_____

Farinhas que emagrecem


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Elas têm o poder de amansar a fome e reduzir os estoques de gordura - combinada a uma dieta leve, enxugam até 5 quilos em 30 dias

Quais são as vantagens?

Práticas, baratas e tão poderosas contra as gordurinhas quanto a famosa ração humana. Até a história é bem parecida: algumas farinhas de frutas e legumes desidratados surgiram com a finalidade de baixar a taxa de açúcar no sangue. Mas, aos poucos, se mostraram boas aliadas na perda de peso. Isso porque saciam (você se contenta com menos comida) e atrasam o esvaziamento gástrico (a fome demora para voltar a dar sinal). Outras ainda ajudam a equilibrar o metabolismo.

E, para isso, basta polvilhar no alimento pronto. Fibras aos montes São várias as opções: farinha de maracujá, banana verde, berinjela, linhaça, frutas e cereais (veja detalhes a seguir). Algumas oferecem ômega 3, outras fitoquímicos como o resveratrol – substâncias que desinflamam as células, deixando o organismo menos propenso a acumular gordura. “Mas são as fibras, presentes nas farinhas numa dose surpreendente, que mais contribuem para o emagrecimento”, afirma a nutricionista e pesquisadora Andrea Dario, de Piracicaba (SP). São substâncias que amansam a fome, reduzem a absorção de açúcar e gordura, regulam o apetite e ajudam a eliminar as toxinas que emperram a dieta.


Consumo diário

As fibras fazem mais: aumentam a absorção das vitaminas e dos minerais, melhorando o funcionamento do organismo como um todo, o que também favorece a perda de peso. Mas o resultado só aparece se você consumir esse tipo de farinha todo dia, polvilhada no iogurte, no suco, na salada, na sopa. Importante: beba mais água para facilitar a ação das fibras e corte exageros à mesa. Feito isso, você vai entrar naquele jeans em poucos dias!


Acerte na escolha

Todas as farinhas são ricas em fibras, os principais agentes emagrecedores. Por isso, você decide a escolha. Ou melhor: faça um rodízio entre dois ou três tipos para garantir nutrientes diferentes ao organismo.

- Dose ideal: “duas colheres de sopa por dia”, orienta Julia Vasconcellos, nutricionista da NutriCorp Consultoria Nutricional, no Rio de Janeiro. Caso seu organismo responda melhor a três colheres (medida sugerida pelos fabricantes), tudo bem. Mas não vá além. “Em excesso, as fibras dificultam o funcionamento do intestino”, alerta Andrea Dario.

- Cuidado na compra: evite comprar o produto a granel ou em saquinhos sem identificação. Armazenadas de maneira inadequada, as farinhas, em especial aquelas que têm ômega 3, oxidam e se tornam inadequadas para o consumo.

- Uso variado: algumas farinhas têm sabor neutro e outras levemente amargo. Nesse caso, use-as em
farofa, panqueca, pão, bolo.

Frutas, sementes e legumes em potes

Conheça um pouco de cada farinha e escolha a sua:


1. Farinha de maracujá

Ela impede a absorção de parte da gordura presente nos alimentos. A responsável por essa ação é a pectina, presente aos montes na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra solúvel, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No estômago, a pectina se transforma num gel e diminui a fome.


2. Farinha de banana verde

O forte dessa farinha é o amido resistente. Ele reduz a carga glicêmica da refeição evitando picos de açúcar no sangue e o aumento da produção de insulina – hormônio que, em excesso, faz o organismo estocar gordura. Os estudos ainda revelam que, no intestino, esse amido alimenta as bactérias do bem. Resultado: o intestino funciona melhor e perder peso fica mais fácil.


3. Farinha de linhaça

Na forma de farinha, a linhaça se mostrou ainda mais eficiente para afinar a cintura. Isso porque o ômega 3, guardado dentro da semente, fica mais acessível e deixa as células menos inflamadas. Essa gordura boa ainda interfere na leptina – hormônio que controla o apetite. Triture a semente em casa para preservar o ômega 3. Outra opção é comprar a farinha estabilizada, mas, ainda assim, armazene-a num pote escuro e na geladeira.


4. Farinha de berinjela

Com até dez vezes mais fibras que a berinjela in natura, a farinha ajuda a tirar a fome. Pesquisadores
da UFRJ acompanharam dois grupos de mulheres que se submeteram a uma dieta hipocalórica. Um deles, no entanto, aderiu a farinha no dia a dia e teve mais facilidade de seguir a dieta, perdendo mais peso que o outro grupo.


5. Farinha de frutas e cereais

Mix de casca de frutas (uva e maçã) e sementes (linhaça), ela concentra fibras e ômega 3. Quando chegam ao estômago, as fibras, especialmente as solúveis, aumentam os níveis de CCK (outro hormônio que controla o apetite). “Estudos recentes também mostraram que o ômega 3 pode equilibrar os níveis de insulina no organismo e, com isso, regular a leptina”, diz Andrea Dario.



Cardápio leve e rico em fibras

Para acelerar a perda de peso, combine a farinha com um cardápio leve (1200 calorias). A nutricionista Julia Vasconcellos sugere usar uma colher de sopa no café da manhã e outra no lanche da tarde, na fruta ou no suco. Mas, se quiser, adicione-a na salada ou na sopa, no almoço e no jantar.


Café da manhã*

Opção 1
1 pote de iogurte de fruta light com 1 col. (sopa) da farinha (banana verde, casca de maracujá, frutas e cereais, berinjela ou linhaça)

Opção 2
1 copo (250 ml) de leite de soja light batido com 1 fatia grossa de papaia (ou outra fruta) e 1 col. (sopa) da farinha

Opção 3
1 fatia de pão integral light com 2 col. (sopa) de queijo cottage light e 1 fio de azeite 1 banana amassada (ou outra fruta) com 1 col. (sopa) da farinha

* Chá ou café com adoçante à vontade


Lanche da manhã

Opção 1
6 amêndoas e 1 col. (sopa) de uva-passa

Opção 2
1 banana passa e 2 castanhas-do-pará

Opção 3
4 cookies integrais light


Almoço

Opção 1
Salada*: rúcula, agrião, alface e tomate-cereja 2 col. (sopa) de arroz integral 2 col. (sopa) de berinjela,abobrinha e cebola assadas com pouco azeite 1 posta média (100 g) de peixe assado, ensopado ou grelhado

Opção 2
Salada: alface e beterraba cozida e temperada com molho de mostarda 2 col. (sopa) de purê de batata (ou 3 col./sopa de purê de abóbora) 3 col. (sopa) de picadinho de carne magra

Opção 3
Salada*: alface, pepino e tomate 2 col. (sopa) de arroz integral 1 concha média de feijão 2 col. (sopa) de vagem e cenoura refogadas 1 filé médio (100 g) de frango grelhado ou cozido com tomate e cebola


Lanche da tarde

Opção 1
1 banana amassada com 1 col. (chá) de mel e 1 col. (sopa) da farinha

Opção 2
1 fatia grossa de abacate com 1 col. (chá) de mel (ou adoçante), gotas de limão e 1 col. (sopa) da farinha

Opção 3
1 pote pequeno de salada de frutas com 1 col. (sopa) da farinha


Jantar

Opção 1
1 prato (fundo) de sopa de legume (mandioquinha, abóbora ou beterraba) com frango desfiado

Opção 2
Salada*: rúcula, tomate, pepino e rabanete 2 fatias de pão integral com 2 col. (sopa) de requeijão light misturado com atum light

Opção 3
Salada*: alface, rúcula e agrião 3 col. (sopa) de legumes (chuchu, tomate, cenoura) cozidos 1 fatia pequena (80 g) de carne assada

* Tempere a salada com 1 col. (sobremesa) de azeite, limão e pouco sal.


Fonte: Revista BOA FORMA

- -

5 comentários:

Anônimo disse...

Toda vez que encontro uma amiga na rua escuto sempre o mesmo comentário "nossa como você emagreceu, o que fez?"
De tanto escutar essa pergunta me convenci que realmente preciso compartilhar...
Primeiramente vou contar qual era o motivo de ter engordado... Acontecia o seguinte, comia de forma errada, quando tentava fazer dieta sofria muito com a fome (e às vezes a vontade de comer!)... eu realmente ODIAVA dieta!
Até que encontrei o Max Forma Canvas!
Com ajuda do Canvas consegui perder os quilos a mais que eu queria... Ele elimina gordura, dá sensação de saciedade e melhora a aparência da pele...
Não tem efeito colateral, não tem efeito sanfona, é só tomar 2 cápsulas antes do almoço e janta...
Esse produto é composto por quitosana, psyllium e vitamina C...
Essa foi a minha salvação...
Agora que já alcancei o peso desejado toda vez que exagero um pouquinho corro pro Max Forma Canvas...
Quem quiser comprar é só entrar pelo link:
http://migre.me/1osQj
É só copiar esse link e colar no seu navegador...
Espero que tenha ajudado!

Bjos

Anônimo disse...

que bom.

Anônimo disse...

que delicia

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Daienne.

Anônimo disse...

No momento estou fazendo uma dieta que achei na internet e estou na 3 semana com resultado bastante satisfatório. Segue o site da dieta para quem se interessar:
http://www.dietasbrasil.com/dietaquefunciona/