_____

Frutas para emagrecer


quarta-feira, 8 de abril de 2009

Exagerou na feijoada? Com alimentos naturais, leves e saudáveis, essa dieta de emergência faz você perder 1 kg em um dia

Por Suzana Dias

Depois de uma tarde inteira se esbaldando num churrasco, você se sente 1 tonelada mais gorda. Não é para menos: abusos alimentares intoxicam o organismo. Além disso, a comilança sobrecarrega os órgãos e provoca retenção de líquidos. Que tal uma dieta de emergência para eliminar o peso extra, desinchar o corpinho e se sentir muito melhor? Comendo apenas frutas, dá para perder 1 quilo por dia.

"As frutas ajudam a perder peso com saúde
e disposição".




Ação purificadora

Por serem alimentos naturais, saudáveis e pouco calóricos, as frutas limpam o organismo e ajudam a reduzir as medidas. Muitas vezes, o peso que a gente ganha durante um abuso alimentar é apenas inchaço, provocado pela retenção de líquido. Ao voltar à alimentação normal, o inchaço desaparece. Se você fizer uma desintoxicação, com alimentos leves e com líquidos adequados, sua perda do peso será ainda maior”, explica Andressa Edde, nutr icioni s ta da consultoria Fitnoivas, do Rio de Janeiro. Além disso, as frutas são ricas em água, fibras, vitaminas e sais minerais. A fibra sacia o corpo, melhora o funcionamento do intestino e elimina as toxinas que estão no organismo, conclui a nutricionista.



Por que nosso organismo fica intoxicado?

As toxinas estão presentes em muitos alimentos que consumimos todos os dias. Felizmente, temos a capacidade de filtrar e jogar fora essas substâncias, que fazem mal à saúde. Porém, quando exageramos na dose do que comemos e bebemos, sobrecarregamos alguns órgãos como a tireoide, o fígado e os rins. Assim, eles não conseguem fazer adequadamente a limpeza do organismo. Ao longo do tempo, com os abusos, ficamos cada vez mais "envenenados". São muitos os sintomas de intoxicação: retenção de líquido, fadiga, problemas de digestão, dores de cabeça, pele sem viço, queda de cabelo e, claro, ganho de peso.

No livro Dietas: Escolha a Sua (ed. Verus, R$ 39,90), da nutricionista francesa Marie-Laure André, há um capítulo chamado As dietas das frutas. Nele, ela explica que, desde a década de 80, existem programas alimentares para emagrecer que indicam o consumo exclusivo desses alimentos.A perda de peso é significativa.

Você pode desinchar rapidamente, porque essas dietas fornecem muita água, potássio e pouco sal. Então, o efeito diurético é garantido", escreve a autora. No entanto, ela diz que fazer o regime por mais de um dia pode prejudicar a saúde, pois trata-se de uma alimentação restritiva. E as frutas são fontes de glicídios (açúcares), que em exagero podem fazer engordar. Por isso, não passe mais de 24 horas se alimentando apenas com elas.

Se uma única vez não for suficiente para perder o peso extra, repita a dieta após uma semana. Ou seja, alimente-se só com frutas em um dia da semana. Mas esse procedimento só pode ser feito por um mês. Depois, só em casos de emergência mesmo. O ideal é incluir as frutas no seu cardápio diário, nos intervalos das refeições.


Confira as dicas dadas pela nutricionista Marie-Laure André para tirar o máximo proveito dessa dieta:

- É preferível comer a fruta a tomar o suco. Os sucos contêm menos fibras e não têm o mesmo poder de saciar o organismo.

- Não descasque as frutas, pois a casca concentra a maior parte das vitaminas, dos minerais e das fibras.

- Lave-as muito bem e dê preferência às frutas orgânicas, cultivadas sem o uso de produtos químicos.
As frutas mais indicadas


A nutricionista Andressa Edde selecionou as frutas mais interessantes para quem quer emagrecer e se desintoxicar. Decida qual será o próximo sabor do seu regime e tenha um bom emagrecimento!

- Cereja, framboesa e morango contêm antioxidantes e ajudam a desintoxicar o organismo. Têm baixo teor de açúcar e poucas calorias.

- A uva melhora a circulação do sangue e é antioxidante. Mas é necessário tomar cuidado com as quantidades, porque essa fruta contém bastante açúcar.

- Frutas cítricas ajudam a limpar e a desintoxicar o fígado. Geralmente, elas têm poucas calorias - principalmente o limão.

- A ameixa também tem poucas calorias. Além disso, melhora o funcionamento do intestino, porque contém bastante fibra. É considerada uma fruta de baixo índice glicêmico, ou seja, seu açúcar é absorvido lentamente. Isso evita o acúmulo de gordura.

- O abacaxi auxilia na digestão, especialmente da gordura, e é diurético. Não apresenta muitas calorias, mas em excesso pode engordar.

- A maçã contém antioxidantes, é desintoxicante e tem pouquíssimas calorias. Como a ameixa, tem baixo índice glicêmico.

Fonte: site Mdemulher.abril.com.br

- -

1 comentários:

Anônimo disse...

Olha só....coloquei um post hoje de alerta para a galerinha fã de maquiagem, me ajuda a divulgar?
Passa lá no meu blog e diz o que achou...
Não sou muito boa para escrever.. rsrsrsrs mas acho esta conciêntização muito importante.
Bjks