_____

Com que shampoo eu vou?


domingo, 15 de março de 2009

Na hora de tratar os cabelos, é sempre bom procurar o melhor para você

Por Mariana Zafalon


De tempos em tempos, surgem no mercado shampoos específicos para cada tipo de cabelo e com promessas milagrosas para domar cachos, deixar o cabelo mais liso ou até dar aquele brilho maravilhoso às madeixas.



Mas será que eles conseguem cumprir todas essas promessas? E como escolher o melhor tipo para o seu cabelo, se apenas alguns anos atrás tudo que tínhamos que saber era se nosso cabelo era seco ou oleoso? “O profissional é o único que pode avaliar qual é o tipo de cabelo”, explica a cabeleireira Dilma Batista, do Visage Coiffeur. Uma regrinha interessante, que vale para todos os tipos de cabelo, é nunca lavá-los com água muito quente, porque ela abre os poros do couro cabeludo, o que produz mais oleosidade. O velho ditado de que a água morna dá mais brilho aos cabelos vale – e muito!



Escolhendo errado

Dificilmente haverá uma escolha errada no tipo de shampoo a ser usado. “Só tem diferença quando alguém com os cabelos secos usa o produto para oleosos, pois aí resseca mesmo”, conta Dilma. Se a preferência for dada àqueles indicados para cabelos normais, não haverá mudança nenhuma. Porém, shampoos específicos, como os para cabelos cacheados, costumam alterar bastante a aparência final. Mulheres de cabelos tingidos devem sempre usar produtos próprios para isso, porque eles ajudam a manter a cor e o brilho, fazendo com que a tintura dure mais.



Troca de produtos

Uma das coisas que a gente mais ouve quando o assunto é o shampoo apropriado é que se deve sempre mudar de marca, porque o cabelo acostuma. Na verdade, não é o cabelo que acostuma, mas as necessidades que ele tinha que são supridas com o uso daquele shampoo. Portanto, não é necessário ter muitos produtos diferentes, a menos que eles não tenham o uso diário indicado, como é o caso de alguns utilizados por pessoas que fazem relaxamento.



E o condicionador, como fica?

O condicionador é um aliado importante no cuidado das madeixas. “O shampoo, na verdade, só lava. O condicionador trata o cabelo”, observa Dilma. Dessa forma, a escolha dele é ainda mais vital para dar aquele aspecto sedoso. Mulheres de cabelos secos podem optar por hidratantes sem enxágüe e com anti-frizz. Já as de cabelos oleosos podem escolher aqueles em spray, que costumam ser mais leves – e evitam o aspecto pesado. É importante lembrar que o condicionador só deve ser aplicado no comprimento e nas pontas dos cabelos, e nunca na raiz, para não deixar as madeixas oleosas.


Fonte: Site DNAmulher.uol.com.br

- -

0 comentários: