_____

Páscoa sem culpa


quinta-feira, 9 de abril de 2009

Atenção: Período regado a muito chocolate. Fique ligada nas nossas dicas e passe ilesa pelos ovos do coelhinho.

Por Marina Oliveira

As lojas já estão cheias de ovos pendurados no teto. As fábricas lançaram versões - especiais e muuuito maiores - daqueles chocolates de barrinha que dá pra comer em três mordidas. Ah! tem ainda os ovos caseiros: recheados de trufa, beijinho, brigadeiro, doce de leite com nozes, e por aí vai. Mesmo que você não seja tão fã do doce, neste período é i-m-p-o-s-s-í-v-e-l resistir. E, para as chocólatras, então, essa época é quase tão esperada quanto a estreia de Lua Nova no cinema. Só que, essas coisas em excesso (principalmente aquilo que envolve gordura e muito açúcar!), não fazem nada bem pro corpo. Por isso, mesmo sendo só uma vez ao ano, tem que ficar ligada, pra não exagerar.



Sente no corpo...

Não há nenhuma comprovação científica de que o chocolate esteja ligado ao aparecimento da acne ou ao aumento da oleosidade do cabelo. No entanto, a alimentação influi diretamente no corpo. "Por exemplo, pouca ingestão de vitamina A contribui para o ressecamento da pele, e pouca ingestão de ferro promove queda de cabelo", explica David Paulo Gruman, dermatologista da Clínica de Estética Maison Payot.

Isto quer dizer que, se você começar a substituir alimentos significativos do dia-a-dia - como, por exemplo, leite (rico em vitamina A) e feijão (rico em ferro) - para se entupir de chocolate, a pele e o cabelo vão sentir a diferença, mas não por causa do doce, em si. Por isso que se ouve falar tanto da importância de se fazer refeições balanceadas.

O equilíbrio entre carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais é o que vai garantir que o metabolismo do corpo trabalhe direitinho. "Se jogar no chocolate" pode resultar em ganho de peso, acúmulo de gorduras, aumento do colesterol e, ainda, alterações gastrointestinais. E, apesar de não ser uma regra, há meninas que ficam cheias de espinhas quando abusam desta sobremesa. Se este for seu caso, você tem um motivo a mais pra se cuidar.



... e na balança!

É aí que o bicho pega! Se o chocolate não tem relação direta com o aparecimento de espinhas e acúmulo de oleosidade, pode crer que ele é parceiro do ganho de peso. O doce é uma bomba calórica: é rico em gordura e açúcar. Um quadradinho de aproximadamente três dedos tem, em média, 130 calorias! E este número é válido para todos os tipos: ao leite, meio amargo, branco e crocante. Uma pessoa que abusa demais, nessa época, pode engordar de dois a seis quilos (o valor exato vai variar de acordo com cada um).

Sabendo disso, e tendo a certeza de que não há como fugir do ovo de Páscoa, a saída é compensar. "Se for comer um pedaço de 4 x 4 cm uma vez ao dia, reduza uma colher de sopa de arroz e mais uma de feijão. Ou, se preferir, coma 2 cm a menos de carne por dia", sugere Anita Sachs, professora e chefe da disciplina de nutrição do departamento de medicina preventiva da Unifesp. Você pode, também, aumentar a frequência das atividades físicas. Lembre-se de que, pra não engordar, o seu gasto calórico deverá ser igual à quantidade de calorias ingeridas. Pra emagrecer, a queima deve ser maior.
.


Abusei e...

...engordei!

Calma, acontece nas melhores famílias... Agora, tem que correr atrás do prejuízo. Aumente a atividade física e coloque regras na alimentação. Fuja das frituras, substitua o leite comum por desnatado e os queijos amarelos por aqueles com pouco teor de gordura (cottage ou branco). Evite manteigas e margarinas, coma carnes magras e aves (já preparadas) sem a pele e, por fim, inclua salada de folhas cruas no almoço e no jantar, temperadas com, no máximo, uma colher de chá de azeite. Os outros temperos são à vontade. Se o abuso também resultou em mais celulite, lance mão dos cremes redutores e, se puder, faça algumas sessões de drenagem linfática.



...minha pele ficou oleosa!

Há um truque caseiro: ferva 300 ml de água e desligue o fogo. Acrescente ½ xícara de folhas frescas de sálvia e deixe em infusão por 10 minutos. Espere esfriar, coe e guarde na geladeira em um recipiente com tampa. Use todos os dias, pela manhã, pra limpar a pele.



...meu rosto encheu de espinhas!

Limpe bem a pele com água morna e sabonete antisséptico (que mata bactérias) e aplique uma loção adstringente para retirar o excesso de oleosidade. Se as espinhas continuarem lá, use um gel secativo, três vezes ao dia. Para disfarçar as danadinhas enquanto não somem de vez, lance mão de um corretivo. Aplique com um pincel fino, bem em cima de cada espinha. Escolha uma fórmula não-oleosa, pra não piorar a situação.



...meu cabelo ficou puro óleo!

Há também uma receitinha caseira para controlar a oleosidade dos fios: chá de alecrim. Ferva meio litro de água, desligue o fogo e acrescente um punhado de alecrim. Espere esfriar e jogue nos cabelos molhados, logo após a lavagem. Para mantê-los com "efeito sequinho", use os xampus e condicionadores certos, aqueles indicados para cabelos oleosos ou mistos, se este for o seu caso.

Quem deu as dicas: Ana Cristina Fasanella, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia; Anita Sachs, professora e chefe da disciplina de nutrição do departamento de medicina preventiva da Unifesp; David Paulo Gruman, dermatologista da Clínica de Estética Maison Payot; e Marjorie Melo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.


Fonte: Revista ATREVIDA

- -

0 comentários: