_____

É possível ficar linda meditando?


quinta-feira, 2 de abril de 2009

Todo mundo sabe que mente sã reside em corpo são. Mas e a beleza, onde fica? Existe relação entre uma mente tranquila e um corpo belo? Descubra agora

Por Alessandra Siedschlag e Ana Paula Xavier


Para a Dra. Edith Kawano Horibe, cirurgiã plástica e especialista em Medicina Antienvelhecimento, a resposta para a pergunta acima é: sim. “A medicina tradicional entende que o ser humano é um ser bio-psico-sócio-espiritual, intimamente mergulhado na natureza, da qual é parte integrante”, explica a médica. Portanto, a doença aparece quando existe um desequilíbrio desse todo. Curar-se, nesta visão, significa se reconectar com a sua essência, com o “todo”.



A Dra. Edith continua: “Para esta cura acontecer, utilizamos a medicina convencional no tratamento do campo físico; a medicina ortomolecular e a nutrição para o biológico; a homeopatia para o aspecto vital; a fisioterapia funcional para algum campo entre o vital e o mental; a psicoterapia para o mental. Para a área supramental, ou seja, o campo da área vital da cura por meio das ondas cerebrais, utilizamos a meditação”.

A meditação, segundo esta linha de pensamento, promove uma desintoxicação geral, da mente e do físico. É aí que entra a questão da beleza. “A meditação melhora o aspecto físico e também previne o envelhecimento”, afirma a médica. “Existem 674 trabalhos científicos entre 1976 e 2006 que tratam da relação da meditação com a saúde”, diz a Dra. Edith. Segundo ela, eles mostram que a ela tem uma grande importância para uma longevidade saudável. “Logo, a meditação interfere na melhora da pele, do cabelo e do corpo, pois desenvolve um tratamento global no ser humano”, conclui ela.



É fácil meditar?

Sim e não. A parte boa é que existe mais de 100 técnicas de meditação diferentes, o que aumenta a chance de você gostar de pelo menos alguma delas. A parte mais difícil é: precisa haver disciplina.

A base da meditação é o relaxamento da lógica. Os iniciantes vão ter uma sensação de calma e bem-estar, uma paz, que se manterão por várias horas depois da técnica. Com a meditação, o corpo entra em um relaxamento profundo, uma vez que as vozes mentais do dia-a-dia (as contas a pagar, a briga com o namorado etc.) são esquecidas.

Além disso, a meditação melhora o oxigênio, reduz a melanina, ligada ao estresse, e aumenta a serotonina, ligada ao bem-estar. Dentre as diversas técnicas de meditação a prática pode ser feita de forma ativa, isto é, em movimento, ou de forma passiva, que é a mais utilizada.


Meditação na prática:

Procure uma técnica básica até encontrar aquela com a qual você se adapte melhor. Pratique regularmente. O ideal é duas vezes por dia, de manhã e à noite. Se não for possível, pratique só de manhã. Medite por 20 a 30 minutos a cada vez, sem interrupções. Aqui vai um exemplo de meditação que você pode tentar em casa:

*Comece trabalhando com a respiração: conte de 1 a 3, distendendo o abdome.

*Prenda a respiração, conte até 3. Expire em 3 tempos também, agora contraindo o abdome.

*Seu foco (que chamaremos de “âncora”) vai ser a atenção voltada ao abdome, dois dedos acima do umbigo, e ao ritmo da sua respiração.

*Assim, você vai entrar no relaxamento lógico. Quando pensamento “intruso” vier, repita a âncora – e assim por diante.


Fonte: IG Beleza

- -

1 comentários:

Michele disse...

Muito legal o Blog.
estarei sempre aqui
Michele