_____

Mitos da beleza


sexta-feira, 13 de março de 2009

O que vale ou não a pena na hora de gastar com tratamentos de beleza

Por Vera Giglio

Quem é que não se interessa pelos tratamentos de beleza existentes atualmente no mercado? Mulheres - e muitos homens - se encantam com as promessas de resultados milagrosos oferecidos por diversas marcas de cosméticos e tratamentos clínicos.



Mas será que realmente funcionam? Em quais podemos confinar?

Essas e mais perguntas foram respondidas ao DNA Mulher pela renomada mestre em dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo e membro da Academia Americana de Dermatologia, Solange Pistori Teixeira. Confira a seguir o que realmente vale a pena, entre os tratamentos mais atuais do mundo da beleza.



Tratamentos e resultados

Hoje em dia, muitas pessoas buscam a juventude nos produtos estéticos e, por isso, os tratamentos de rejuvenescimento e os que agem contra celulites, estrias e gorduras localizadas são os mais procurados pela população. “Entre tantos tratamentos, acredito que os que mais interessam são a aplicação de toxina botulínica e tratamentos a laser, pois, com o desenvolvimento da tecnologia, através deles conseguimos conquistar resultados satisfatórios”, explica a dermatologista.

A aplicação da toxina botulínica, segundo a doutora Solange, é o padrão ouro para o tratamento das rugas dinâmicas, principalmente do primeiro terço superior da face. Já a luz pulsada e os lasers para pigmentos, os vasculares, os ablativos e não-ablativos, levam a resultados excelentes no tratamento de manchas, textura da pele de linhas finas, flacidez, vasos e eritemas faciais.

“Mas, infelizmente, ainda deixam a desejar os tratamentos contra celulite, gordura localizada e flacidez, principalmente a corporal, em que nada supera ou substitui a boa e velha atividade física acompanhada de uma dieta saudável”, diz a doutora.

É muito importante saber que os cosméticos vendidos tanto em lojas populares como os de grandes marcas mundiais não funcionam sozinhos. “Eles são ótimos em termos sensoriais, melhoram a hidratação, porém, são apenas adjuvantes ao tratamento, de forma isolada não irão resolver o problema. Um ácido retinóico, por exemplo, será melhor e mais barato para a estria do que um creme caríssimo”, ressalta a médica.



Estrias, celulites e gorduras localizadas

As estrias são histologicamente consideradas cicatrizes, mas com tratamentos disponíveis e adequados é possível deixá-las praticamente imperceptíveis, sobretudo quando tratadas precocemente. “O ácido retinóico, no tratamento das estrias, é o mesmo que exercícios e dieta no controle da gordura localizada e celulite. Usado como fórmula em tratamento domiciliar e também como peeling aplicado no consultório, é considerado um tratamento efetivo, com melhores resultados em estrias recentes, ou seja, avermelhadas”, relata a doutora Solange.

Com o uso correto do ácido, depois de melhorado o aspecto e otimizado os resultados no tratamento das estrias, é necessário que haja os tratamentos combinados, como peelings e lasers, que serão selecionados de acordo com o quadro clínico do paciente. Infelizmente, para obter isso são necessários tempo e dinheiro, pois os tratamentos a laser não são baratos e são mais demorados. No entanto, os resultados compensam! “Não posso dizer que é possível apagar todas as estrias, aquelas muito alargadas ainda são de difícil tratamento, mas na maioria dos casos as estrias ficam muito pouco perceptíveis”, afirma Solange Teixeira.

Para que as tão temidas e indesejadas celulites e gorduras localizadas sejam amenizadas ou eliminadas por completo, em primeiro lugar é fundamental que os hábitos sejam mudados. “O tratamento deve ser multidisciplinar. Exercícios físicos e dietas reguladas, somados à positiva drenagem linfática manual e ao uso de cremes com princípios ativos que atuam na célula de gordura e no tecido conjuntivo, melhorando as trocas metabólicas e diminuindo o inchaço, oferecerão melhores resultados”, explica a doutora, que completa: “O ultra-som Manthus e a endermologia também podem ajudar, mas não espere milagre e muito cuidado com os hambúrgueres e sanduíches, que podem pôr a perder várias sessões de tratamento”.

Fonte: Site DNAmulher.uol.com.br

- -

0 comentários: