_____

No jogo da dieta, ganha quem perde peso


sexta-feira, 13 de março de 2009

Seu prato é um quebra-cabeças, aprenda a encaixar as peças no lugar certo


Você já reparou no seu prato? Se não, deveria fazer isso o quanto antes e descobrir se a alimentação balanceada tem sido sua companhia nas refeições. Prato remexido, bagunçado e feio só serve para tirar o apetite e pode, até mesmo, mudar o sabor da comida.



"Você come sem vontade e até com certo receio", afirma a nutricionista chefe do MinhaVida, Roberta Stella. O ideal é sempre preparar um prato bonito, colorido e que esbanje sabor. Isso estimula, inclusive, a vontade de experimentar alimentos que você nunca pôs na boca.

A aparência do prato influência diretamente no apetite. Por isso que caprichar na montagem é uma ótima idéia para quem deseja sentir água na boca diante de um prato de salada, por exemplo. Segundo a nutricionista, a receita é infalível para quem precisa aderir a uma dieta com mais alimentos saudáveis no menu.

Mas que isso, um belo prato pode ajudar a fome ir embora mais rápido. "Organizar os alimentos no prato também é essencial para garantir saciedade sem exagero. Quando olhamos um prato bonito e com aparência farta, mandamos essa mensagem para nosso inconsciente", diz Roberta.



Pratos Coloridos

Os pratos coloridos, quase sempre, esbanjam nutrientes e ajudam o regime. Mas a nossa nutricionista afirma que eles podem fazer muito mais que isso. "Pratos coloridos, além de garantir uma alimentação rica em nutrientes, abrem o apetite. Você fica com mais vontade de comer verduras e legumes, já que a atração também é visual. Tudo isso colabora com a perda de peso e com uma dieta regime saudável".



Para garantir uma alimentação balanceada

Para seu prato ficar organizado e saudável ao mesmo tempo, é preciso caprichar na escolha dos alimentos. "Para pessoas que estão de regime é essencial que na distribuição de alimentos vá além da busca equilibrada de nutrientes", alerta Mariana Del Bosco Rodrigues, Nutricionista do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.

A distribuição ideal para cada pessoa depende da qualidade de vida e dos objetivos. Mas a nutricionista afirma que existe um ponto de partida. "O ideal é conversar com um especialista para que ele ofereça uma dieta individual e personalizada. Mas,no geral, a orientação é tentar dividir o prato em três partes: verduras e legumes no primeiro terço, verduras e legumes. No segundo terço, ponha uma porção de proteína (carne, frango ou peixe), e por fim, uma porção adicione uma porção de carboidrato (arroz, macarrão, batata)", diz Mariana Del Bosco Rodrigues.

Antes de começar a arrumar seu prato verifique se os alimentos não estão gordurosos ou calóricos demais, já que isso pode prejudicar seu regime. "Não adianta querer deixar o prato bonito com alimentos totalmente calóricos, é preciso manter certo equilíbrio. A minha dica é manter do total de calorias em média 55% de carboidratos, 30% de gorduras e 15% das proteínas. Mas que isso pode ser prejudicial, não só para o regime, mas também para a saúde", finalizam as nutricionistas.


Fonte: Site Minhavida.com.br

- -

0 comentários: