_____

Fórmula do crescimento


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O cabelo cai e para desespero de suas clientes, ele não nasce mais ou se torna fraco e quebradiço, tornando impossível mantê-lo no comprimento desejado. A boa notícia para suas clientes é de que existe luz no fim do túnel. Veja quais as melhores técnicas que vão fazer as madeixas crescerem de maneira saudável

Por Priscila Jacob

Quantas vezes você já ouviu reclamações de clientes sobre o crescimento e a queda do cabelo? Muitas mulheres acham que os fios não crescem como deveriam e chegam até a afirmar que eles se mantêm no mesmo comprimento há anos. Mas será que isso pode acontecer? Para Eliana Nishida, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Capicilin, isso não passa de mito. “O cabelo não pára de crescer! O que acontece é que o ciclo do desenvolvimento capilar fica mais lento e o fio pode nascer mais fino, o que dá a impressão de que ele parou de crescer.”




“Esse ciclo mais lento e até mesmo a queda acentuada dos fios podem ocorrer por causa de estresse, má alimentação, disposição genética, deficiência de ferro e disfunções hormonais”, explica o farmacêutico Fan Guan Yu, responsável técnico da empresa de cosméticos Sinensis (SP). Além disso, ainda existe uma diferença entre crescimento de novos fios e crescimento de comprimento. A dermatologista Maria Rita Fernandes Casagrande, da clínica Cesare Ragazzi (SP), afirma que o crescimento do comprimento é determinado pela genética e depende também do estado geral de saúde e do couro cabeludo. Mas, na maioria das vezes, os mesmos princípios que afetam a evolução do comprimento também podem interferir na queda e no crescimento de novos fios.

Calcula-se que um indivíduo normal possua entre 100 e 180 mil folículos pilosos em seu couro cabeludo e cada fio dura de cinco a sete anos e depois cai. Portanto cerca de 10% dos fios da nossa cabeça estão em processo de queda e é normal perder cerca de 100 fios por dia. Para o médico Haruo Okawara, pesquisador na área de terapia capilar da clínica Kinsey (SP), até pouco tempo, a queixa de perda de cabelo recebia pouca atenção nas consultas médicas porque muitos profissionais consideravam o problema pouco interessante e incurável.

Felizmente, as pessoas que lutam contra a queda já podem contar com tratamentos eficazes que detém o problema e reativam os bulbos capilares enfraquecidos. Veja a seguir as melhores soluções para esse caso.




Radicchio
Desenvolvido na Itália por dermatologistas da Universidade de Milão e trazido ao Brasil pela terapeuta capilar Kátia Floris Aquarelli, em parceria com o Dr. Haruo Okawara, o tratamento consiste basicamente em uma loção antiqueda e promete resultados eficazes em 90% dos pacientes em fases iniciais de calvície. Além disso, a caspa e a seborréia também são combatidas e eliminadas já na primeira semana de aplicação. Novos fios mais espessos começam a surgir ao final do primeiro mês de tratamento.





Kit Sinensis
É composto por dois xampus e um creme à base de extratos naturais microencapsulados. Também não contém aditivos químicos e por isso não existem contra-indicações. O cliente deve lavar o cabelo com o xampu regenerador e massagear o couro cabeludo durante dois minutos. O creme, que é aplicado antes de dormir somente em regiões onde existam falhas, deve ficar no cabelo até o dia seguinte quando será retirado com o xampu fortificante. O resultado varia de pessoa para pessoa porque cada organismo responde de um jeito ao tratamento. Mas em geral, o usuário percebe o resultado no período de um a três meses. Fan Guan Yu, destaca que é preciso lembrar que o nascimento dos novos fios inicialmente não pode ser visível a olho nu e o acompanhamento se dá com o auxílio de microcâmeras. Após o tratamento pode ser que o usuário note um leve ressecamento dos fios devido a falta de agentes condicionantes nos produtos. O expert ainda recomenda utilizar xampus a base de ativos vegetais de fórmulas simples após o tratamento. O kit, que é suficiente para um mês e meio, custa R$ 260.





Linha Antiqueda e Linha Jaborandi, da Capicilin
A empresa de Cosméticos Capicilin possui dois tipos de tratamento voltados para o crescimento e prevenção de queda dos cabelos. A linha Antiqueda possui três opções de xampu – cabelos secos, normais e oleosos –, que devem ser aplicados duas vezes durante a lavagem. Em cada aplicação deve-se massagear o couro por três minutos e só então enxaguar. Após o condicionador da mesma linha, aplica-se o tônico antiqueda fazendo massagens circulares. Sem enxaguar, aplique o finalizador fortificante do comprimento às pontas. Em seguida penteie e não enxágüe.

Já a linha Jaborandi, que auxilia no desenvolvimento dos fios, é desenvolvida especificamente para cabelos com crescimento lento. O kit possui xampu, condicionador, tônico e máscara para pentear. Após a lavagem com xampu e condicionador, aplica-se o tônico no couro cabeludo, fazendo massagens circulares por 3 minutos. Sem enxaguar, aplique a máscara para pentear e novamente não enxágüe. Ambos os tratamentos apresentam resultados em cerca de duas semanas.

Eliana Nishida, explica que este tipo de tratamento costuma auxiliar procedimentos mais agressivos no combate à calvície, como tratamentos a laser e com hormônios e ressalta a importância de consultas a um dermatologista para fazer uma avaliação correta do problema. Os kits Capicilin custam em média R$ 50.




Tratamentos personalizados
Na clínica especializada em tricologia Cesare Ragazzi, o primeiro passo do paciente com queda de cabelo é se submeter a uma avaliação para medir o grau da calvície e entender as causas. Depois disso, é indicado um tratamento específico para cada caso. “Os tratamentos da clínica interferem na saúde dos fios, minimizando agressões sofridas e orientando quais os procedimentos adequados a cada paciente”, explica a Dra. Maria Rita. Em geral, são feitos tratamentos com loções ou tônicos capilares indicados para pacientes com queda ou alterações de crescimento. Os produtos são exclusivos da clínica e não podem ser comercializados em outro lugar. Existem contra-indicações em casos de pacientes alérgicos ou gestantes e os resultados aparecem em média após seis meses.


Fonte: Revista CABELOS & COSMÉTICOS

- -

0 comentários: