_____

Pare de reparar só nas calorias


quinta-feira, 2 de julho de 2009

Elas podem ser baixas e, mesmo assim, não valerem a pena



Dieta é sinônimo de quantidade calórica e os números costumam gerar dor de cabeça quando a vontade é comer um docinho. Porém, antes de engolir aquele brigadeiro de aparência deliciosa (afinal, ele soma as mesmas calorias de uma maçã), é preciso manter outras preocupações no processo de escolher o que comer.



Segundo Roberta Stella, nutricionista Chefe do site MinhaVida, a quantidade de calorias não determina a qualidade de um alimento. "As calorias são resultado da soma dos valores dos carboidratos, proteínas e gorduras, os nutrientes que fornecem energia. Mas também é preciso conferir a quantidade de fibras, vitaminas e minerais, além de evitar o excesso de sódio", afirma a nutricionista.


"Dependendo do objetivo de cada pessoa, um alimento pode ou não ser indicado, mesmo que tenha poucas calorias. Por exemplo, uma sopa industrializada com baixas calorias apresenta elevada quantidade de sódio. Dessa maneira, quem apresenta hipertensão deve evitar", afirma Roberta Stella. A nutricionista, comparou alguns alimentos de quantidades calóricas semelhantes para você ter idéia dos riscos que corre, prestando atenção apenas nas calorias.



Brigadeiro (15 g unidade pequena) x Suco de morango natural (100 ml ½ copo) 40 kcal Ambos possuem 40 kcal, mas é preciso ficar atento à quantidade de gordura e açúcar que o brigadeiro apresenta. "O brigadeiro possui mais calorias em uma porção menor. Isso ocorre devido ao reduzido valor de água do alimento e pela maior quantidade de açúcar e gordura. Já, o suco é rico em água, vitaminas e minerais e, de quebra, contém um maior volume dando maior saciedade", diz a nutricionista.


Bala caramelizada (unidade) x Bolo de carne moída (20 g 1 colher de sopa) 58 kcal A bala caramelizada é apenas açúcar e não fornece nutrientes importantes para o corpo, como vitaminas e minerais. Já o bolo de carne moída é rico em proteínas. "Essas proteínas fornecem estruturas chamadas aminoácidos que serão utilizados pelo organismo para fazer reparos de tecidos corporais, na formação de enzimas, de hormônios, anticorpos, entre outras funções.", afirma Roberta Stella.


Pão de queijo (20 g) x Suco de laranja natural (100 ml) 68 kcal Uma porção pequena de pão de queijo apresenta gorduras que devem ser consumidas com moderação. "As gorduras devem ser consumidas em menor quantidade devido ao elevado teor que esse nutriente apresenta. Um grama de gordura contém 9 calorias", diz a nutricionista. Já o copo de suco, além dos benefícios que a ingestão do líquido traz para o funcionamento do organismo, apresenta a vitamina C da fruta cítrica, que aumenta a imunidade do corpo e faz com que ele esteja pronto para épocas em que as doenças batem à porta.


Macarrão ao molho sugo (100 g 1 xic. chá) x Arroz com feijão rosinha (2 colheres de sopa de arroz e 1 de feijão) 120 kcal
Quando a dúvida for por qual deles optar, siga a dica: fique com o arroz e feijão. O macarrão fornece uma quantidade grande de carboidratos refinados, fazendo com que ocorra uma rápida absorção e metabolização do açúcar que ele fornece. É aí que aparece a fome fora de hora. "A combinação brasileiríssima de arroz e feijão fornece carboidratos e proteínas e, ao mesmo tempo, uma menor quantidade de calorias. Por isso, a dupla arroz-feijão deve ser parte habitual do cardápio.", afirma a nutricionista do site MinhaVida.


Fonte: Site MinhaVida.com.br

- -

0 comentários: