_____

Na ponta dos dedos


sábado, 14 de março de 2009

Unhas quebradiças podem ser sinal de que o organismo não está funcionando bem

Por Juliane Pereira


Você está toda produzida, com o visual impecável e pronta para sair, mas de repente se dá conta de que a unha está lascada ou quebrada bem naquela região em que não é possível dar uma lixadinha e consertar



Que mulher nunca passou por esta situação? Mais do que uma questão de estética, é fundamental verificar as verdadeiras causas que levam as unhas a quebrar ou descascar e, principalmente, o que pode ser feito para que isso não aconteça mais.

Poucos sabem, mas ter as unhas quebradiças não é apenas um sinal de que você não anda visitando com freqüência a sua manicure e sim, um fator de desequilíbrio em seu organismo, como explica a especialista em nutrição funcional Fernanda Scheer. “Uma das primeiras formas de detectar se o paciente está com a saúde mental e física equilibrada é observarmos os fatores físicos de seu corpo. Caso os tecidos estejam danificados, como cabelos quebradiços, pele seca, unhas com manchas brancas ou descascando, é sinal de que há um desequilíbrio e de que o organismo pode estar precisando de algum ou alguns nutrientes que não estão sendo supridos”, afirma.



Conhecendo seu corpo

O alerta foi dado. Seu corpo começa a mostrar indícios de que não está funcionando de forma plena, geralmente resultado de uma vida repleta de afazeres que sempre têm prazos curtíssimos. O estresse, vilão da vida moderna, pode ser um dos principais fatores que desencadeiam o desequilíbrio do organismo. “O aumento do hormônio cortisol, que é gerado no estresse, faz com que as vitaminas sejam mais utilizadas. Assim, é mais fácil ficar em déficit”, ressalta Fernanda. Desta forma, prestar atenção na raiz deste problema emocional passa a ser uma ação primordial para buscar um possível tratamento e ajuda profissional.

Unhas quebradiças são atribuídas às possíveis carências de ácidos graxos essenciais, como o Ômega 3, e minerais, como Zinco, Selênio e Silício. E o problema vai além das mãos. “Sem Zinco e Selênio, por exemplo, o funcionamento da glândula tireóide, responsável pela regulação do metabolismo, é prejudicado. Isso pode resultar em dificuldade na perda de peso”, afirma Fernanda. “Em consultório, relacionamos todos os sintomas apresentados, para saber exatamente que alimentos e nutrientes específicos estão faltando e o que é interessante consumir em cada caso”, completa.

Para o fortalecimento das unhas, Fernanda recomenda o consumo regular de alimentos como nozes, semente de abóbora, castanha-do-Pará, semente de linhaça e aveia. “Observe também se você está comendo proteínas nas quantidades adequadas”, complementa. Esta é encontrada em alimentos como ovos, peixes, frango e carne vermelha.



Cuidando das unhas

Se você está com este problema, a primeira dica é procurar um profissional especializado para realizar uma análise completa de sua alimentação. Já para cuidar da parte estética, ir a um salão é fundamental para deixar as unhas belas e fortificadas.

Segundo Vânia Cristina Schroeder Munhoz, manicure, quando as unhas estão quebradiças, as pessoas devem procurar, primeiramente, o auxílio de dermatologistas, que receitarão alguma base fortificante específica para este tratamento. Além disso, o tempo de retorno deve ser de uma semana, sendo que, depois de duas semanas, a cliente já nota alguma diferença. “O tratamento dura cerca de dois a três meses e o interessante é não interrompê-lo, caso contrário, todo o trabalho de fortalecimento será perdido”, comenta Vânia.

Uma outra indicação é a hidratação de parafina, também coadjuvante da beleza das unhas. Porém, este tipo de tratamento só deve ser feito uma vez, para auxiliar na ação da base e do constante fortalecimento.

Se você está pensando em optar por cores mais escuras para intensificar os cuidados, saiba que isto não se passa de um mito: cores escuras não fortalecem as unhas! “Fiz uma visita a uma grande fábrica de esmaltes e pude perceber e comprovar que a composição dos cosméticos é a mesma, mudando somente a coloração”, confirma Vânia.

Fonte: Site DNAmulher.uol.com.br

- -

0 comentários: