_____

A Dieta do sono


terça-feira, 13 de janeiro de 2009


Por Isabelle Lindote


A qualidade do sono tem um impacto enorme em nossa vida cotidiana, pois problemas para dormir podem afetar o trabalho, a concentração e a habilidade de interação com as outras pessoas. Durante o sono o organismo e a mente se regeneram, permitindo que você se sinta revigorado e alerta na manhã seguinte.

As necessidades do sono variam de pessoa para outra; uma média de 7 a 9 horas por noite. Você sabe se está ou não dormindo o número de horas adequadas quando se sente bem no dia seguinte – a deficiência ou excesso de sono levam a pessoa a sentir-se cansada e irritadiça. Como os hormônios do crescimento são liberados durante o sono, bebês, crianças e adolescentes precisam dormir mais do que adultos.


Algumas substâncias químicas naturais do corpo aumentam o sono, mas a alimentação também desempenha seu papel.

Listamos alguns fatores que conhecidamente afetam o sono:


Comer muito pode atrapalhar o sono. Um lanche leve antes de dormir pode induzir o sono, mas o excesso de comida pode causar desconforto digestivo e dificultar o processo de adormecimento.
O álcool é uma faca de dois gumes. Pequenas quantidades de álcool podem ajudar a produzir o sono. No entanto, à medida que o álcool vai sendo metabolizado pelo organismo, o sono pode se tornar fragmentado.
A cafeína pode prejudicar o sono. Qualquer alimento ou bebida que contenha cafeína pode atrapalhar seu sono, embora isso não se aplique a todas as pessoas. Se você for sensível a esta substância evite-a nos períodos da tarde e da noite.

Esqueça a gordura. Se você consumir refeições ricas em gordura à noite ou ingerir alimentos que causem indigestão.



Fonte:Bemleve.com.br

- -

0 comentários: