_____

Você sabe se maquiar?


sábado, 11 de abril de 2009

Para quem não sabe o que as mulheres costumam carregar dentro das maxi-bolsas, tenha certeza que vai encontrar que um kit básico de maquiagem

Por Juliana Arruda


Pelo menos o suficiente para fazer um retoque durante o dia. Batom, lápis, rímel, pó compacto... Mas será que todas elas sabem os truques e formas de usar cada apetrecho?

A jornalista Nádia Tamanaha, afirma que gosta muito de se maquiar e não sai de casa sem pelo menos um make simples para o dia-a-dia, mas por ser oriental, ela encontra algumas dificuldades com os olhos puxados. ”A sombra é complicada de usar, ainda não encontrei uma forma bonita de aplicá-las, e como meus cílios são extremamente lisos, é difícil achar um rímel que os mantenha curvados”, explica.



No caso da administradora Paula Regina Silva, as regrinhas de maquiagem não favorecem o pouco tempo disponível para se maquiar. Diariamente ela usa apenas um batom ou gloss. “Acho muito complicado ter que seguir as ordens, como primeiro usar base e depois a sombra. Perde-se às vezes 30 minutos fazendo uma maquiagem e na correria do dia-a-dia isso é muito tempo.”

Mas segundo o maquiador Lú Ramos, adaptado com a correria das celebridades, dá para fazer uma maquiagem rápida, só com os apetrechos suficientes para o dia-a-dia. É o que ele chama de “make inteligente”. “A mulher deve investir bastante no rímel, se for branquinha, pode usar ao invés de preto, o marrom-café que não deixa o look tão forte” indica. Para os lábios um batom com tom de boca e bem sequinho. “Essa é a tendência para a próxima estação.”

Fato é que em algumas ocasiões aqueles olhos mais caprichados, com sombra, lápis e rímel fazem toda a diferença na hora de preparar para ocasiões especiais. “A maquiagem nesses eventos é essencial. Normalmente tenho que recorrer a um salão de beleza ou corro pra pedir ajuda à minha mãe e às amigas mais habilidosas”, confessa Paula.

Para ajudar as mulheres que pretendem fazer sua própria produção, sejam elas vaidosas ou mesmo leigas no quesito make e desejam apenas saber o básico, fizemos um guia com dicas de profissionais e mais alguns pitacos de mulheres que usam seu sexto sentido da feminilidade para arrasar nessa hora.



1º Passo – A preparação

Antes de começar a preparar o rosto com a base, o ideal é passar água gelada ou fria com um algodão. “A temperatura baixa ajuda no fechamento dos poros e na retenção da maquiagem”, sugere Falks, maquiador do salão Yes, nos Jardins.

O primeiro produto que deve ser aplicado é a base, usada com uma esponjinha prepara o rosto antes de receber os próximos produtos, além de igualar o tom da pele.

Procedimento: você deve passar a base líquida ao redor dos olhos e o pó-base no restante do rosto. Segundo Falks, para peles lisas e com poucas marcas de expressão, a base em bastão é a mais indicada. Para as que possuem marcas fortes e espinhas, o indicado é usar a esponjinha do pó para aplicar a base líquida no rosto. A cor escolhida deve ser sempre o mais próximo ao tom da pele.

“Deve-se evitar o exagero na base para não ficar artificial ou criar camadas grossas, além de estar atenta para o período de validade dos produtos”, alerta Falks.



2º Passo – Valorize seu rosto

Com a pele uniformizada, agora você precisa dar tonalidade a face e o melhor produto para isso é o blush. Além da coloração você ainda pode realçar ou minimizar a forma do rosto, e também dar um ar mais rosado e saudável. E falando em rosado, segundo matéria do site Chic é esse tom que irá prevalecer no inverno.

Procedimento: “O blush deve ser aplicado do ocinho que dá forma a maçã do rosto até a região das têmporas, ao lado dos olhos, em um movimento que leve o pincel para fora e para cima”, explica Susi Martins, maquiadora da rede Jaques Janine.



3º Passo – Um olhar infalível

A funcionalidade do lápis é destacar os olhos e dar mais vida ao olhar feminino. Para Nádia a hora de produzir os olhos é quase um ritual. “Uso curvex, passo o rímel uma vez e espero secar. Enquanto isso aplico o lápis e o blush. Depois volto para os cílios, curvo mais uma vez e passo a última camada de rímel”. Ufa!

Para acabar com a dificuldade de Nádia e das outras mulheres orientais e mestiças na hora de produzir os olhos, o maquiador Lú Ramos tem a arma certa. “O interessante é equilibrar o olhar obliquo que elas apresentam: um delineador bem firme na parte superior dos olhos e sombra preta esfumaçada, para cima, na direção das sobrancelhas.”

Procedimento: os olhos são puxados como se a mulher fosse uma oriental, assim se tem mais firmeza na área em que será passado o lápis. Segundo Falks, o comum é que as mulheres preencham a pálpebra com o lápis preto. “Mas para um efeito arrasador, a dica é usar apenas na região final do olho, próximo ao nariz, um lápis branco, prata ou pérola”.

Para dar um efeito de profundidade aos olhos e também coloração a maquiagem use sombras.

Procedimento: Na pálpebra superior, próximo ao nariz, prefira os tons claros, e na região externa, tons mais escuros. Ao final, a sombra deve formar um degradê.

Para não errar na escolha das cores, Falks indica o uso de tons claros e sem brilho durante o dia. “A cor escolhida também deve estar em harmonia com a roupa e deve-se evitar o exagero sempre”, alerta.

Para poder enfatizar os cílios, use o rímel. No mercado existem diferentes produtos, voltados para realçar ou alongar. Algumas mulheres têm medo de chamar muita atenção ou parecer vulgar. “Não gosto de usar rímel, tenho os cílios grandes e quando passo fica muito chamativo não, não acredito que combine muito comigo”, afirma Paula Regina. Segundo Falks a solução é saber como usar. “Nada de exageros!”

Procedimento: o rímel deve ser passado da parte interna para a externa dos cílios. Para melhor efeito, o ideal é que sejam duas mãos, sempre esperando a primeira secar. Se a primeira mão estiver úmida poderá formar crostas e borrar a área no interior dos olhos.

Uma dica fundamental para os produtos usados na região dos olhos são os à prova d’água. “Eles são ótimos para evitar que a maquiagem fique borrada antes da festa chegar ao fim”, explica Falks.

Se você gosta de inovar, Nádia dá uma dica muito em alta entre as mulheres modernas. “O que eu conheço e gosto muito, são os olhos de gato, como os da cantora Amy Winehouse. Não é o tipo de make para usar no dia-a-dia, mas dá um toque original e sensual”.



4º Passo – Uma boca perfeita

Ele é fundamental para dar mais expressão aos lábios, podendo afiná-los, aumentá-los ou simplesmente, torná-los mais sexy. O batom é o procedimento mais simples da maquiagem e podem tornar os lábios ainda mais bonitos se estiverem harmoniosos com o restante da maquiagem.

As cores devem ser escolhidas de acordo com a roupa; se o quesito for a cor da pele, Falks sugere para as mulheres claras que usem no dia-a-dia tons claros, e as de pele escura, abusem dos escuros. Para a noite, pode-se usar qualquer tom e apostar no brilho.

O lápis de boca deve ser usado pelas mulheres que apresentam lábios finos, um tom mais quente que o usado no restante dos lábios. Dessa forma, eles passam a impressão de serem maiores. Aquelas que têm a boca mais carnuda não devem fazer o contorno e é bom ter cuidado com o excesso de batom para não formar placas e o visual se tornar exagerado.

A dica de usar um papel para retirar o excesso de batom dos lábios ainda vale. “Eles ficaram sequinhos e darão um ar mais leve para a maquiagem” explica Falks.

Fonte: IG Beleza

- -

1 comentários:

Anônimo disse...

Прикольная новость, как скоро ожидается поступление нового материала и вообщем стоит ожидать ?