve ter se deparado com ele na formulação de algum cosmético. Aacontece que, de tão essencial, ele já extrapolou as prateleiras das perfumarias e vem roubando a cena na indústria da nutrição. Sorte nossa: está cada vez mais fácil contar com esse aliado.


PRODUÇÃO DO ORGANISMO

Para começar, é importante dizer que o colágeno é uma proteína. Mas não se trata de qualquer tipo, não. Ele exerce papéis fundamentais em nosso organismo. "O colágeno representa aproximadamente 25% de toda proteína presente no corpo humano e tem como função dar sustentação às células, mantendo-as unidas e firmes. Além disso, é o principal componente proteico de órgãos como a pele, os ossos, as cartilagens, os ligamentos e os tendões", explica Ione Leandro de Queiroga, nutricionista da OnVittá by Onodera (SP). Como desempenha funções essenciais, o nutriente é naturalmente produzido pelo nosso corpo, desde que nascemos. Mas nem pense em respirar aliviada por conta disso. Ccom o passar dos anos, a produção de colágeno vai ficando reduzida, até chegar a níveis bastante preocupantes. "Na maturidade, que chega por volta dos 50 anos, produzimos em média apenas 35% do colágeno que necessitamos", completa a especialista Ione Queiroga.


QUANDO COMEÇAR?

Engana-se quem acredita que a suplementação de colágeno é uma necessidade exclusiva das mulheres maduras. E, se apenas a ideia de prevenção não a convence a começar antes, outros dados podem ajudar. "Pesquisas mostram que, por volta dos 25 anos, o organismo já começa a diminuir a produção do nutriente", destaca Daniela Hueb, nutróloga (SP). E não se trata apenas de uma questão de idade. Fatores externos também podem refletir negativamente nos níveis da proteína. "Hábitos como o tabagismo e a exposição solar excessiva reduzem a oferta de colágeno no organismo, afetando a sustentação e a elasticidade da pele. Isso sem falar do estresse, que causa o envelhecimento precoce das células e consequente perda do nutriente", comenta Beatriz Botequio de Moraes, nutricionista da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar (SP). E, cá entre nós, amiga, nos complicados dias de hoje, quem é que está livre do fantasma do estresse, não é mesmo? Por isso, o jeito é se cuidar e não ficar à mercê dos seus efeitos nocivos. Sua beleza e saúde, com certeza, agradecem!

PARA SER MAIS BEM ABSORVIDO, O COLÁGENO NECESSITA DE VITAMINA C, PRESENTE EM ABUNDÂNCIA NO LIMÃO, NO MELÃO E NA ACEROLA; ALÉM DE VITAMINA E, ENCONTRADA NAS FRUTAS OLEAGINOSAS E NOS PEIXES


VOCÊ MAIS BONITA

Agora você já sabe: se o seu objetivo é afastar os sinais do tempo, a aposta certeira é o colágeno. Uma vez que mantém a pele firme e elástica, ele também é muito útil para quem caprichou na dieta e conseguiu perder aqueles quilinhos indesejáveis e agora quer combater inimigos secundários, como a flacidez, a celulite e as estrias. E já que falamos em emagrecimento, você sabia que essa proteína também dá uma forcinha nesse sentido? "O colágeno estimula a quebra das gorduras dos depósitos corporais, assim como ajuda no aumento da massa muscular, pois melhora o metabolismo das proteínas. O processo de reparação celular também é ativado, o que faz que o corpo gaste mais energia", conta Lizandri Rrangan, coordenadora do serviço de nutrição e gastronomia do Hospital Leforte (SP). Na versão em pó, que precisa ser dissolvida em água para o consumo, o colágeno conta com outro trunfo: proporciona sensação de saciedade, evitando os calóricos ataques à geladeira. "É que ele forma uma espécie de gel que se expande no estômago e ocupa espaço, diminuindo a fome", explica Valéria Ggoulart (SPp), médica nutróloga da Aassociação Brasileira de Nutrologia. Mas como nem só de curvas poderosas e pele lisinha se constitui a beleza feminina, vale ressaltar que o nutriente confere ainda vitalidade às unhas e aos cabelos. Diz aí: é bom ou não é?


UM BÔNUS PARA A SAÚDE

Na vasta lista de benefícios oferecidos pelo colágeno, a saúde não fica de fora. Uma de suas funções mais importantes nesse sentido é proteger o coração. "A proteína forma uma rede através das artérias, dando a elas maior elasticidade. Essa propriedade é fundamental na prevenção de infartos e derrames", alerta Beatriz Botequio. Outra informação fundamental: manter níveis adequados da substância no organismo previne também males articulares. "Nesse caso, a necessidade é mais evidente em pessoas que expõem suas articulações a grandes esforços, como atletas e obesos", complementa a nutricionista. Passou por uma cirurgia recentemente e está ansiosa pela recuperação da pele? Pode contar com ele também! Sua forte atuação sobre a renovação dos tecidos o torna uma ajuda de peso na fase da cicatrização.


NA MEDIDA

Diante de tantas vantagens, você deve estar ansiosa para incluir o colágeno na sua dieta. No entanto, vá com calma. "Se consumido em excesso, o nutriente pode levar ao entupimento das glândulas sebáceas e sudoríparas, fazendo que a pele fique extremamente seca. Além disso, vasos sanguíneos e órgãos internos, como o coração, os pulmões e os rins, também podem ser afetados negativamente", pontua Daniela Hueb. Como para tudo na vida, a palavra de ordem aqui é equilíbrio no lugar de exagero. A indicação saudável é de aproximadamente 10 gramas ao dia. O ideal, porém, é consultar um especialista. Só ele poderá analisar seu quadro e apontar as necessidades específicas do seu organismo.


PODE ESCOLHER!

É possível repor os níveis de colágeno no organismo também por meio da alimentação. Suas melhores fontes são os itens de origem animal, especialmente a carne vermelha. "Entretanto, somente a dieta não é capaz de fornecer a quantidade que nosso organismo necessita. A partir dos 30 anos, recomendo suplementação, que pode ser adiantada ou adiada em casos específicos", diz Lizandri Rangan. No mercado e nas farmácias, você já encontra o colágeno em diferentes formatos. Conheça as opções e eleja aquela que mais combina com suas necessidades e estilo de vida:

Hidrolisado: é o colágeno em pó, que pode ser encontrado em sachês individuais ou em potes com porções maiores, como um quilo. É um dos preferidos dos nutricionistas. Isso porque o processo de hidrólise, que consiste na quebra das moléculas de proteína, faz que ele seja mais bem absorvido pelo organismo. "Indico essa versão porque é de fácil absorção e digestão, além de possuir paladar agradável", comenta Ione Queiroga. Pode ser misturada em água, sucos ou vitaminas.

Cápsulas: sua base também é o colágeno hidrolisado, mas nesse formato a absorção é menor, pois antes de tudo, o revestimento da cápsula precisa ser digerido. "desvantagem é que as cápsulas contam com uma porção reduzida de colágeno. É preciso ingerir cerca de 20 cápsulas para alcançar a recomendação diária de 10 gramas. Já na versão em pó, basta uma colher das de sobremesa", esclarece a nutróloga Valéria Goulart.

Balas: também levam colágeno hidrolisado, mas para dar sabor ao doce são adicionados aromas de frutas, além dos corantes que tingem o produto. Têm a consistência parecida com a da bala de goma. Sua digestão é lenta e, por isso, confere saciedade. A absorção pelo organismo leva mais tempo do que na versão em pó. "A vantagem é que, geralmente, a fórmula conta com fitoterápicos, como, por exemplo, substâncias que reduzem o apetite ou queimam carboidrato. É uma versão mais cara do que as demais", comenta a nutricionista Beatriz Botequio.

Fonte: Revista CORPO A CORPO

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4 comentários:

Zee disse...

Muito interessante a matéria, eu não sabia que o colágeno precisava de vitamina c e e para ser absorvida! Porque a gente fica tomando e as vezes nem tá fazendo o efeito que poderia fazer né.

Valzinha disse...

nossa eu realmente naum imaginei que esse tipo de cha tivesse efeito ...veja um pouko da minha historia no meu blog er vai entender porque http://dietasempre.blogspot.com/

tatiflordaserra disse...

você encontra colageno no site www.ciadonatural.com.br

Anônimo disse...

No momento estou fazendo uma dieta que achei na internet e estou na 3 semana com resultado bastante satisfatório. Segue o site da dieta para quem se interessar:
http://www.dietasbrasil.com/dietaquefunciona/