_____

Barriga zerada no verão


quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Se há uma região do corpo em que o mínimo é o máximo é o abdome. Ele é praticamente um sinalizador do quanto estamos em forma ou não. Para colocá-lo no seu devido lugar, veja as dicas do badalado dr. Hollywood

Françoise Gregório




Basta sentar ou colocar uma roupa mais justinha e pronto... Lá está ela saltando da calça, denunciando que nossas formas não estão lá essas coisas. Aquela gordurinha que teima em se instalar na barriga, chamada carinhosamente por muitos de "pochete", além de comprometer o visual, costuma ser dura na queda.

Ela chega de mansinho com a maior facilidade, e ali se instala como se fosse seu habitat. O pior? Geralmente não sai de lá nem com reza brava. Mas por que a região abdominal é tão perseguida pela gordura localizada? "Há várias causas, e uma delas é a hereditariedade. Sim, os filhos também podem herdar a indesejável barriguinha dos pais", explica o cirurgião plástico de Beverly Hills, dr. Robert Rey. Mas há outros culpados por trás do que é regido pela natureza, como os hormônios - eles predispõem o organismo ao problema e, à menor alteração dos seus níveis, pode piorá-lo. E as alterações podem acontecer na puberdade, logo após a gravidez e também com o uso de pílula anticoncepcional.

A má postura também é outra vilã desta história, pois ao "jogar" o bumbum para trás, por exemplo, a barriga tende a se projetar para a frente. E isto também acontece quando não nos preocupamos em sustentar as costas e favorecemos a sua curvatura. Além de tudo isso, o desalinhamento corporal faz que o espaço entre as vértebras seja comprimido, dificultando a circulação sanguínea e facilitando a retenção de líquidos, o que serve de matéria-prima para os pneuzinhos.


Tipos de gordura

Existem dois: a visceral e a subcutânea. A primeira acumula-se nas camadas profundas do abdome, envolvendo os órgãos. Suas células são maiores e se multiplicam pouco. Mas, mesmo assim, afetam o metabolismo. É mais perigosa, porém, é uma gordura mais fácil de ser reduzida. Geralmente, é combatida apenas com a mudança de hábitos alimentares e prática de exercícios regulares.

Já a gordura subcutânea, mais comum em mulheres, acumula-se sob a pele, nas regiões do culote, pernas, nádegas e... abdome, principalmente na parte inferior. Ela é composta por células menores, que têm mais facilidade de se multiplicar. Apesar de prejudicar menos o metabolismo, é mais difícil de perder. Tem aparência de gordura mole. Para combatê-la com eficiência, muitas vezes, só a alimentação adequada e a prática de exercícios, e até os tratamentos estéticos podem não ser o suficiente. Aí entra em cena a cirurgia plástica.



Para chapar a barriga

Basicamente, há dois tipos de intervenções cirúrgicas para definir o abdome: a lipoaspiração - que "suga" a gordura subcutânea - e a abdominoplastia - que tem como objetivo corrigir a flacidez muscular ou da própria pele e retirar a gordurinha extra. Além disso, os médicos contam também com tecnologia de ponta em equipamentos de laser e radiofrequência, por exemplo, que fazem muito por uma barriga sarada, sem cortes, anestesia ou cicatriz. Mas, independentemente do caminho a seguir, todos exigem uma avaliação completa como qualquer outro procedimento.

E têm suas devidas indicações. Encaminhamos as perguntas mais freqüentes das leitoras de Dieta Já! ao cirurgião plástico Robert Rey, mais conhecido por aqui como dr. Hollywood (nome do programa de TV sobre cirurgia plástica, do qual é o protagonista) e ele nos disse o que há de melhor para se esculpir o abdome dos sonhos em diferentes situações. Confira!



Minha barriga não é tão volumosa, mas é bem flácida. O que posso fazer?
Kelly Cristiana, SP

Neste caso, que pode ser por hereditariedade ou após uma gravidez, os tratamentos com laser, como o Refirming - combina infravermelho e radiofrequência (ondas eletromagnéticas que geram calor e provocam uma contração das fibras de sustentação da derme) - e o Titan (aparelho antiflacidez, que atua com luz infravermelha) - oferecem bons resultados.

A atuação deles é como levar um pedaço de plástico perto do fogo, ou seja, retrai a pele. Novas tecnologias em relação ao laser surgirão em breve, entre as novas possibilidades, temos resultados excelentes em que a gordura é derretida e sai como um óleo (por meio de aspiração), ao mesmo tempo em que a pele é firmada. No braço, por exemplo, a redução da flacidez pode chegar a 15 cm!



Dica do Dr. Hollywood


A sugestão do médico para ajudar a dar um fim à gordura localizada não está relacionada a nenhum equipamento de alta tecnologia, muito pelo contrário. Sabe aqueles equipamentos antigos, em que a pessoa subia em uma plataforma e uma cinta ao redor da cintura ficava vibrando? Era muito comum em academias nas décadas de 1970 e 1980. Pois é, segundo dr. Rey, continua sendo uma ótima forma de ajudar a detonar a gordurinha extra. "As células de gordura são muito sensíveis. E equipamentos desse tipo funcionam porque apertam e movimentam o adipócito, o que pode detoná-lo", revela o médico. Hoje em dia, não é comum encontrar esse aparelho por aí, mas algumas clínicas de estética oferecem alternativas a ele, ou seja, métodos que "chacoalham" a gordura.



Tive três filhos e minha barriga ficou caída parecendo um "envelope". Qual procedimento seria mais eficaz?
Fabiana Ferraz, SP

Assim como acontece com quem passou por uma cirurgia de banda gástrica e eliminou muitos quilos, depois de algumas gestações os músculos da parede abdominal perdem a força e apresentam-se realmente separados. Além disso, a pele costuma ser marcada por estrias. A solução pode estar na abdominoplastia com incisão mais comprida, até as costas, também chamada de lipectomia de cinturão.

A incisão levanta a pele e a vantagem é que pode levantar o bumbum ao mesmo tempo. Mas vale o alerta de que tem os riscos de morte, infecção e rompimento de pontos aumentados. Convém uma boa conversa com o cirurgião. Quanto à cicatriz, é visível, mas fica oculta no biquíni.



Quero fazer uma lipoaspiração na barriga, mas ainda não tenho filhos. Se engravidar depois dela, a gestação vai comprometer o resultado?
Renata Vieira, RJ

As células de gordura só se proliferam na adolescência. Ou seja, a partir do momento em que são retiradas com a lipoaspiração, nunca mais voltarão. Quando uma mulher engorda durante a gravidez, as células existentes vão inchar e, depois do nascimento do bebê, com a adoção de cuidados como alimentação balanceada e exercícios, a pessoa emagrece e as células murcham. O resultado da lipoaspiração só será comprometido se esta mulher relaxar muito e engordar vários quilos. Caso contrário, o novo contorno corporal se mantém.



Sou magra, mas tenho uma barriga bem saliente. O que funciona no meu caso?
Rose Ferreira, BA

Uma mulher jovem, que tem uma pele firme, nunca engravidou e que possui uma gordurinha localizada na região do abdome e da cintura deve caprichar nos exercícios e na dieta bemorientada. Mas caso tais cuidados não deem resultado algum, ela também pode recorrer à lipoaspiração.

O procedimento é indicado para a pessoa que está próxima de seu peso ideal e quer perder apenas gordura localizada. Já quando a pele não ajuda muito, a musculatura está realmente separada e há presença de estrias e flacidez, a sugestão é a abdominoplastia, uma cirurgia com incisão, que levanta a pele e aproxima os músculos abdominais, criando uma espécie de corpete.

O ideal, no entanto, é não ter mais filhos depois desta cirurgia, pois o desenvolvimento do feto pode ser prejudicado pela falta de espaço suficiente. Nessa operação o médico também tira a pele extra, deixa o umbigo pequeno e a cicatriz fica dentro do biquíni.



Qual seria a técnica mais moderna de cirurgia plástica para a região abdominal? E qual é o seu diferencial em relação às existentes?
Samanta Lopes, RJ

O laser é sem dúvida o que há de mais moderno em técnicas para melhorar o abdome, seja no extermínio de gordura ou no combate à flacidez. Todos os tipos de laser que estão surgindo têm o poder de tensionar a barriga sem a incisão, que numa abdominoplastia chega a 20 cm. Menos radical, sem cortes ou cicatrizes, gera um resultado cada vez mais eficiente e mais seguro, pois o risco cirúrgico é bem reduzido, uma vez que não há necessidade de anestesia geral, apenas o uso de um creme anestésico.



Quero acabar com a gordura localizada, mas tenho receio de fazer lipo. Qual seria o tratamento mais indicado?
Cristina Vian, PR

Tenho três sugestões para este caso. A primeira é a combinação de sessões de ultrassom (aquece o tecido subcutâneo e favorece o esvaziamento da célula de gordura) e massagem (ajuda a eliminar líquidos retidos e toxinas e melhora a circulação). Outra boa opção é o tratamento com Velasmooth, um aparelho que associa radiofrequência, laser infravermelho e massagem a vácuo.

A união dessas tecnologias leva à queima de gordura localizada e à estimulação do colágeno, melhorando o aspecto e a elasticidade da pele. Uma alternativa é a mesoterapia, técnica que consiste na injeção de drogas, vitaminas e minerais, que ajudam a derreter a gordura da região tratada.



As tecnologias em cremes que prometem redução de medidas e enrijecimento dessa região são realmente eficazes?
Fernanda Santos, SP

Teoricamente, esses cremes penetram na pele e rompem a gordura. No entanto, a pele funciona como uma espécie de filtro e não "entrega" a concentração adequada dos ativos. Outro problema é que os tecidos envolvidos nestes processos precisariam ficar expostos à química por um bom tempo. Na realidade, não é bem isso o que acontece, pois em 10 ou 15 minutos o produto já se espalhou ou foi absorvido pela roupa.
Você tem ainda alguma dúvida sobre cirurgia plástica? Poste sua pergunta ao dr. Rey no site www.quepasa.com que ele responde.

Fonte: Revista Dieta Já

- -

1 comentários:

jucimara disse...

tenho dois filhos e minha barriga esta com muita gordura localisada e nas costas tanbem eu so´engordo da barriga pra sima é muito feio tenho miuta votade de perder estas gorduras se eu ponho uma calça o pneu aparece e as pernas são finas fica feio por calsa da barriga