_____

Fuja do efeito sanfona


terça-feira, 13 de janeiro de 2009


Por Isabelle Lindote

Encontrar alguém que conseguiu fazer dieta uma vez só sem engordar é raro. Infelizmente, o conhecido efeito sanfona atinge a maioria das pessoas que se propõem a emagrecer. Isso porque a minoria procura de cara o melhor caminho, que é o da reeducação alimentar. Quando chega o fim do ano, as academias ficam lotadas de pessoas que correm atrás do prejuízo a fim de eliminar os excessos do inverno. Os consultórios médicos e as clínicas de estética também não têm trégua. O problema é que esse engorda-emagrece-engorda prejudica a saúde e pode deixar o metabolismo totalmente desequilibrado.


A obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão, entre outros problemas. Uma pesquisa realizada pela UNIFESP/USP em setembro de 2007 aponta que 56% dos homens e 51% das mulheres no Brasil estão acima do peso. “Não adianta recorrer a métodos milagrosos para perda de peso rápida“, afirma a psicóloga Yara Daros, criadora do método de emagrecimento Forma Leve. “Ganhar ou perder peso num curto espaço de tempo não é saudável. O efeito sanfona faz com que a pessoa não consiga formar uma imagem corporal de si mesma”. Essa confusão mental pode causar distúrbio de imagem e afetar o equilíbrio psicológico.

Além da mente, o corpo também paga. “Em um processo sadio de emagrecimento, o organismo consome gordura corporal para gerar energia e preservar a massa muscular magra. Isso é impossível quando feito de maneira brusca”, explica o nutricionista Yuri Teles. “Ganhar ou perder requer tempo para que ocorra um ajuste metabólico no organismo, a fim de adaptar a ingestão com o gasto calórico diário. Se este tempo natural não for respeitado, é problema na certa”. Um outro aspecto importante é que, a cada quilo perdido, o corpo demora um mês para restabelecer as funções orgânicas. O que isso quer dizer? Quem emagrece dez quilos necessita manter o novo peso por pelo menos dez meses para afirmar que emagreceu de verdade.

Há quem consiga emagrecer apenas com reeducação alimentar, mas se você sente que precisa de algo mais, não hesite em procurar apoio psicológico. Nossa mente é capaz de se auto-sabotar. “O primeiro passo é abandonar hábitos pouco saudáveis. Pode parecer difícil em um primeiro momento, mas o esforço vale a pena quando o objetivo maior é a saúde, a prevenção de doenças e a conquista da boa forma”, afirma Yara. A prática de atividades físicas também é essencial para chegar ao peso ideal de maneira saudável.



Fonte:Bemleve.com.br

- -

0 comentários: