_____

Dê um fim ao inchaço corporal


quarta-feira, 18 de março de 2009

Atitudes simples, como não exagerar no sal, fazer exercícios físicos podem ajudar a resolver o problema. Veja as dicas!!!

Por Daniela Hueb



Chova, faça frio ou calor, o inchaço (ou edema) incomoda a maioria das pessoas. Esse problema não é exclusivamente de mulheres. Os homens também podem apresentar inchaço, principalmente se sofrem de excesso de peso, levam uma vida sedentária e abusam de sal na alimentação.



Os inchaços ainda imperam no gênero feminino, pois os homens apresentam o metabolismo mais estável. Nas mulheres, devido ao período fértil e por consumirem muita energia, os hormônios estrogênio e progesterona auxiliam no aumento da glicose sangüínea. Glicose no sangue significa demanda de sódio, e como conseqüência, retenção de líquidos, inchaço e aumento da pressão arterial.


Nem sempre o problema aparece por alguma disfunção hormonal ou sistêmica, e sim pela dieta inadequada e inatividade física.

Consumir alimentos muito salgados e ricos em sódio faz com que esse mineral fique em elevada quantidade no organismo, favorecendo o inchaço temporário.

Entre os alimentos ricos em sódio estão os embutidos, queijos amarelos, enlatados e as preparações temperadas excessivamente com sal. Ainda, salgadinhos e produtos diet e light (mesmo refrigerantes).

A retenção de líquidos ocorre quando uma pessoa, ao longo da vida, consome uma dieta quase exclusivamente à base de carboidratos, principalmente o açúcar. Este açúcar, quando consumido, vai ser sintetizado pelo aparelho digestivo ao seu produto final, a glicose.


Para o organismo, glicose significa energia, e como o organismo não quer desperdiçar esta energia, ele pede um auxílio ao sódio para reter a glicose no sangue e assim não deixá-la ser eliminada na urina. A conseqüência? A pessoa incha e a pressão arterial aumenta.

Alguns problemas de saúde também podem ser responsáveis pela retenção hídrica. Entre eles, as alterações cardíacas, pressão alta, gravidez, alterações hormonais como hipotireoidismo, falta de proteínas no organismo, anemias, doenças renais e uso de corticóides, entre outros.

É importante lembrar que a utilização de diuréticos não é recomendada durante a gestação porque eles prejudicam o fluxo de nutrientes da placenta para o bebê, assim prejudicando o seu desenvolvimento normal.


Na tensão pré-menstrual ocorre um aumento progressivo do nível de progesterona no sangue, e essa mudança traz sintomas físicos como inchaço, ansiedade e desejo por alimentos adocicados.




Como preveni-la e combatê-la

- A prevenção é ingerir alimentos ricos em proteínas, como carnes magras, gelatinas diet, queijos magros e claras de ovos;

- Beber bastante líquido, de dois a três litros por dia, porque senão o organismo entende que estamos em escassez de líquidos e para prevenir uma desidratação, faz o efeito contrário, ou seja, retém-os;

- Evitar sal. Portanto, quanto mais nos mantermos hidratadas, menos ficaremos inchados;

- Praticar qualquer atividade física pelo menos duas vezes por semana e por uma hora;

- Fazer drenagem linfática: é uma técnica realizada manualmente pela esteticista ou fisioterapeuta que tem como objetivo movimentar a linfa e os líquidos que estão entre os órgãos, conduzindo-a para a circulação e eliminando-a pela urina. Ela auxilia na regeneração dos tecidos, ativa a circulação, é coadjuvante para eliminar líquidos retidos e relaxante;


- Os cremes corporais são coadjuvantes no tratamento da retenção de líquidos por conterem substâncias como a cafeína (auxiliar na queima de gorduras e ativadora da circulação). O ideal é associá-la com silício que melhora a qualidade da pele e facilita a penetração dos compostos ativos;

- Os chás são hidratantes e apresentam efeito diurético. É interessante tomar de duas a três xícaras ao dia. Os mais indicados são o chá verde e o branco. Eles são termogênicos, ou seja, aumentam a temperatura do organismo por serem bebidas quentes, e para a temperatura voltar ao ideal é necessário queimar calorias. Portanto, ajudam no emagrecimento;

- Diminuir a ingestão de alimentos ricos em sódio, como embutidos, conservas, picles e queijos amarelos;

- Aumentar a ingestão de legumes e verduras. Se o inchaço persistir, procure um médico para que sejam investigadas as causas desta retenção.


Agora que você já sabe como prevenir a retenção de líquidos, adote uma dieta equilibrada, matricule-se numa academia ou estipule um horário fixo pelo menos duas vezes por semana para caminhadas.

Não venha com a velha desculpa de que não tem tempo. Só priorizamos o que nos é importante, e para ver novelas e namorar todo mundo encaixa um horário. Lembre-se: o nosso corpo é nosso bem mais precioso, portanto, cuide-se já.



* Daniela Hueb é dermatologista e nutróloga, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, da Associação Brasileira de Nutrologia e da Sociedade Brasileira de Antienvelhecimento. www.clinicadanielahueb.com.br

Fonte: Site itodas.uol.com.br


- -

0 comentários: