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Autodisciplina para o emagrecimento


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009


Estava divulgando o Blog nas comunidades do Orkut afora quando dei uma olhadinha nos tópicos e vi a postagem de um excelente texto que serve de certo modo como motivação para irmos em frente e seguir nossos objetivos.


A autora conta que todos de certa forma têm potencial para conseguir emagrecer, no entanto, mesmo com potencial as vezes falhamos pois nos falta Autodisciplina ... Vamos ao texto?



AUTO-DISCIPLINA PARA O EMAGRECIMENTO

Auto-disciplina é a habilidade de aderir a ações, pensamentos e comportamentos que resultem em crescimento pessoal. Uma pessoa sem disciplina pode ter um potencial enorme, mas terá dificuldade de atingir seus objetivos. Quantas pessoas decidem entrar em dieta e acabam engordando mais do que quando começaram? Situações como esta mostram que, sem disciplina, nossas ambições não saem do papel. Os quatro elementos necessários para desenvolver a auto-disciplina são:

1) Motivação;
2) Objetivos;
3) Auto-controle;
4) Persistência

A motivação é o princípio de tudo e só quando o indivíduo está verdadeiramente motivado é que tem forças para buscar os objetivos sonhados. Um problema que grande parte das pessoas enfrentam ao tentar encontrar motivação para operar uma mudança em sua vida são os falsos motivadores. Este é o caso, por exemplo, daqueles que decidem emagrecer pressionados por expectativas familiares. Considerando que esta fonte de motivação é externa ao indivíduo, ele dificilmente reunirá forças para atingir o alvo proposto.

“A motivação é o princípio de tudo e só quando o indivíduo está verdadeiramente motivado é que tem forças para buscar os objetivos sonhados”.


Ter objetivos claros e precisos é outro ponto fundamental, pois permite que a pessoa direcione os pensamentos, ações e esforços para alcançá-los. Uma estratégia interessante para a definição de objetivos é escrever uma lista com as metas que se quer atingir e enumerar quais atitudes devem ser tomadas para que se chegue lá. Esta estratégia permite que os objetivos tomem forma e aumenta as chances de sua concretização.

O próximo fator a ser observado é o autocontrole e para atingi-lo é necessário que a pessoa não sucumba aos desejos momentâneos. Deve-se aprender a adiar a satisfação instantânea (de comer uma barra de chocolates, por exemplo) e aguardar para obtê-la no futuro (ao vislumbrar um corpo magro).

O último ponto é talvez o mais difícil: a perseverança. Perseverar significa persistir apesar das dificuldades. Winston Churchil certa vez disse, que “o sucesso é ir de fracasso em fracasso, sem perder o entusiasmo”. Saber tolerar os erros e ter forças para superá-los é o que nos torna persistentes e, no futuro, vencedores.

Como se percebe, a autodisciplina é uma característica que pode ser conquistada. O indivíduo disciplinado atinge seus objetivos com maior facilidade e coloca-se cada vez mais próximo de seus sonhos. Vale a pena tentar!!!




Por Flávia Leão Fernandes.
CRP 06/68043

Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra e especialista em Psicologia Hospitalar com enfoque em obesidade.


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3 comentários:

Nathalia disse...

Olha esse texto é realmente ÓTIMO!
vou começar academia em poucos dias, e acho que encontrei o que faltava pra mim não desistir desta vez. Muito obrigada!! :D

Jéh disse...

Realmente ótimooo!!!!

Aline Miho Ide disse...

Atualmente frequento academia 4 vezes por semana e entrei numa dieta de reeducação alimentar. Esse texto foi muito bem escrito e, com certeza, vai ajudar bastante no meu desempenho.

Muito obrigada pela ajuda!

\(^_^)/