_____

Salada no Sanduba


domingo, 1 de fevereiro de 2009

Está aí uma boa idéia para você começar a gostar de folhas – escondê-las dentro do sanduíche. Preparamos cinco receitas para você se inspirar e se convencer de que dá para incluir verduras e legumes no cardápio com muito prazer

por Eliane Contrera


Você já está convencida de que vale a pena, para o bem do corpinho e da saúde, comer salada. Pôr isso em prática, no entanto, é outra história. Se faz parte do time que morre de preguiça de colocar um verdinho no prato, que tal experimentar um jeito diferente de encarar o agrião e a cenoura?


O grande barato é encaixar esses vegetais dentro do pão, montando um megassanduíche gostoso e colorido. “Combine bem os ingredientes e transforme essa idéia numa refeição completa e balanceada, que pode servir de almoço ou jantar”, sugere a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo. Para isso, é preciso que a receita tenha carboidrato do bem, proteína magra, um pouco de gordura boa e fibras (você já vai descobrir quais são). Tudo da melhor qualidade — escolha sempre produtos frescos, coloridos e variados —, do jeito que seu corpo precisa!


Cuidado com os sanduíches naturais vendidos nas praias e lanchonetes. Eles são feitos com maionese e, por isso, são bastante calóricos.



Acerte no pão e no recheio

As boas escolhas para o seu sanduba-salada

Carboidrato: fundamental para dar energia e evitar ataques de comilança. A melhor fonte é também o personagem principal do sanduíche, o pão. Prefira o integral, rico em fibras. Folha e sírio, são outras boas escolhas, porque têm pouca massa.

Proteína: ajuda a fabricar os músculos e a prolongar a sensação de saciedade. Onde encontrar esse nutriente? Queijo branco, ricota, cottage, frango, carne e presunto magros, peito de peru, ovo, salmão e atum em água.

Gordura: tem funções importantes no organismo, como transportar as vitaminas para as células. A gordura amiga está no azeite de oliva extravirgem, na azeitona e nas frutas oleaginosas (castanha-dopará, nozes e amêndoa).

Fibras: dão saciedade e favorecem a digestão. Estão especialmente nas frutas, nas verduras e nos legumes, que também são fontes de vitaminas e minerais. Use alface, rúcula, tomate, pepino, cenoura, abobrinha.




Fonte: Revista Boa Forma

- -

0 comentários: