_____

Black power


quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O look esfumado é o queridinho de dez entre dez famosas do Red Carpet, pois dá sensualidade ao olhar e deixa qualquer mulher com cara de celebridade. Aprenda quatro versões modernas, feitas pelo top make-up artist André Sartor

carol Salles Fotos: Danilo Borges Realização: Tomaz Souza Pinto



Very sexy

O pretinho básico é o grande curinga do make, por isso, vai bem em qualquer ocasião

1 Espalhe sombra grafite sobre toda a pálpebra, até ultrapassar um pouco a linha do côncavo. Use um pincel oval e faça movimentos de vaivém, a partir da raiz dos cílios em direção ao côncavo.

2 Com o pincel úmido, passe sombra preta por cima, só até o côncavo. Repita o mesmo processo do passo 1, começando a partir da raiz dos cílios, para cima. Esfume bem, até criar um degradê.

3 Com sombra clara, faça um pontinho de luz, bem sutil, rente à área das sobrancelhas.

4 Aplique lápis preto na parte interna da pálpebra inferior e rente aos cílios inferiores. Esfume o traço com um pincel chato. A sombra grafite, por cima do lápis, dá um efeito dramático.

5 Finalize com um blush claro e um batom nude.



Tudo azul

para atualizar o look, na hora, é só combinar o esfumado básico com outras cores escuras

1 André fez o esfumado com sombra grafite em toda a pálpebra móvel. Comece aplicando o produto próximo à raiz dos cílios, em direção ao côncavo, com um pincel oval.

2 Depois, aplique a sombra azul. Escolha sempre tons escuros, para não haver um contraste muito exagerado entre eles. Comece no canto interno dos olhos (a região onde a sombra deve ficar mais acentuada), e vá esfumando com o pincel, em direção ao canto externo.

3 Vá construindo o visual aos poucos, adicionando mais sombra grafite ou azul, conforme a necessidade, até obter o resultado desejado.

4 Com o que sobrar da sombra azul no pincel, faça um traço rente aos cílios inferiores. Não é preciso contornar toda a pálpebra.





Prata da casa

ouse na mistura e coloque um pouco de prateado no olho esfumado. Fica lindo, e realça os olhos castanhos

1 Comece com sombra grafite. "A preta, usada sozinha, pode deixar o look pesado", diz o maquiador André Sartori. Ela deve ser espalhada da raiz dos cílios até um pouco acima do côncavo.

2 Depois, repita o processo com sombra preta e um pincel úmido. Faça movimentos ascendentes, sempre a partir da raiz dos cílios (local onde deverá maior concentração de cor). Espalhe bem, até conseguir um degradê entre as sombras grafite e preta. Não ultrapasse a linha do côncavo.

3 Faça um traço com lápis preto rente aos cílios inferiores, e esfume com um pincel, fazendo movimentos de vaivém sobre a risca.

4 Com o dedo, aplique glitter prateado sobre toda a pálpebra móvel. "É importante colocar um pouquinho de cada vez, para ir construindo o look, sem exagero. Além disso, sugiro usar pincel para aplicar o glitter no canto interno do olho. Fica mais fácil", ensina André.





Mina de ouro

as donas de olhos claros podem usar e abusar da duplinha olho esfumado + sombra dourada

1 Com um pincel oval, espalhe sombra grafite sobre toda a pálpebra móvel, a partir da raiz dos cílios. a mesma sombra, faça um traço fino na raiz dos cílios inferiores, e esfume um pouco.

2 Passe um pouco de sombra preta sobre a grafite. Esfume com o pincel, para que não haja separação visível entre os tons.

3 Faça um traço com lápis preto na parte interna da pálpebra inferior.

4 Com o dedo, aplique glitter dourado sobre a pálpebra móvel. "Para não pesar, concentre maior quantidade do pó no canto interno dos olhos. No resto da pálpebra, deixe bem suave."

5 Finalize com bastante máscara para cílios. Se quiser, vale arriscar até um par de cílios postiços. "Neste caso, depois de aplicar os fios, faça um traço com delineador, rente aos cílios superiores, para dar acabamento e esconder a cola", ensina André Sartori











Para finalizar

Uma produção caprichada pede cílios postiços e um bom acabamento com delineador

Truques de mestre
os experts respondem as dúvidas das leitoras


P Não consigo deixar a maquiagem igual nos dois olhos. Alguma dica?
R"É normal ter um lado que conseguimos maquiar melhor. Assim, comece sempre pelo lado que você é menos habilidosa e, depois, copie no outro olho. É mais fácil do que o processo inverso," diz Rrozan, do Liceu de Maquiagem (SP).


p Posso fazer o esfumado com cotonete, ou com os dedos?
r "O cotonete é bom para corrigir eventuais borradinhos, mas não para esfumar. Os dedos são uma opção melhor", diz o make-up artist da Avon, Kaká Moraes (SP). "Mas, para ter mais controle na aplicação, prefira os pincéis", completa o expert.

p As borrachinhas para esfumar (que vêm na ponta dos lápis), funcionam?
R O maquiador André Sartori diz que sim: "São superpráticas. usá-las, é só fazer o traço com o lápis, e depois passar a 'borrachinha' por cima, em movimentos de vaivém, como se o estivesse apagando".

p É comum 'cair' restos de sombra embaixo dos olhos? O que fazer para limpar depois?
R Sim, é comum. "Até por isso, recomendo que você maquie primeiro os olhos e só depois passe a base," diz Vanessa Rrozan. Outro truque, segundo André Sartori, é deixar excesso de pó compacto na região abaixo dos olhos. "Depois, é só passar um pincel e limpar tudo", diz.

p Como complementar o look esfumado sem ficar over?
R Use bastante máscara e curvador de cílios, e arremate com delineador, caso o evento seja noturno. "E lembre-se: os olhos são o foco. Assim, nada de exagerar no blush ou no batom", diz Kaká.

p É possível fazer um esfumado rápido com lápis?
R Sim. Para isso, escolha um lápis cremoso, do tipo kajal. "Então, é só fazer um traço mais grossinho na pálpebra e esfumar com pincel, sempre para cima e para o lado", aconselha Vanessa Rozan.







Escolha os pincéis certos. Acima, Dior (R$ 94). Aao lado, Kryolan (R$ 150)


As ciladas do olho esfumado

Mão pesada "O esfumado deve ser feito com cuidado e leveza, para não parecer um simples borrado", ensina o especialista Kaká Moraes. "A chave para o esfumado perfeito é a mistura correta das sombras sobre a pálpebra, fazendo com que as cores se mesclem," diz Kaká.

Carregar no resto do make Tudo bem, há quem diga que o look "carregado", que tem olhos e boca bem maquiados, está voltando. No entanto, para não correr o risco de errar, prefira sempre um batom suave quando o foco do make for os olhos.

Usar o pincel errado A maquiadora Vanessa Rozan, do Liceu de Maquiagem, diz que o pior tipo de pincel para o olho esfumado é o de esponjinha. "Não espalha bem". Tenha à mão um pincel chato, para depositar a cor sobre a pálpebra, e outro redondo, pequeno, para esfumar.

Apostar apenas na sombra ou lápis pretos Para o esfumado ficar mais suave, mescle o preto com grafite ou marrom-escuro.


Fonte: Revista Corpo a Corpo

- -

0 comentários: