_____

As mentiras (mais comuns) de como emagrecer


quarta-feira, 18 de março de 2009

Nada de diz-que-me-diz! Saiba o que é verdade e o que é mito na hora de perder uns quilinhos

Por Raquel Moraes


Você escuta, de todos os lados, as pessoas discutirem “verdades e mentiras” sobre como perder peso. Mas a maioria dessas “frases prontas” que são passadas de geração a geração, são mitos que já foram desvendados.



E, uma das pessoas que desmistificou essas maneiras de emagrecer, foi a endocrinologista Karla Saggioro, que coloca em seu livro “Emagrecer! Soluções práticas” - Editora Fundamento - algumas respostas para essas ficções que arrumamos no dia-a-dia, além de outras coisas que todos que buscam entrar em um número menor de roupa, devem saber.

Veja alguns desses mitos e saiba que nem sempre o que a nossa avó fala, vem só da experiência...



Exercício que sua emagrece.

Não! Todo e qualquer exercício queima calorias. Até mesmo, quando você está em movimento, está perdendo calorias. Com uma caminhada regular, por uma hora, você pode perder até 10 quilos em um ano, sem muitas mudanças na alimentação. Acredite!



Comer a noite engorda.

Não! Se você comer da maneira errada, você realmente vai ganhar uns quilos a mais – mas, não importa a hora. O grande problema é que no fim de tarde as pessoas têm o hábito de chegar em casa e ir direto para as comidinhas mais pesadas e calóricas e depois, cama ou TV.



Ser vegetariano emagrece!

Não! A alimentação dos vegetarianos pode ter muito colesterol e gordura, o que é péssimo para emagrecer. Além de aumentar essa gordura e calorias, deixar a carne de lado, por alguns ovos, laticínios, sementes e carboidratos, podem não segurar e saciar sua vontade de comer.




Ficar de jejum, além de emagrecer, reduz o tamanho do estômago.

Não! Não é nada disso. Se você ficar sem comer, realmente seu peso irá diminuir, porém, parte da redução será feita pela perda de água ou músculo e, não, gordura. Até porque, quando você voltar a comer, irá recuperar todo esse peso que foi “eliminado”.




Nada de comer entre refeições.

Não! A informação é falsa porque se você fizer refeições saudáveis entre as refeições, elas irão manter seu metabolismo ativo e evitam que você corra muito rápido a caminho da próxima alimentação. A maior parte das pessoas precisa comer a cada três a quatro horas.




Repetir o prato engorda.

Não! Não tem jeito. Tem dia que estamos mesmo, com mais fome. Por isso, comer um pouco mais em uma refeição não ditará o quanto você irá pesar. O importante são os hábitos da sua alimentação durante o dia, e até mesmo, durante a semana.

Fonte: Site itodas.uol.com.br

- -

0 comentários: