_____

10 Coisas que podem sabotar seu peso!


terça-feira, 27 de janeiro de 2009


1- PULAR REFEIÇÕES
Você é daquelas que ficam horas sem colocar nada na boca para economizar calorias? Estratégia furada. Quando ficamos muito tempo sem comer, o corpo pensa que está em situação de perigo e, então, passa a trabalhar mais devagar para guardar energia. Ou seja, você gasta menos e guarda tudo o que come. "O ideal é comer pouco a cada três horas", diz a nutricionista Mariana del Bosco, da clínica Zuleika Halpern, de São Paulo.

ANOTE: Sabe aquela amiga que vive de dieta e não consegue emagrecer? É o mecanismo de defesa do corpo em ação!



2- FAZER GINÁSTICA EM JEJUM
Malhar de barriga vazia deveria ser proibido por lei. Para fazer exercício, o corpo precisa da energia da glicose presente nos alimentos. "Sem essa substância, o organismo recorre aos aminoácidos dos músculos para ter força para malhar", explica Carlos Eduardo Ferreira, coordenador da academia Companhia Athlética de Campinas.
Resultado: o seu corpo queima músculo e não gordura. Se você estiver com açúcar no sangue, daí sim o corpo aos poucos vai queimar as reservas de gordura.

ANOTE: Antes de malhar, coma uma fruta, um sanduíche ou uma barra de cereal.


3- INVESTIR EM CREAM CRACKER
Elas são sequinhas e fininhas. Pela aparência, qualquer um aposta que as bolachas cream cracker são superlight. Mas quem cai de boca nos biscoitos achando que está fazendo um lanche leve se engana. Cada um deles tem 31 calorias e o pacote inteiro 790.
"Além disso, o cream cracker tem gordura vegetal hidrogenada, a pior que existe", explica Daniela Silveira, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo.

ANOTE: Se você não resiste ao crocante das bolachas, prefira as integrais, que são menos gordurosas e têm mais fibras.


4- ABUSAR DE PRODUTOS DIET E LIGHT
Produtos diet são normalmente sem açúcar, feitos para quem não pode consumir esse ingrediente. Isso não quer dizer que eles sejam pouco calóricos.
Chocolate diet, por exemplo, tem mais gordura e mais calorias do que o chocolate normal. Já produtos light geralmente são reduzidos em calorias. Mas não adianta se empolgar e comer o dobro. Você acaba consumindo as mesmas (ou mais) calorias.

ANOTE: Antes de optar por um alimento light, verifique o rótulo. Um achocolatado light tem cerca de 10 calorias a menos que o tradicional e custa o dobro. Vale?


5- PETISCAR FRUTAS SECAS E OLEAGINOSAS
Você já deve ter ouvido falar que castanhas, amêndoas e afins fazem muito bem à saúde. É verdade. Mas essa família das frutas oleaginosas também é muito calórica. Uma única noz tem 35 calorias. Um punhado de amendoim tem 190. Se você comer 1 porção só, tudo bem. Mas quem é que pára no primeiro punhado?

ANOTE: As frutas secas também enganam. Uma ameixa seca tem 20 calorias e um figo seco 60. Elas têm muito açúcar e não dão muita saciedade. Prefira as naturais.


6- LIBERAR O QUEIJO BRANCO
Todo mundo acha que queijo branco tem poucas calorias. Todo mundo está errado. O queijo branco não está livre das gorduras e tem quase o mesmo tanto de calorias que o queijo prato. Então, não abuse de queijo branco achando que ele soma zero pontos à sua dieta e, quando você enjoar, substitua-o pelo prato sem dor na consciência.

ANOTE: 30 g de queijo branco (uma fatia de um dedo de largura) tem 65 calorias. A mesma quantidade de queijo prato (que são 2 fatias finas) tem 72 calorias.


7- ACREDITAR EM CEREAIS MATINAIS
Existem cereais e cereais. Os com muita fibra costumam ser pouco calóricos e fazem um bem danado à saúde. Os (quase) sem fibra costumam ser deliciosos e... cheios de açúcar. Olha que pegadinha: você enche um pote de cereal matinal com leite, crente de que está fazendo um lanche megassaudável. Só que 3/4 de xícara (só isso!) de flocos de milho com açúcar, por exemplo, tem 130 calorias e menos que 1 grama de fibra.

ANOTE: No lanche, em vez de levar a caixa de cereais para a frente da TV, leve só 1 porção.


8- ABUSAR DOS SUCOS DE FRUTAS
Suco de fruta é muito saudável. Mas nem sempre é pouco calórico. Um suco de laranja, por exemplo, tem cerca de 140 calorias por copo. Tomar suco no lugar do lanche, tudo bem. O problema é quando a gente substitui água por suco e passa a tomar vários copos por dia (1 no café, 1 no meio da manhã, 2 na hora do almoço, outro à tarde e por aí vai...). Fez as contas? No fim do dia, lá se foram centenas de calorias.

ANOTE: Suco de caixinha normalmente já vem adoçado, o que o deixa ainda mais calórico.


9- COMER MAIS DEPOIS DO EXERCÍCIO
Ok, você já malhou hoje, então tem direito a comer um monte sem culpa, certo? Errado. A gente tende a superestimar o gasto calórico da ginástica e a subestimar o tanto de calorias das refeições. No fim, a conta não fecha e a balança reclama. Um exemplo? Uma hora de musculação (pra valer!) gasta cerca de 350 calorias. Ou seja, basta um pote de açaí ou uma barra grande de chocolate para colocar todo o esforço a perder.

ANOTE: Depois da musculação, tome um lanche com proteínas (iogurte, queijo...). Se você fez treino aeróbico, reponha carboidrato (banana, pão...).


10- COMER FRUTAS À VONTADE
Um prato de sobremesa cheio de frutas pode ter 400 calorias. "O recomendado para uma dieta equilibrada são três porções de fruta ao dia", diz Mariana del Bosco. Comer fruta é bem melhor do que se entupir de bolachas, mas abusar delas significa calorias extras. E fique esperta nas suas escolhas: quanto mais docinha e massuda, mais calórica é a fruta (caqui, uva e manga, por exemplo).

ANOTE: Algumas frutas têm gordura. São gorduras do bem, mas que pesam no prato. Um copo de abacate picado, por exemplo, tem 230 calorias.



Eles não são tão maus...

Há alimentos que parecem muito cruéis para a balança, mas que se consumidos com bom senso saem da lista de vilões. Algumas delícias doces e salgadas têm calorias razoáveis para um lanchinho. "Uma porção ao dia de um desses alimentos dá para matar a fome no lanche da tarde sem engordar", diz a nutricionista Samantha Macedo, da Equilibrium Consultoria em Nutrição.


Delícia/Calorias

Brigadeiro (1 unidade pequena) / 40

Quindim (1 unidade pequena) / 63

Polenguinho (1 unidade) / 66

Bombom Alpino (1 unidade) / 70

Banana (1 pequena) / 80

Esfiha (40 g) / 100

Bolo de chocolate (1 fatia média) / 113

Cookie integral de aveia (3 unidades) / 125

Choquito (1 unidade) / 128

Danette (140 g) / 140




Fonte: Revista Capricho

- -

0 comentários: