_____

Fique de olho no que você come


quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A boa aparência começa pela boca. E não estamos falando da diferença que um batom faz no visual. Uma dieta saudável com os alimentos certos, além de fazer bem à saúde, atua em todo o corpo como poderosAs aliadAs da nossa beauté

Por Lara Martins


A escolha do que você vai colocar no prato tem influência direta na sua aparência. Mas atenção: da mesma forma que as opções certas podem substituir um tratamento de beleza, as erradas podem estragar tudo. De uma maneira geral, a alimentação adequada facilita o trabalho do metabolismo, ajuda a manter células e tecidos saudáveis, previne o aparecimento exagerado de radicais livres, diminui o risco de degradação do colágeno, desacelera o envelhecimento das células, evita a formação de inchaços, entre outras condições. Por outro lado, "uma dieta inadequada pode gerar inúmeras situações que envolvem todas as especialidades que cuidam da beleza, como endocrinologia (obesidade), angiologia (problemas circulatórios e inchaços), dermatologia (acne, seborréia, queda capilar, celulite, gordura localizada..)", explica o dermatologista Ademir Jr (SP).



A regra, então, é seguir a tão falada "alimentação equilibrada"? De certa forma, sim. "É importante salientar que sempre se deve ter a variedade de cores e de qualidades de verduras, legumes e frutas, pois os nutrientes de um alimento trabalham em conjunto com os de outro e a falta de um nutriente em um dado alimento é suprimida pela sua presença em outro", explica a nutróloga Mercedes Granja (SP). Porém, lembre- se de focar o cardápio em alimentos específicos quando a intenção for atingir um determinado objetivo. "Podemos adaptar a alimentação às necessidades estéticas do paciente. Será que a alimentação de um indivíduo que está cuidando do emagrecimento deve ser a mesma de um sujeito com acne? É certo que não.", diz o Dr. Ademir Jr.


Para que tenham o efeito desejado, o modo de preparo é importante, pois o aproveitamento dos nutrientes pode ser intensificado ou anulado pela maneira como são consumidos. "O óleo extravirgem, por exemplo, não pode ser aquecido para não perder suas propriedades. Já o tomate, rico em licopeno, precisa ser muito bem cozido para ser totalmente assimilado", explica o professor de cosmetologia Maurício Pupo, diretor da Consulfarma (SP). Quanto às verduras, a nutróloga Mercedes Granja ressalta que a maioria delas trará mais benefícios se ingeridas in natura. Já os legumes, devem ser cozidos com pouca água ou no vapor. "Os legumes e frutas devem ser descascados ou cortados logo antes do uso para não comprometer a viabilidade de suas vitaminas", complementa a nutróloga.


Confira, então, uma preciosa tabela com os alimentos que têm papel importante para a nossa beleza. Aprenda quanto e como comer. Mas atenção, prudência é sempre válida, em qualquer situação. Por isso, aí vai o alerta: a alimentação deve ser balanceada. De nada adianta misturar todos os esses alimentos buscando todos esses benefícios ao mesmo tempo. O ideal é seguir uma dieta saudável e introduzir os alimentos de acordo com o objetivo. Na dúvida, procure um nutricionista.


(clique na tabela para ampliar)


Fonte: Revista Plástica e Beleza

- -

0 comentários: