_____

Maquiagem preta


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009


Pretinho básico
Poucas mulheres resistem a um olho negro. E muitos maquiadores têm dúvidas na hora de fazê-lo. É preciso manejar os pincéis com muito cuidado, da forma certa e na intensidade adequada para um resultado poderoso

por Rosana Faria de Freita


Sem borrões

Marcos Costa e Tânia Trindade dão dicas preciosas para os profissionais que desejam deixar suas clientes com olhos negros de gata.





SOMBRA PRETA – O primeiro passo é usar o produto, de textura macia, da raiz dos cílios em direção à sobrancelha. Mas, atenção, sem chegar nela, indo até a dobra (côncavo) da pálpebra móvel. Passar, também, uma leve camada rente à raiz dos cílios da pálpebra inferior. Para obter um efeito suave usa-se um pincel com ponta de esponja ou cerdas retas, ou a ponta dos dedos. Depois, vale esfumar, suavemente. Criar um degradê, escuro embaixo e mais claro em cima, formando um triângulo. É melhor colocar sombra aos poucos, pois sempre é mais fácil acrescentar do que tirar. Lembrete: o efeito será um pouco over mesmo, exagerado e, por isso, o maquiador deve usar o bom senso (e seu olho clínico!) para saber a quantidade exata. Esfumar, também, embaixo dos cílios inferiores, com a ajuda de um pincel fino.




SOMBRA EM CREME – Esse é o “toque de mestre”. Por cima do produto em pó, aplicar uma levíssima camada de sombra preta cremosa, ou gloss próprio para os olhos. Usar a ponta dos dedos, em rápidas batidinhas. A mistura deixa o olhar intenso e o acabamento, ultramoderno.





LÁPIS PRETO – Com esse curinga, circundar o olho, em cima e embaixo, na parte interna e externa, rente à raiz dos cílios. A ponta deve estar arredondada para não machucar. Embora o delineador possa entrar em cena, o lápis preto é mais versátil. Permite, por exemplo, que se crie uma terceira textura, se misturado à sombra. Fazer isso se quiser maximizar o efeito – com a pontinha do lápis “sujo” de sombra, aplicar onde se deseja carregar mais o negro dos olhos. O efeito de cintilação é dado lá em cima, bem perto das sobrancelhas. Deixar uma delicada camada de sombra no tom pérola para iluminar o olhar. Mas muito, muito de leve mesmo.





MÁSCARA PARA CÍLIOS – Ela é imprescindível. Usar sem economia nos cílios superiores e inferiores, para ajudar a “abrir” o olhar. O curvex pode ser requisitado antes ou depois que o rímel estiver bem seco. Atenção: maquiadores profissionais devem ter um estojo com vários tipos de máscara – de volume, alongadora, definidora, multifuncional. E nenhum problema misturá-las. O pulo-do-gato é usar a de cor branca antes – o procedimento aumenta em até 40% o volume dos cílios.





Truques finais

1. Olhos negros, diz a regra, pedem lábios apagados, com batom cor-de-boca ou gloss. Ok, mas não precisa ficar engessado nisso. “Já vi olhos negros com boca berinjela e ficou o máximo. Mas é claro que, na dúvida, não se deve arriscar”, recomenda Marcos.

2. Para um resultado descolado, ao final do make-up, fazer risquinhos com lápis na dobra dos olhos – num efeito tipo “borrão”, como se eles tivessem “explodido”.

3. Alguns lápis têm textura inovadora, supercremosa, parecem uma mistura de pó e creme. Não são secos e espalham com muita facilidade. Usá-los preferencialmente e, se necessário, fazer com eles toda a maquiagem, dispensando a sombra.




Fonte: Revista CABELOS & CIA

- -

0 comentários: