_____

Rápidas e eficientes


domingo, 15 de março de 2009

Será que você consegue, mesmo, ficar malhada com 30 minutos de exercício?

Por Thaís Romanelli


Cuidar da casa, dos filhos, do marido, trabalhar e ainda fazer sobrar um tempinho para si mesma é o desafio diário da mulher de hoje. A correria do cotidiano, aliada à nossa necessidade - e exigência deles – de nos mantermos impecáveis fez com que surgisse um novo conceito de exercício físico: as academias expressas.



Com slogans que prometem emagrecimento com apenas 30 minutos de exercícios diários, são exclusivas para mulheres e oferecem séries de atividades físicas que incluem aquecimento, exercício aeróbico, fortalecimento muscular, resfriamento e alongamento, elas conquistam cada vez mais um público com vontade de se mexer – mas sem tempo ou disciplina para isso.

Pioneira no sistema, a Curves nasceu nos Estados Unidos em 1990 e conta com 9 mil unidades espalhadas por 30 países. Só no Brasil, são 201 funcionando há menos de cinco anos. Seguida por outras, como a Contours, essas academias buscam mesclar exercícios localizados e aeróbicos de acordo com o objetivo da aluna.

Até aí tudo bem, mas há uma grande crítica em relação a estas academias. As professoras coletivas, que instruem todas as alunas simultaneamente, são alvos de crítica. “Muitas vezes senti falta de um instrutor me acompanhando a cada exercício”, diz a bióloga Marisa Mendes, de 49 anos, que fez três anos de Contours. Já para a psicóloga Maria Lúcia Freitas, que é adepta ao método há dois anos e meio, a ausência de profissionais que dêem uma atenção particular não dá nem para ser sentida. “A meia hora passa tão rápido que você nem chega a perceber. As professoras se esforçam em manter o alto-astral e de sete em sete minutos a música que embala os exercícios pára, cada uma mede sua freqüência cardíaca e passa para o próximo aparelho”.

Além da mágica de perder peso com o mínimo esforço dos 30 minutos, esse tipo de academia ainda conta com a vantagem de ser exclusivo para o público feminino. Apesar de, para muitas, isto ser uma pena, por impossibilitar a distração com os bonitões sarados das academias convencionais, a maioria acredita que isto é sinônimo de mais conforto, deixando as mulheres mais à vontade para realizar exercícios e desfilar com as roupas justas de academia, apesar de não estarem – ainda – em forma.



Contra-indicações?

Segundo a personal trainer Rosane Vasques exercícios como os propostos pelas academias expressas não tem contra-indicações específicas. Dependendo do caso, são apenas insuficientes. “O único risco que se corre é fazer o treinamento de forma inadequada, provocando dores musculares e até mesmo possíveis distensões, portanto, instrução profissional, mesmo que não individualizada, é indispensável.”

Rosane ainda pontua que o revezamento entre os aparelhos é bem interessante porque ‘obriga’ as alunas a exercitarem diversas partes do corpo. “A idéia de se exercitar apenas 30 minutos por dia é bacana porque faz com que as mulheres adquiram o costume aos poucos de se praticar exercícios físicos regularmente, além de não permitir excessos”, completa.



Eles não perdem tempo...

Espertos, não demorou muito para os homens também entrarem na onda. Mantendo o mesmo esquema das femininas, academias como a Go, lançada em 2005 no bairro de Moema, em São Paulo, oferecem os serviços de revezamento de aparelhos durante 30 minutos diários também ao público masculino. Assim como nas mulheres, os resultados também têm sido bons. “Me inscrevi sem achar que fosse dar certo, achava 30 minutos muito pouco para conseguir perder peso e ganhar massa muscular”, conta o arquiteto Rogério Pestana, de 37 anos. Mesmo desacreditando no método e tendo certeza que a propaganda era enganosa, ele decidiu experimentar porque não tinha muito tempo para malhar. E, para ele, o resultado foi bem satisfatório. “Fiz os exercícios conforme o indicado durante dois meses, perdi peso como desejado e depois recuperei ganhando massa muscular bem como queria, adorei”, relata.

Fonte: Site DNAmulher.uol.com.br

- -

1 comentários:

curtidas no instagram disse...

HAHAH muito bom essa dica me ajudou muito adoreii blog show !