_____

Aprenda a consumir açúcar sem culpa


quarta-feira, 18 de março de 2009

Você não precisa riscá-lo do cardápio para evitar os quilinhos a mais! Basta comer na dose certa, abusando da Lei da Substituição

Por Shâmia Salem

Você não imagina o seu mundo sem açúcar? É daquelas que precisam de um docinho de manhã, à tarde e à noite para ficar feliz? Ok, não é para se sentir a mais culpada do universo. O sabor adocicado é um elixir mesmo, já que acalma, melhora o humor e dá ânimo.

Justamente porque a gente sabe de tudo isso é que não vamos pedir pra você riscá-lo do cardápio. Mas não custa dosar o consumo de sorvete, chocolate, bombom... Motivos?



*O branquinho está em muitas outras partes que vão além do açucareiro.

*Banana, beterraba, macarrão e derivados de farinha em geral também têm açúcar, então certamente você come mais dele do que deveria.

*Esse excesso se transforma em gordura no organismo aumentando os indesejáveis pneuzinhos.

*Também estimula a fome e desencadeia aquela vontade de beliscar o dia inteiro. Aprenda agora a driblar essas ciladas sem abandonar o lado doce da vida.



Os alimentos conhecidos como carboidrato são os maiores depósitos de açúcar (ou glicose). O lado bom das comidas adocicadas é que elas ajudam o cérebro a liberar serotonina, um neurotransmissor que regula as sensações de dor, sono, apetite e humor. A parte ruim é que, em excesso, o carboidrato é armazenado em forma de gordura e por isso engorda. Essa é uma das razões de terem surgido os regimes low carb (baixo carboidrato), que fazem o maior sucesso.

Não bastasse o risco de fazer a sua cintura desaparecer e aumentar a barriga, o açúcar ainda tem o agravante de estimular uma fome de leão. "Por ser refinado, ele é absorvido rapidamente, em mais ou menos meia hora", diz a nutricionista Mônica Beyruti, da Clínica Alfredo Halpern, de São Paulo. Apesar disso você pode, sim, se presentear vez ou outra com um docinho, afinal ele é o combustível para o sistema nervoso se manter ativo e alerta. "Ingerir 10% do total de calorias da dieta em forma de açúcar é o suficiente para evitar sonolência, indisposição, fraqueza, mau humor, déficit de atenção ou de raciocínio", explica a nutricionista Madalena Vallinoti Moya, da clínica Personal Diet (RJ).




MOCINHOS E VILÕES

Já reparou que o ponteiro da balança sobe mais facilmente quando você come certos tipos de carboidrato? Isso tem a ver com a porção de glicose que ele possui, uma taxa chamada pelos especialistas de índice glicêmico (IG) e que tem três níveis:

IG ALTO - Superior a 70, é encontrado no mel, na cenoura, no pão francês, na melancia e na batata. Portanto, devem ser consumidos com cautela.
IG MODERADO - Fica entre 50 e 69 e está presente na banana, na laranja, no arroz branco e no macarrão.
IG BAIXO - Inferior a 49. Contido na maçã, na pêra, no leite de vaca e de soja.

Infelizmente não dá para saber o IG só olhando a comida. Você teria que andar com uma tabela nutricional a tiracolo. Mas como isso não é nada prático, a melhor saída é controlar as doses de açúcar que entram no seu corpo. "Usar produtos dietéticos é uma boa pedida", sugere a nutricionista Roberta Schein, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Tomando esses cuidados o açúcar vai ser absorvido mais devagar e não elevará tão rapidamente os níveis de glicose no sangue, que, segundo a endocrinologista Karla Saggioro, de Curitiba (PR), favorecem a formação daquele tipo de gordura difícil de ser eliminada, inclusive com a série mais potente de ginástica.




Hormônios em fúria

Vamos combinar que não há nada mais reconfortante para acalmar a irritabilidade típica da TPM que uma barra de chocolate. A oscilação hormonal que antecede a menstruação desencadeia a necessidade fisiológica de comer alimentos que promovam o bem-estar. Em um mundo ideal, o correto seria ingerir uma fruta a cada três horas, mas na vida real sabemos que às vezes somente um bombom é capaz de nos acalmar.

Claro que essa atitude tem um preço: pode provocar a dependência de açúcar e desenvolver o diabetes. A tática para deixar de ser refém do doce envolve a reeducação alimentar. Ao seguir uma dieta equilibrada, você aprende a se controlar e a pensar duas vezes antes de cometer abusos. Mas enquanto você não chega a esse estágio, veja abaixo como reduzir o açúcar no seu dia-a-dia.





Para as amantes de açúcar

Coma tudo o que gosta usando a Lei da Substituição. Assim você satisfaz as vontades sem comprometer o shape. A dica é optar por alimentos e bebidas com menor quantidade de carboidrato - calculado em gramas na tabela abaixo, montada pela nutricionista Márcia Dal Medico (SP), e mostre que você é uma garota esperta!



Adoçante na balança

Caipirinha, vitamina, capuccino... Tudo fica diet e delicioso se você usar um adoçante que tem gosto de açúcar de verdade - os mais parecidos são frutose, steviosídeo, acesulfame-k, sucralose, aspartame e sacarina, pois não deixam aquele gosto residual.

Mas tome cuidado: o adoçante também pode engordar. "Quem exagera nas gotinhas, com o tempo, acostuma o paladar a se satisfazer somente com o sabor bem doce. Daí, quando decide comer um chocolate ou outro alimento que leva açúcar na formulação precisa ingerir uma quantidade grande para alcançar a doçura a que está acostumada e se saciar", explica a nutricionista Mônica Beyruti (SP).

Fonte: Revista OUSE

- -

0 comentários: