_____

Aprenda a comer bem no fast-food


sábado, 7 de fevereiro de 2009


Fast-food combina com vida saudável e bem-estar – desde que você faça as escolhas certas

Por Gabriella Araújo

Dá para escolher uma refeição saudável no restaurante fast-food? Depois que o tema ganhou até documentário e repercussão mundial, as grandes redes de lanchonetes finalmente conscientizaram-se de que, em tempos de valorização da saúde e do corpo em forma, teriam de oferecer lanches capazes de atender às necessidades nutricionais de maneira equilibrada. É claro que ainda há muitas bombas nos cardápios. Para ajudar a fazer as melhores escolhas, pedimos uma consultoria à nutricionista Paola Bueno Correia, da Recomendo Assessoria em Nutrição e Qualidade de Vida. Após avaliar cuidadosamente os cardápios (a maioria dos restaurantes disponibiliza, na internet, fichas nutricionais completíssimas de suas refeições), ela selecionou opções equilibradas para um almoço rápido, gostoso e sem culpa.



O equilíbrio das refeições

É importante ressaltar que, aqui, não levamos em conta o valor calórico da refeição, mas as características nutricionais de cada lanche. Quer dizer: todos eles combinam os principais nutrientes de que seu corpo precisa. Trocando em miúdos:

Proteínas
Presentes na carne, no frango, peixe, leite e queijo, elas desdobram-se em aminoácidos,
espécie de tijolinhos dos tecidos.

Carboidratos
São a principal fonte de energia do nosso corpo. Encontrados em pães, massas, frutas e doces.

Gorduras
Estão nos óleos, carnes e queijos, e têm um importante papel na formação da membrana das células. Além disso, estocam energia.

Vitaminas e minerais
São reguladores de todos os processos metabólicos do seu corpo.




Dicas para não errar no fast-food

- Fuja das escolhas mais calóricas, que quase sempre são também as menos saudáveis: frituras, empanados, doces ricos em gorduras, recheios e coberturas. Colesterol em níveis altos e diabetes são duas das graves conseqüências de uma alimentação descuidada.
- Aproveite as opções de salada.
- Prefira sanduíches com carnes grelhadas e sem maionese.
- Deixe os molhos e coberturas de lado.
- Sucos naturais e água-de-coco são algumas das opções megasaudáveis do fast-food. Se quer mesmo um refrigerante, vá de light ou diet.
- Para a sobremesa, prefira aquelas com ou à base de frutas e iogurtes.




A escolha mais saudável no cardápio do Habib'sComa bem no Habib's

Escolha da nutricionista
Prato Verão (kibe cru, tabule, homus e coalhada seca) + suco de abacaxi com hortelã + creme de papaya.


Por quê
O Prato Verão traz uma combinação perfeita. O tabule, salada de hortaliças frescas com trigo, é rico em fibras; o kibe cru, excelente fonte de proteínas; o homus, pasta de grão-de-bico, rico em aminoácidos; e a coalhada, à base de leite, outra fonte de proteínas e gorduras. Suco e sobremesa com frutas complementam a refeição.


Opção extra
Prato Primavera (kafta na bandeja, abobrinha recheada, charutos de repolho e de uva) + suco de morango e coalhada fresca.




A escolha mais saudável no cardápio do McDonald'sComa bem no McDonald's

Escolha da nutricionista
Premium Salad Grill (salada com frango grelhado e pãezinhos de ervas) + suco de laranja + iogurte com frutas vermelhas e cereais.

Por quê
Grelhado com salada em versão fast-food.
O frango é uma excelente fonte de proteínas. Na salada, com cenoura, tomate e queijo parmesão ralado, dá para encontrar vitaminas como A, C e betacaroteno, além de minerais como cálcio e fósforo. Pãezinhos com ervas fornecem carboidratos, combustíveis do nosso corpo.

Opção extra
Minisalad Shaker + Chicken Grill + suco de laranja + casquinha de baunilha.




A escolha mais saudável no cardápio do China In BoxComa bem no China In Box


Escolha da nutricionista
Yakissoba tradicional + suco de fruta.

Por quê
O Yakissoba é um prato muito bacana porque mistura uma grande variedade de nutrientes: o macarrão é fonte de carboidrato; os legumes, como brócolis, cenoura, acelga, pimentão e couve-flor, são ricos em vitaminas (A, C, folato, betacaroteno) e minerais (ferro, cálcio e potássio); os dois tipos de carne, a bovina e a de frango, fornecem as proteínas. Ainda tem o molho de soja, rico em sódio – mas cuidado porque é bastante calórico.

Opção extra
Risoto da China + suco de fruta.




A escolha mais saudável no cardápio do Bob'sComa bem no Bob's


Escolha da nutricionista
Bob’s Grill Churrasco + refrigerante light ou diet + sundae de banana e cereais.

Por quê
O hambúrguer sarado, com 160g de carne, é uma fonte riquíssima de proteína. Além de vitaminas e minerais, o tomate contém licopeno, um poderoso antioxidante que previne desde o envelhecimento das células da pele até determinados tipos de câncer. A sobremesa, com banana e cereais, é rica em potássio e fibras insolúveis.

Opção extra
Especialidades Bob’s (sanduíche de frango, atum ou peito de peru no pão de forma) + chá + sundae de morango ou chocolate.




A escolha mais saudável no cardápio do Burger KingComa bem no Burger King


Escolha da nutricionista
Whopper Jr. com Queijo + suco de fruta + torta quente de banana.

Por quê
Assim como o Yakissoba, este sanduíche, que nada mais é do que o bom e velho cheese salada, faz as vezes de PF ao reunir os principais nutrientes em um só prato. Com ferro e proteínas no hambúrguer e no queijo. A salada de alface, tomate, cebola e picles tem fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Ah, e dá para pedir versão sem maionese. A torta de banana é boa fonte de potássio.

Opção extra
Chicken Whopper + suco de fruta + torta quente de maçã.




A escolha mais saudável no cardápio da Pizza HutComa bem na Pizza Hut

Escolha da nutricionista
Salada Premium Pequena + Pizza Mussarela Individual (com massa fininha) + refrigerante light ou diet + salada de frutas.

Por quê
Começar com salada é uma maneira ótima de não exagerar. Os vegetais, ricos em fibras, promovem a sensação de saciedade. Carboidratos, proteínas e gorduras vêm combinados na pizza de queijo tipo mussarela. As frutas variadas da sobremesa são outra importante fonte de açúcar e vitaminas.

Opção extra
Salada Premium Pequena + Espaguete Integral ao Sugo + refrigerante light ou diet + salada de frutas.





Fonte: Revista GLOSS

- -

0 comentários: