Emagreça pelo menos 4 quilos em um mês se deliciando com a iguaria todos os dias no período da Páscoa. Não, não é uma pegadinha. Confira!
por Isabel Taranto
Se tem uma época do ano que é considerada a inimiga número 1 da manutenção dos corpos enxutos, é a da Páscoa. Se estivermos fazendo dieta, morremos de medo de furá-la porque chocolate é sempre proibido para quem pretende emagrecer. Se pensarmos em começar um regime, pior ainda, afinal, onde já se viu querer perder peso comendo o "ovo do coelhinho"? Pois é aí que você se engana. Segundo a nutricionista Roseli Ueno Ninomiya (SP), é possível afinar a silhueta se deliciando com essa "tentação" dos deuses, sim, desde que sem exageros, é claro! Prova disso é que ela elaborou exclusivamente para a Dieta Já! um cardápio com seis refeições diárias e chocolate todos os dias, que permite eliminar, pelo menos, um quilo por semana. Ou seja, quatro quilos em um mês sem ver a Páscoa passar em branco! Não é demais?
Disposição e bom humor
E as boas notícias não param por aí. Roseli Ueno acredita que o chocolate seja um ótimo aliado na dieta diária nos deixando com mais disposição e bom humor. "Ele contém em sua composição cafeína, que favorece o sistema nervoso central, e teobromina, que estimula o sistema muscular. Também ajuda o organismo a produzir a substância feniletilamina, que causa sensação de bem-estar ".
Ficou animada? Antes de começar uma dieta, porém, é preciso considerar alguns fatores. "O sexo, a faixa etária, o peso, a estatura e o nível de atividade física são dados que determinam quantas calorias uma pessoa pode consumir ao dia", explica a nutricionista Camila Leonel Mendes de Abreu, da Equipe de Nutrição do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente da Unifesp. Outra informação importante, de acordo com a especialista, é o cálculo do índice de massa corporal, o famoso IMC. "Ele é uma ferramenta que nos ajuda a descobrir se precisamos emagrecer, engordar ou apenas manter o manequim", diz ela, que ensina, a seguir, como saber se o seu peso está adequado ou não.
Cardápio doce-todo-dia!
O menu, elaborado pela nutricionista Roseli Ueno Ninomiya, reúne cerca de 1.200 calorias diárias e prevê uma perda de 4 quilos no mês
Verdades e mentiras sobre o chocolate
Tudo o que você queria saber sobre o pretinho gostoso
Chocolate engorda?
Sim Apesar de ser nutritivo, é um alimento calórico e quando comido em excesso pode levar ao aumento de peso. E por conter gordura saturada pode aumentar o colesterol ruim. O melhor é optar pelo amargo que tem menor teor de gordura saturada.
A iguaria ajuda no controle da pressão arterial?
Sim O consumo diário de 10 gramas de chocolate amargo é suficiente para cumprir tal função, sobretudo em pessoas hipertensas. O motivo? Ele é rico em flavonoides que aumentam a biodisponibilidade de substâncias vasoativas, que se encontram diminuídas em pessoas com pressão arterial elevada.
Podemos comer a versão diet à vontade?
Não Para compensar a alteração de sabor provocada pela ausência de açúcar, o chocolate diet apresenta mais gordura do que os chocolates convencionais, motivo pelo qual ele é mais calórico.
Chocolate provoca enxaqueca?
Não Pesquisas demonstram que dor de cabeça causada pela ingestão de chocolate como fator isolado não está comprovada. Existe uma série de fatores ligados a esse mal-estar, como estresse, alterações hormonais, falta de sono, entre outros. Porém, em pessoas mais sensíveis, a presença da feniletilamina pode desencadear a enxaqueca.
Pode também provocar espinhas no rosto?
Não Somente uma alimentação rica em gorduras ou o sobrepeso da pessoa pode deixar a pele mais oleosa e provocar espinhas.
É um grande aliado na prevenção das doenças cardiovasculares?
Não Seu ingrediente principal, o cacau, é rico em polifenol e flavonoides. Ele ajuda no aumento do HDL (colesterol bom) e tem efeito antiinflamatório e antioxidante, fator que diminui o acúmulo de placas de gorduras nas artérias e, portanto, a incidência da arteriosclerose, infartos e derrames.
Receitas lights com chocolate
Aprenda a fazer delícias magrinhas que você pode incluir no cardápio da sua dieta. Quem dá a dica é a nutricionista Flora Lys Spolidoro, criadora da confeitaria Day By Diet, em São Paulo
Musse de chocolate light (sem adição de açúcar)
Rendimento: 8 porções de 80 g Valor calórico por porção: 170 kcal
Ingredientes Musse
2 e ¼ xíc. (chá) de leite desnatado
3 e ½ col. (sopa) de achocolatado em pó diet
1 col. (sopa) de amido de milho
1 e ½ col. (sopa) de gelatina em pó sem sabor
⅔ de xíc. (chá) de cobertura de chocolate sem açúcar
1 e ½ xíc. (chá) de creme de leite fresco
1 col. (café) rasa de emulsificante para sorvete
1 xíc. (chá) de chocolate diet meio amargo, 50% de cacau, ralado grosseiramente
1 e ½ col. (sopa) de essência de baunilha
12 envelopes de adoçante em pó
2 pitadas de sal
3 claras em neve
Decoração
1 xíc. (chá) de raspas de chocolate diet
Folhinhas de hortelã
Modo de fazer
1. Em uma panela, junte ao leite frio o amido de milho, o achocolatado, o sal, o corante e a essência. Leve para cozinhar em fogo brando e aos poucos acrescente a gelatina em pó e o chocolate picado, mexendo sempre. Em seguida, retire do fogo e deixe esfriar.
2. À parte, em uma batedeira, misture o creme de leite com o adoçante até atingir o ponto de chantilly.
3. Junte ao creme bem frio metade desse chantilly e a cobertura de chocolate, misturando-os bem. Acrescente delicadamente as claras em neve.
4. Coloque em formas individuais e leve para gelar por no mínimo 4 horas. Decore com raspas de chocolate diet derretido e folhinhas de hortelã.
Brownie light (sem adição de açúcar)
Rendimento: 15 porções de 70 g Valor calórico por porção: 175 kcal
Ingredientes Massa
4 col. (sopa) de margarina light
4 col. (sopa) de cacau em pó
¾ de xíc. (chá) de queijo cottage
⅓ de xíc. (chá) de cobertura de chocolate sem adição de açúcar
1 gema
3 claras
1 e ⅓ xíc. (chá) de farinha de trigo
⅔ de xíc. (chá) de adoçante forno e fogão
1 col. (chá) de essência de baunilha
3 col. (sopa) cheias de nozes
Margarina para untar
Farinha de trigo para polvilhar
Cobertura
2 xíc. (chá) de chocolate diet, ralado grosseiramente
Modo de fazer
1. Numa batedeira, coloque para bater a margarina, o queijo, a gema, o cacau em pó, o adoçante, a baunilha e as claras por 2 minutos.
2. Transfira para uma tigela e, aos poucos, adicione a farinha de trigo e as nozes.
3. Misture bem e despeje em forma retangular untada e enfarinhada.
4. Leve para assar, em forno preaquecido a 160° C, por 25 min.
5. Em banho-maria ou no microondas, leve o chocolate para derreter e aplique-o imediatamente sobre o brownie ainda quente. Deixe esfriar e corte em quadradinhos.
Torteleta de chocolate
Rendimento: 16 porções de 43 g Valor calórico por porção: 187 kcal
Ingredientes Massa
2 xíc. (chá) de farinha de trigo
4 e ½ col. (sopa) de margarina
3 e ½ col. (sopa) rasas de adoçante culinário
1 ovo
1 gema
½ col. (café) de canela em pó
Recheio
4 xíc. (chá) de chocolate diet meio amargo picado
⅔ de xíc. (chá) de creme de leite light
2 col. (sopa) de conhaque
Decoração
⅓ de xíc. (chá) de creme de leite light
Modo de fazer
1. Massa: numa batedeira, misture a margarina, os ovos e o adoçante para bater até obter uma massa lisa, clara e homogênea. Adicione a canela em pó e, aos poucos e batendo sempre, acrescente a farinha de trigo.
2. Retire da batedeira e abra ¾ da massa em forma de alumínio, individualizada, tipo miniempada, com fundo removível.
3. Perfure a massa com a ponta de uma faca e leve para assar em forno preaquecido à temperatura de 180°C por aproximadamente 25 minutos
4. Recheio: em banho-maria ou micro-ondas, leve o chocolate picado para derreter.
5. À parte, aqueça o creme de leite, sem ferver, e adicione-o ao chocolate. Misture bem e aplique sobre as torteletas assadas.
6. Decore colocando um pingo de creme de leite no centro. Com a ajuda de um palito de madeira, puxe o creme para as pontas.
Fonte:Revista Dieta Já
2 comentários:
DietaQueFunciona:
http://www.dietasbrasil.com/dietaquefunciona/
Hi,
Nice blog!
Visit my http://www.freetomar.com/
John
Postar um comentário