_____

11 Dicas para jantar bem


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Dormir bem e acordar disposta depende do que passa pelo seu prato depois das 8 da noite. Garanta isso, com as dicas da nutricionista Valéria Paschoal, mestre pela Unifesp, vice-presidente do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e diretora da VP Consultoria Nutricional

Por Janete Tir

1- Esqueça dos sucos, dos refrigerantes ou, até mesmo, da água no jantar, pois qualquer líquido dilui o suco gástrico, dificultando a digestão.

2- Evite o consumo de leite antes de dormir. Apesar de ser líquido, quando chega ao estômago (ambiente ácido), ele forma um coágulo de difícil digestão. Prefira chás ou, então, bebidas à base de soja.

3- Habitue-se a pôr na mesa alimentos com triptofano, como a soja e seus derivados, pois esse aminoácido é o precursor da serotonina que, em última instância, dá uma certa alegria...


4- Opte por carnes brancas no jantar. A carne vermelha possui fibras musculares que dificultam a digestão, o que pode atrapalhar um sono agradável.

5- Tome chá de hortelã antes e após o jantar: os fitoquímicos presentes nesta preparação garantem ótima digestão.

6- Habitue-se a pôr na mesa alimentos com triptofano, como a soja e seus derivados, pois esse aminoácido é o precursor da serotonina que, em última instância, dá uma certa alegria... Opte por carnes brancas no jantar. A carne vermelha possui fibras musculares que dificultam a digestão, o que pode atrapalhar um sono agradável. Tome chá de hortelã antes e após o jantar: os fitoquímicos presentes nesta preparação garantem ótima digestão. Consuma antes do jantar uma porção de mamão ou abacaxi. Essas frutas possuem papaína e bromelina, respectivamente, que são importantes enzimas que facilitam, principalmente, a digestão de proteínas.

7- DEIXE DE LADO OS ALIMENTOS GORDUROSOS E AS FRITURAS, PORQUE ELES DEMORAM MUITO PARA SER DIGERIDOS.

8- Abuse de verduras folhosas escuras e cruas, porque elas possuem ácido fólico em grande quantidade, que também contribui na formação da serotonina, garantindo um sono adequado.

9- Tenha sempre à mesa verduras, como brócolis, couve, acelga, semente de melão, que são fonte de cálcio. A ingestão de cálcio à noite contribui para a formação da densidade mineral óssea, já que duas horas após o início do sono ocorre o pico da formação da calcitonina, hormônio responsável pela absorção do cálcio pelos ossos.

10- Prefira carboidratos integrais (arroz, macarrão, pães) porque contêm maior quantidade de vitaminas do complexo B, principalmente a B6, além de minerais como magnésio e cromo, fundamentais no metabolismo da glicose, evitando a queda de glicose rápida durante a noite. Isso além de possuírem nutrientes como a B6 e o magnésio, que auxiliam na formação da serotonina, contribuindo para um sono mais relaxante.

11- Coma uma pequena porção (20 g) de oleaginosas _ amêndoa, avelã, castanha-do-pará, castanha de caju _ , que possuem selênio, resveratrol, magnésio, manganês e têm ótima relação de ômega 6 com o ômega 3. Estes nutrientes são fundamentais para aumentar a circulação e equilibrar a formação dos radicais livres. Assim, mais zinco ficará disponível para a formação do ácido clorídrico, substância essencial para agilizar a digestão das proteínas.

Fonte: Revista Dieta Já

- -

0 comentários: