_____

Combate às olheiras


sábado, 14 de março de 2009

Saiba quais cuidados tomar para prevenir e combater as tão temidas olheiras

Por Mariana Zafalon


Bastam algumas noites mal dormidas para elas aparecerem. E, quando aparecem, tornam-se um grande incômodo e deixam marcas visíveis de que algo não está bem.



As olheiras, problema da vida moderna que também é causado por fatores genéticos, são suficientes para qualquer uma correr até a farmácia mais próxima e procurar produtos que prometam milagres. “As olheiras são resultado de vários fatores: genéticos, circulatórios e externos, como estresse e cansaço. Possuem um componente vascular e pigmentar, portanto, também podem piorar com a exposição solar sem proteção adequada”, explica a dermatologista Flávia Addor, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo.

Foram estas manchas escuras que fizeram a jornalista Flávia Pucciarelli procurar tratamento. “Já fui a esteticistas e dermatologistas. As esteticistas nos sugerem mil cremes, que prometem diminuir o edema e clarear as manchas escuras. Já tentei de tudo, tudo mesmo. Comecei com receitas mais caseiras, cremes baratinhos e hoje já me pego gastando muito com cremes importados. Eles hidratam bem a região, mas clarear mesmo... nada!”, diz. “A dermatologista me receitou uma loção para a região dos olhos e disse que se não adiantasse, poderíamos tentar o laser, que despigmenta a região”, completa.



Prevenção

A melhor maneira de prevenir as olheiras continua sendo descansar. “Evitar a privação do sono e o estresse são as principais atitudes a tomar. O uso de proteção solar também reduz o componente pigmentar das olheiras”, mostra a dermatologista.
Mas se você já tem olheiras, fique atenta. Existem muitos tipos de tratamento, que dependem muito da profundidade e da cor das manchas. Os casos menos graves podem ser resolvidos com cremes com ingredientes clareadores ou com aqueles que ajudam a regular a permeabilidade vascular. Receitas caseiras, como colocar chá de camomila gelado no local, funcionam como vasoconstritores, diminuindo o escurecimento temporariamente. Nos casos mais graves, o mais indicado é o laser. “Minha última aposta é um dermocosmético importado que ainda não chegou no Brasil. Ele promete interromper o fluxo sangüíneo na região. Encomendei com uma amiga que está nos Estados Unidos. Vamos ver se desta vez consigo resolver”, conta a jornalista.



Olheiras x idade

Ao contrário do que muita gente imagina, qualquer pessoa, de qualquer idade, pode ter olheiras. “Eu tenho olheiras desde bem pequena, acho que uns 10, 12 anos. Foi com a chegada da adolescência que o problema começou a me incomodar. Principalmente quando passei a usar lentes de contato, porque os óculos escondiam um pouco as manchas escuras”, lembra Flávia Pucciarelli. A dermatologista Flávia Addor explica que, com o tempo, as olheiras se tornam mais visíveis e inestéticas, porque a área tende a ficar mais fina.



Truque de beleza

Se você apresenta olheiras e não consegue curá-las, não se desespere! Ainda existem truques para esconder as manchas escuras. Usando a maquiagem correta, é possível torná-las quase imperceptíveis. Existem três tipos de corretivo que ajudam a esconder as manchas. Se elas são mais esverdeadas, use um corretivo roxo. Se forem roxas, use um verde. E, caso não encontre estas cores de corretivos, o ideal é sempre usar um de tom mais claro que a pele, já que ele escurecerá em contraste com o escuro das olheiras.

Fonte: Site DNA Mulher.uol.com.br

- -

0 comentários: