_____

Guia do bronze perfeito


quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Em plena temporada de corpos à mostra, conquistar e manter a cor dourada do verão é uma vaidade irresistível. Confira o guia que preparamos para você arrasar no bronzeado!

Rosani Andreani



Basta o verão se anunciar para sentirmos uma vontade irresistível de ganhar uma cor morena e dourada, típica da estação. Exposição solar é coisa séria, então, pouca pressa e muita proteção são palavrinhas mágicas para quem quer começar bem a temporada. Segundo o dermatologista Marcelo Bellini (SP), a primeira lição é não querer ficar bronzeada em um único dia, pois a cor pode ser fugaz, mas os danos, como manchas, sardas e o envelhecimento da pele, são permanentes. "A formação de melanina ocorre entre 48 e 72 horas após a exposição solar. Portanto, não adianta querer 'torrar', pois a vermelhidão inicial será queimadura, e não bronzeado. Comece utilizando fatores de proteção mais elevados, nos primeiros dias, como 45 ou 60. Vá diminuindo, gradativamente. Mas nunca use um produto com FPS menor que 20", orienta.


1,2,3...pronta para o verão!

Faça a coisa certa! A dermatologista Carolina Ferolla (SP) preparou um passo-a-passo que começa um mês antes da exposição ao sol, para você encará-lo de frente, completamente protegida


1 mês antes

Consuma alimentos ricos em betacaroteno, como laranja, abóbora e mamão, para ajudar no bronzeamento. Aposte também no tomate cozido, que contém licopeno (antioxidante e protetor das células). Para conservar o tom dourado, invista no ômega-3 (o salmão é uma boa fonte), no zinco e no selênio (encontrados em nozes e castanhas).

Dê atenção especial ao corpo, fazendo uma esfoliação seguida de uma hidratação caprichada. Isso vai preparar a pele para os tratamentos que serão feitos uma semana antes da exposição solar.

Prepare o rosto com uma limpeza de pele e um peeling de cristal (com esteticista), que pode ser feito no verão, já que é pouco agressivo, para remover as células mortas da superfície da pele.

Existem pílulas que aceleram a regeneração celular, protegem as células dos danos causados pelo sol e aumentam o bronzeado. A novidade são as cápsulas Innéov Solar, lançadas em conjunto pelas marcas L'Oréal e Nestlé. Preço: R$ 99 a caixa com trinta.



Medida certa

Para ajudar quem não sabe qual é a quantidade ou a forma correta de se usar o protetor, a dermatologista Magda Expósito (SP) transformou os "dois miligramas por centímetro quadrado de protetor," recomendados pelo Food and Drug Administration (FDA), em medidas simples, que garantem a proteção eficiente.

Rosto e pescoço: 1 colher de chá
tronco: 1 colher de sopa para a parte da frente, 1 colher de sopa para a parte de trás.
braços: 1 colher de sopa, para ambos.
pernas: 1 colher de sopa, para ambas.


1 semana antes

Faça uma esfoliação corporal leve, em casa, seguida de uma hidratação. A esfoliação deixa a pele uniforme, para o bronzeado ficar mais bonito. E a hidratação deve ser feita com cremes com ingredientes como chocolate, algas marinhas, centelha-asiática, oligoelementos e aloe vera, entre outros. Quer potencializar a ação do produto? Misture-o com algumas gotas de óleo de amêndoas, passe uma camada grossa nas regiões mais ressecadas do corpo, e enrole com filme plástico. Aguarde 10 minutos e remova durante o banho.


Faça depilação com seu método preferido. Se não deseja se livrar totalmente dos pelos, vale a pena fazer um banho de lua, para descolori-los.


Não quer chegar à praia com aquela cor pálida de escritório? Lance mão do autobronzeador. Ele também pode ser aplicado em clínicas especializadas, cujo método permite atingir, mais rápido, o tom desejado, que se mantém por 5 a 7 dias.


2 dias antes

Faça as unhas das mãos e dos pés, para não chegar ao sol com elas machucadas ou sensibilizadas pelo processo de tirar a cutícula.


1 dia antes

Reaplique o autobronzeador, que pode ser repassado no corpo todo ou apenas onde o sol não bronzeia

Hidrate a pele. Aliás, faça disso um hábito, não apenas no verão.

Beba bastante líquido. Em especial, água. É bom para hidratar o organismo


No mesmo dia

30 minutos antes de tomar sol, espalhe um bom filtro solar em todo o corpo e rosto. Repasse-o 20 minutos depois da exposição, reaplicando a cada duas horas.

Pelo menos uma hora antes, use cremes com substâncias aceleradoras do bronzeado, que aumentam a velocidade de bronzeamento em cerca de 4 a 6 horas.

Use hidratante com protetor solar, para os cabelos.

Use filtro solar nos lábios. Eles também exigem proteção


Mitos e verdades

Teste seus conhecimentos sobre proteção solar.

Usar FPS significa poder tomar sol à vontade.
Mito. A função do protetor é reduzir os efeitos nocivos da radiação ultravioleta, e não permitir que se tome mais sol.

Pode-se usar um produto com FPS alto, no rosto, e outro mais baixo, no corpo.
Mito. O FPS depende do tom natural da pele, que é o mesmo no corpo todo.

Os fotoprotetores devem ser usados o ano todo, mesmo nos dias nublados.
Verdade. Os raios UV atravessam as nuvens e causam danos.

Respeitar o horário do sol previne o câncer, mas não o envelhecimento da pele.
Verdade. Os raios UVA aceleram o envelhecimento e estão presentes durante todo o dia, de forma constante. Ou seja, a proteção tem de ser em tempo integral.

Os lábios também precisam ser protegidos, pois envelhecem e podem ter câncer.
Verdade. E não se esqueça de proteger orelhas, pescoço, mãos, pés e couro cabeludo.


As duas radiações -

UVA e UVB - agridem progressivamente a pele, de forma cumulativa.
Verdade. Procure produtos que ofereçam proteção contra ambos os raios.





Combatendo os inimigos

Uma das característica mais importantes de um protetor é seu Fator de Proteção Solar, o FPS, que aponta o grau de proteção da pele contra os raios nocivos do sol. "Ele indica o tempo que se pode permanecer ao sol de modo seguro. Se uma pessoa demora 10 minutos, sem proteção, para ter uma leve vermelhidão, ao usar o FPS 15, levará 15 vezes mais tempo para ficar vermelha", explica a dermatologista Magda Expósito.

Os especialistas recomendam o FPS 15 como o mínimo para a proteção dos raios UVB, que são os mais prejudiciais. Mas pessoas de pele clara devem usar, no mínimo, FPS 30. Isso, claro, se forem seguidas, à risca, as orientações de quantidade a ser aplicada, reaplicações regulares e respeito aos horários de exposição solar. O período das 10 às 16 horas continua proibidíssimo, pois é neste período que a radiação UVB é mais intensa.

A radiação UVA tem maior penetração na pele, não queima, está relacionada ao envelhecimento e ao câncer de pele, e tem incidência igual, o ano todo. Para combatê-la, encontramos nas embalagens padrões de proteção denominados Persistent Pigment Darkening (PPD), ou Índice de Pigmentação Persistente, que indicam a eficácia do produto sobre a radiação UVA. Cada vez mais é possível encontrar nas embalagens determinações de proteção em padrão de cruzes (+/++/+++), que significam proteção leve, média ou intensa contra os raios UVA. Já a radiação UVB tem menor penetração, mas queima, arde na pele, apresenta picos de concentração maior no verão e nos horários entre 11 e 15 horas, e está relacionada ao câncer de pele.

Fonte: Revista Corpo a Corpo

- -

0 comentários: