_____

Idade como termômetro


sábado, 14 de março de 2009

O uso da maquiagem também deve ser adequado à fase da vida

Por Ana Paula Schleier


O ideal de beleza imposto pela sociedade - e disseminado pelos meios de comunicação e por outras portas - faz da maquiagem uma ferramenta poderosíssima para disfarçar imperfeições, deixar as pessoas com a aparência impecável e contribuir, assim, para a imagem quase perfeita. Principalmente quando a idade começa a chegar.



Batom, blush, sombra, rímel... A maquiagem pode ser usada indiscriminadamente em todas as idades? Segundo Ligia Giglio, face stylist, os cosméticos são bem-vindos para todas as mulheres, das mais variadas idades, sendo importante observar apenas algumas características que se adequam a umas melhor do que a outras. “Todas devem usar a maquiagem, mas existe a restrição, sempre encontrada nos tons usados, nos horários e também nos tipos de pele”, explica.

Além das exceções citadas, existem certos cuidados na hora de escolher a maquiagem. Apesar de toda a tecnologia no desenvolvimento de cosméticos, ainda hoje há pessoas que têm alergia a alguns produtos. Além disso, mulheres adeptas de tratamentos de rejuvenescimento devem ter uma atenção extra com o tipo de maquiagem, para não irritar a pele.



Cada fase, um make

É o sonho de toda menina – ou da maioria - abrir a bolsa da mãe e pegar as mais diversas maquiagens para brincar de gente grande. Já as mais velhas, entram na pré-adolescência e, portanto, roupas de crianças, assim como acessórios de menininhas, não fazem mais parte do visual. E a maquiagem, existe hora certa para deixar sua filha se pintar pela primeira vez? Segundo a face stylist, não há exatamente um momento fixado para iniciar o uso desses cosméticos, isso depende da pessoa, mas, aos 13 anos, não há problema algum já passar um batonzinho, porém, sem exageros. “A mãe tem que impor o limite também, e o maquiador tem que saber a necessidade conforme a idade”, alerta Ligia.

Por ter a função de disfarçar e realçar traços, a maquiagem varia de acordo com a idade das pessoas, afinal, com o passar dos anos, as necessidades da pele e a aparência alteram. Abaixo, Ligia dá algumas dicas para cada fase da mulher, que ajudam a não exagerar e a enaltecer o que você tem de melhor.

Crianças: elas não podem perder o ar infantil, de inocência. Portanto, se a pequena já é vaidosa desde cedo, ela deve usar maquiagens que realcem esses traços, como o blush rosa e um gloss incolor.

Adolescentes: o corretivo, um pó e a base são os maiores aliados nessa fase. “E, claro, o blush, do rosado para o bronze, conforme o gosto, é ótimo para tirar o ar de palidez devido às maquiagens aplicadas antes”, explica Ligia.

Dos 21 aos 35 anos: aqui, pode-se abusar um pouco mais dos traços do rosto e marcar os olhos com uma tonalidade mais escura. O batom é uma peça-chave dentro do estojo de maquiagem: usando somente ele, seu rosto já adquire um novo ar. “Não podemos subestimar o poder de uma boca bem pintada, prefira batons hidratantes e com filtro solar”, afirma a face stylist. Para um olhar marcante, é recomendado o uso de lápis para traçar e esfumaçar a área dos olhos. O blush continua sendo necessário!

Dos 35 aos 50 anos: algumas mulheres nesta fase ainda gostam de uma maquiagem bem marcada, mas sempre pensando em deixar a pele o mais jovem possível, fazendo uso dos cosméticos para disfarçar marcas e rugas. A intenção é que se note a maquiagem, mas que ela seja a mais discreta possível. “Ela consegue isso não usando cores muito fortes, mantendo, assim, a naturalidade e a personalidade que adquiriu com os seus anos”, afirma Ligia. Segundo ela, é indispensável o uso de um corretivo e um batom.

Dos 50 em diante: a partir deste momento, a pele da mulher começa a perder colágeno, ficando mais marcada e apresentando linhas de expressão. A preocupação é mais com o acabamento da maquiagem e com o poder de rejuvenescimento do que com o realce das partes do rosto. A base aveludada, não mais brilhante, é a mais adequada.

Fonte: Site DNA Mulher.uol.com.br

- -

0 comentários: