_____

Eles enganam a fome e sua dieta também!


terça-feira, 14 de abril de 2009

Corte ou diminua o consumo dos alimentos que boicotam o emagrecimento


Enganar a fome vira quase uma gincana na rotina de que decide emagrecer. O estômago aperta nas horas mais inconvenientes e as dúvida começam a atormentar: o que comer sem prejudicar dieta? E em que quantidades? Ou é melhor segurar a fome e esperar até a próxima refeição? A nutricionista Vivian Goldberger, do Emagrecento - Centro Especializado em Emagrecimento e Estética, reforça a importância dos lanchinhos. Mas a especialista faz questão de reforçar o cuidado com o tamanho das porções para não cair em esparrelas. "Sem este cuidado, até os biscoitos cream-cracker podem ser prejudiciais", diz a nutricionista.



E não tem inocente neste grupo. A especialista faz uma lista dos alimentos mais perigosos para a sua dieta justamente porque, na maioria das vezes, eles são vistos como companheiros fiéis da alimentação leve. Mas alguns deles, além de terem calorias de sobra, trazem efeitos indesejáveis como irritação do estômago e até ansiedade. Guarde a lista com você e lembre-se dela na próxima vez em que decidir fazer uma lanchinho.



Barrinha de cereais

Rica em fibras melhora o funcionamento intestinal (uma ajuda e tanto para quem decide emagrecer). Mas não adianta caprichar no consumo de barrinhas e esquecer a hidratação.
Efeito contrário: as fibras ajudam a formar o bolo fecal, mas é preciso tomar muita água para umedecer as paredes do intestino. Do contrário, as fibras vão obstruir o final do intestino, causando prisão de ventre.



Biscoitos Cream-craker

Em dietas, elas são um ótimo substituto para o tradicional pão, porque tem menos calorias (cada unidade de biscoito tem 30 calorias enquanto um pão soma 120 delas).
Efeito contrário: os biscoitos levam na composição certo teor de gordura para deixá-los mais cremosos e crocantes. Além disso, os biscoitos têm digestão rápida e a fome volta logo.



Frutas secas e oleaginosas

Elas promovem sensação de saciedade, um benefício e tanto quando há necessidade de controlar o consumo de calorias.
Efeito contrário: muito calóricas, as frutas secas concentram frutose e as oleaginosas têm alto teor gorduroso. Sem controle nas quantidades, elas podem prejudicar a sua dieta. O melhor é fracionar as porções, de acordo com as indicações do rótulo.



Refrigerantes Light e Zero

Por conterem água na sua composição, eles ajudam a hidratar o organismo.
Efeito contrário: apesar de não terem açúcar e calorias, estas bebidas contêm altas doses de corante,adoçante e sódio que, em excesso, podem provocar doenças, além de não possuírem nenhum valor nutritivo. O gás ainda distende O estômago e faz você comer mais do que habitualmente faria.



Torradas

Devido à sua textura, a torrada obriga você a mastigá-la mais, aumentando a saciedade.
Efeito contrário: as torradas têm a mesma quantidade calórica de um pão comum e quase nenhum nutriente, elas simplesmente perderam água ao assar. Não se engane na hora de comer e controle o número de fatias consumidas (cada uma tem cerca de 20 calorias).



Iogurte

Ele melhora o funcionamento do intestino caso seja consumido todos os dias, além de conter cálcio (mineral que ajuda na saúde dos ossos).
Efeito contrário: é uma fonte de gordura de origem animal e engorda se ingerido em grandes quantidades. Prefira a versão desnatada.



Chás

Em geral, eles têm efeito digestivo e diurético.
Efeito contrário: Mas não dá para exagerar, achando que pode matar a fome entre uma refeição e outra só com uma xícara de chá. As ervas não trazem nutrientes e, especialmente aquelas com ação hepática (como boldo e carqueja), em efeito cumulativo.



Café

Rico em cafeína, ele ajuda a diminuir a fadiga e tem poucas calorias (use adoçante no preparo).
Efeito contrário: pode causar hiperatividade e taquicardia se consumido em altas quantidades. A ansiedade, então, pode levar você a comer de forma compensatória, na tentiva de se acalmar.



Requeijão

Tem alto teor de proteínas e cálcio, além de sabor suave.
Efeito contrário: o elevado teor de sódio é inimigo não só dos hipertensos, porque pode elevar a pressão arterial, mas de quem combate a retenção de líquidos.



Cream-cheese

Tem baixo teor de sódio e de gorduras, o que ajuda na dieta.
Efeito contrário: quem fica muito tempo sem comer vai sofrer ainda mais caso decida introduzir o cream-cheese na dieta. A fórmula tende ao ácido, o que irrita o estômago e pode até desencadear um caso de gastrite.



Adoçantes

Eles são perfeitos para substituir o açúcar refinado.
Efeito contrário: existe limite para o consumo de adoçantes. Em grandes quantidades, eles promovem o acúmulo de resíduos tóxicos no organismo, levando a uma série de desconfortos como dor de cabeça, enjôo e tontura.



Cereais

Ricos em fibras alimentares, eles promovem a sensação de saciedade e ajudam no bom funcionamento digestivo e intestinal,
Efeito contrário: o consumo excessivo pode gerar cólicas, flatulência e sensação de irritação estomacal.

Fonte: site MinhaVida.com.br

- -

2 comentários:

Katia disse...

Olá...
Muito obrigada pela visitinha no blog...
Quanto a utilização das postagem pode utilizar sim!
Que bom que vc gostou hoje vou postar mais uma!
Beijos
Katia

carol disse...

Adorei seu blog .
virarei seguidora , rs !

beijos .