_____

Mantendo a forma


quinta-feira, 18 de junho de 2009

Como fugir de tentações e permanecer magra no inverno

Por Mariana Zafalon


Emagrecer no verão é fácil. O próprio uso de biquínis já contribui como um belo estímulo visual para que queiramos perder alguns quilinhos que estão sobrando. Quando começa a esfriar, a situação se inverte. Casacos e blusas grossas escondem os pneuzinhos, e só percebemos que há algo de errado quando a calça não fecha mais.

O pior: as comidas típicas da estação geralmente contam com molhos, cremes e muitas, muitas calorias.


Fora que se contentar com a salada, neste friozinho, é quase impossível. “No inverno, o organismo precisa de mais calorias, e a gente acaba tendo mais necessidade de comer”, explica o endocrinologista Wilmar Accursio. Isso acontece porque o corpo necessita de mais energia para manter a temperatura, o que não significa que ele vá queimar as calorias extras só para manter o corpo quente. Todas precisam continuar se cuidando mesmo nesta época do ano, para que cheguem no verão com tudo em cima!

E como nós, do DNA Mulher, sabemos que simplesmente ignorar as tentações do inverno é impossível, pedimos a Accursio que nos desse algumas dicas de substituições mais magrinhas para os nossos desejos de comida.



Salada


Comer uma alface com tanto frio não é algo apetitoso. O endocrinologista recomenda trocá-la, então, por legumes refogados. Desta maneira, você supre as necessidades de nutrientes de vegetais no organismo de uma maneira que também esquenta.



Massas, não!

Em vez de comer uma lasanha, por que não tomar uma sopa? Ela pode não ser tão apetitosa quanto a massa, mas deixa o corpo bem mais quentinho por muitas calorias a menos. Cremes só devem ser ingeridos quando são feitos do próprio vegetal, porque os que levam farinha também são bem calóricos!



Esqueça as coberturas

Carnes, peixes e frango estão permitidos durante o inverno, desde que não venham cobertos com molhos ou cremes. Os de queijo, principalmente, têm muitas calorias.



Doces

Deu vontade de comer uma torta quente? “Coloque uma maçã no microondas coberta de adoçante”, recomenda Accursio. Desta maneira, você estará matando a vontade de comer um doce, ingerindo muitas calorias a menos. Bananas na chapa também são uma boa opção.



Bebidas

Troque o chocolate quente por chás, que são liberados desde que adoçados com adoçante dietético. Se a vontade ainda for de tomar chocolate, prepare com leite desnatado e achocolatado light.



Exercícios

O frio também dá uma bela preguiça de ir à academia, ou de passear por um parque. A melhor opção é deixar esportes aquáticos ou ao ar livre de lado, e correr para a esteira ou para a bicicleta ergométrica. “Não dá para fazer alguma coisa que substitua o exercício”, mostra o médico. Então, coloque o agasalho e encontre uma atividade que goste. Com certeza o seu corpo agradecerá no próximo verão!

Fonte: Site Minhavida.uol.com.br

- -

0 comentários: