_____

Oleosa ou normal?


segunda-feira, 16 de março de 2009

Saiba mais sobre os diferentes tipos de pele e como tratar cada um deles

Por Ana Paula Schleier

Uma das grandes preocupações femininas é a saúde da pele, afinal, ela é a parte do nosso corpo que fica mais exposta – e que mais sofre com os efeitos do envelhecimento.



São milhares os cremes e tratamentos que prometem deixar sua cútis mais brilhante e sedosa, um perfeito pêssego.

Na realidade, os cuidados diários com a pele são os primeiros responsáveis por mantê-la sempre saudável – e você, muito mais bonita! “A higiene diária, a hidratação e o uso de filtro solar são fundamentais para a saúde e beleza deste órgão tão precioso em nosso corpo”, afirma Joyce Rodrigues, cosmetóloga, farmacêutica bioquímica e diretora industrial da Pro Life do Brasil.

O problema é que muitas mulheres não sabem como cuidar corretamente de sua pele, simplesmente por não conseguirem identificar qual o seu perfil – oleosa, mista, seca, sensível.

Então, para você não ficar perdida entre cremes e sabonetes, a cosmetóloga fala sobre os diferentes tipos de pele e os cuidados que devem ser tomados com cada um.



Pele Seca

Na maioria das vezes é fina, opaca, áspera e sem brilho. O cloro e ambientes muito aquecidos ou com ar-condicionado podem fazer com que haja o ressecamento do órgão. Atenção: como perde água com facilidade, está mais propensa às rugas e ao envelhecimento precoce. É comum entre mulheres de pele clara ou rosada.


Cuidados

Dê preferência a sabonetes, demaquilantes e emulsões de limpezas em forma de creme. A barra resseca ainda mais a pele. Use tônico suave ao menos três vezes por semana. Produtos com camomila, aloe-vera, colágeno e óleo de canola são ótimos para este tipo de pele.



Pele Normal

É macia, suave, de textura aveludada, sem poros dilatados ou brilho excessivo. Ou seja, é perfeita! Produz quantidade ideal de gordura e apresenta um tônus adequado de elasticidade. Este tipo de pele se hidrata naturalmente por reter água na medida necessária. Mais um ponto positivo: as mulheres que possuem pele normal raramente têm espinhas e cravos.


Cuidados

Higienização diária - pela manhã e à noite – e o uso de cremes leves ou emulsões hidratantes são suficientes para mantê-la impecável.



Pele Oleosa

A pele brilhante! Dentre todos os tipos, é a que produz maior quantidade de secreções sebáceas e sudoríparas e, por isso, sua aparência é espessa e úmida. Por possuir poros visíveis e dilatados, é mais comum o aparecimento de cravos e cistos em sua superfície, em especial no rosto. Por outro lado, ela é mais resistente à ação do tempo e de agentes externos. É comum pessoas morenas e orientais terem esse tipo de pele.


Cuidados

Tenha o controle sobre a oleosidade! Para isso, na hora da higienização, use sabonetes que contenham substâncias específicas para este controle. Ao hidratar a pele, utilize produtos à base de gel ou gel-creme – eles não contém óleo.



Pele Sensível

Como o próprio nome sugere, este é o tipo de pele frágil, fina e bastante irritável. Fica avermelhada facilmente por reagir ao contato com agentes externos, como o sol e variações climáticas, além de cosméticos inadequados.


Cuidados

Após a limpeza da pele, o ideal é utilizar cremes com extrato de camomila, aloe-vera e algas com pepino. Dê preferência a produtos hipoalergênicos e sem fragrância. Evite formulações com ácidos e enzimas. Fique longe de esfoliantes!

Fonte: Site DNAmulher.uol.com.br

- -

0 comentários: