_____

Dieta das 7 chaves - Tranque o Efeito Sanfona


sábado, 24 de janeiro de 2009

Se você não põe fé na sua força de vontade, as chances de secar os malditos quilos extras (desculpe...) são bem remotas. Nem a mais esperta das dietas resolve o problema. Antes da próxima tentativa, siga a receita do médico americano que virou celebridade com seu livro. Faça uma faxina nos pensamentos e atitudes que boicotam o emagrecimento. Depois, é só subir na balança e comemorar

por Eliane Contreras

Sempre que você pensa em perder peso, vem à sua cabeça a combinação dieta e exercício, não é mesmo? A dupla, sem dúvida, é a mais eficiente na conquista de um corpo enxuto e a única que pode desenhar as tão sonhadas curvas.


Mas, antes de correr para a academia ou encher a geladeira com comidinhas light, pergunte a si mesma se está preparada para emagrecer. Seja absolutamente sincera: você está pronta para mudar pensamentos e atitudes negativas que, no fundo, são os culpados por essa silhueta pesada? Pelos menos 3 milhões de americanos foram buscar a resposta no livro A Dieta do Dr. Phil – Sete Dicas para Acabar de Vez com o Efeito Sanfona, do médico norte-americano Phil McGraw. Lançado no ano passado nos Estados Unidos, entrou rapidamente na lista dos mais vendidos do jornal The New York Times e lá está há sólidos dez meses. No Brasil, foi publicado em abril deste ano pela Editora Campus (39 reais) e já está batendo na faixa dos 25 mil exemplares.

O livro toca um ponto delicado: muitas vezes você quer, mas não deseja de fato, mudar o rumo das coisas e, inconscientemente, sabota seu projeto. Por isso, o dr. Phil propõe não só ajudá-la a responder às questões acima mas também oferecer as chaves para abrir portas que impedem a maioria das gordinhas de passar para o lado do peso certo, sem risco de cair no efeito sanfona. “A proposta do dr. Phil é uma adaptação da terapia cognitiva, linha da psicologia que sugere mudar atitudes mentais negativas para o sucesso em vários setores, inclusive no emagrecimento e na manutenção do peso”, afirma Marco Antônio Tommaso, psicólogo especializado em transtornos alimentares. As tais sete chaves servem para destravar uma a uma as várias portas (obstáculos, meias-verdades, armadilhas) que limitam a força para conquistar seus objetivos. Você tem de realizar o desafio que cada chave representa para ultrapassar cada porta. O dr. Phil garante que 80% das pessoas que obtêm todas as chaves passam a ter controle sobre o peso, deixando para trás a briga com a balança. Quer entrar nessa estatística de sucesso?



Você precisa mudar de atitude?

Este teste dá uma idéia de como você lida com a comida. Tomar consciência disso é o primeiro passo para a sua transformação

1. Você ingere um montão de comida em minutos.
a. Raramente.
b. Às vezes, quando está com pressa.
c. A maioria das vezes.
d. É um hábito.

2. Come escondido.
a. Raramente.
b. Às vezes, quando não tem o suficiente para dividir.
c. A maioria das vezes.
d. É um hábito.

3. Durante o dia, você sente vontade de comer:
a. Só nas refeições.
b. Ocasionalmente, nos dias mais estressantes.
c. A maior parte do tempo.
d. O tempo todo.

4. Quando deseja comer um segundo doce...
a. Afasta a idéia porque logo ela passa.
b. Começa uma atividade diferente para se distrair.
c. Come alguma coisa magrinha no lugar.
d. Se entrega à tentação.

5. Assiste à tevê enquanto come.
a. Raramente.
b. Às vezes.
c. Com certa freqüência.
d. Na maioria das vezes.

6. Assalta a geladeira à noite.
a. Nunca.
b. Algumas vezes.
c. Muitas vezes.
d. Freqüentemente.

7. Quando está cansada...
a. Deita-se para descansar.
b. Não faz nada.
c. Faz um lanche leve.
d. Come alimentos calóricos.

Pontuação
Calcule: a = 1 ponto; b = 0; c = - 1; d = - 2.


Quanto mais negativo o resultado, maior a urgência de você mudar os comportamentos inadequados em relação à comida. Só assim a dieta vai dar certo. As chaves do dr. Phil (veja a seguir) prometem ajudá-la nessa tarefa.



Abra as portas e passe para o lado do peso certo

1.Autocontrole: expulse os pensamentos derrotistas da sua vida

Você quer um corpo magro, mas seus pensamentos negativos boicotam seu objetivo. “Já que comi um bombom, está tudo perdido e vou bater a caixa inteira.” Muita calma nessa hora: você está se deixando vencer por um raciocínio mentiroso – uma coisa (um bombom) não precisa levar necessariamente à outra (comer a caixa toda). Troque o rumo de seu pensamento e diga para si mesma: posso, sim, compensar o deslize de ter comido o chocolate, colocando menos comida no prato na próxima refeição ou dispensando a sobremesa. Se repetir essa idéia várias vezes e agir dessa forma, o pensamento autodestrutivo de abandonar a dieta vai perdendo a força e desaparecendo da sua cabeça.

Para começar a sua transformação, proponha-se simplesmente a sanear alguns poucos pensamentos ruins de cada vez. O segredo é se exercitar nesse sentido: em vez de se convencer que você é um caso sem solução, acredite de verdade que vai conseguir se controlar diante da comida e será
uma vencedora. Quando chegar nesse estágio, vai estar de posse da preciosa chave do autocontrole.


2.Controle emocional: comida não é remédio contra a tristeza
Comer porque está triste, ansiosa, sozinha, estressada ou mesmo feliz — isso é tão comum! A gente se engana, alegando que a comida suaviza os males da alma porque tem aquelas tais serotoninas, substâncias que (isso é verdade) melhoram o humor. Mas, o problema é que esse tipo de “cura” pode entrar no piloto automático.

Sem refletir como e por que você está abalada, já bota a colher no pote de sorvete para levá-la à boca. Pior, depois vem culpa, o baixo-astral. Para quebrar esse ciclo vicioso, a recomendação é abrir a porta do controle emocional. Como? Nem sempre é possível mudar os acontecimentos, mas você pode transformar o jeito de interpretá-los.

Se não foi aprovada numa entrevista de emprego, em vez de se sentir uma fracassada e buscar conforto num saco de batata frita, seja racional: “Desta vez não deu. Mas sou uma profissional competente, portanto, vou me candidatar a um outro emprego”. Esse tipo de reação evita ferir seu
amor-próprio e daí não vai pintar o risco de curá-lo com comida.


3.Controle externo:crie um ambiente saudável à sua volta
A terceira chave abre o controle externo. Você deve projetar e administrar melhor o ambiente em que vive e trabalha, pensando no sucesso da dieta. Afaste as oportunidades que convidam a lanches desnecessários ou refeições muito gordas. Se você tiver alimentos leves e saudáveis por perto, no lugar de guloseimas, fica bem mais fácil reduzir a ingestão de calorias e recuperar o controle sobre o peso quase sem esforço. Livre-se também das roupas da época em que usava um manequim maior. Isso reforça a idéia de que, desta vez, você assumiu um compromisso sem volta com o seu corpo e bem-estar.


4.Controle dos hábitos:coloque no prato só o necessário
Você está cansada de saber que é péssimo comer em excesso, mas continua fazendo aquele pratão. Apesar de estar consciente e enxergar no espelho os resultados desse exagero, prefere o prazer da gula. Só que esse tipo de prazer pode fazer muito mal à sua saúde e atrapalhar a sua vida social. É urgente abrir a porta do controle dos hábitos e assumir o poder sobre a comida – não é ela que vai mandar em você. Um bom exercício para obter a chave dessa porta é se perguntar: como meu peso tem interferido na minha auto-estima? Quais as recompensas de estar gordinha? As respostas, com certeza, não serão positivas e podem ajudar você a refletir melhor sobre o desprazer da gula.


5.Controle da comida: vote sempre na qualidade dos alimentos
Você reduziu o volume de comida, mas continua preferindo alimentos ricos em calorias e pobres em nutrientes? Então precisa fazer mais algumas mudanças no seu prato. Quando passar a escolher alimentos leves e saudáveis, vai controlar seu peso sem sacrifícios. Como fazer isso? Programe melhor suas refeições, fique por dentro da composição dos alimentos, leia artigos sobre o assunto. Essas informações vão ficar martelando na sua cabeça, acionando o sinal de perigo para os fast foods e outras opções que engordam e não alimentam de verdade. Outro conselho: acostume seu paladar a hortaliças e frutas. Pronto, você abriu a porta do controle da comida.


6.Controle do corpo: mexa-se, mexa-se, mexa-se!
Praticar uma atividade física conta muitos pontos no emagrecimento e ajuda a segurar os ponteiros da balança lá embaixo, evitando o efeito sanfona. Você é avessa a exercício? Comece aos poucos, mas comece. Pode ser uma volta no quarteirão, desde que faça isso todos os dias. Se você não usar essa chave, importante para abrir a porta do controle do corpo, estará negando a si mesma a oportunidade de livrar-se dos quilos desnecessários. Quem faz exercício queima mais calorias mesmo nas horas do dia em que não está malhando.


7.Controle social: escolha (e curta muito!) os amigos
O seu grupo de amigos, a família, os colegas de trabalhos ajudam você na dieta? Quando eles torcem contra e não incentivam seus novos hábitos, fica difícil levar adiante o seu projeto magrinha. Se precisar de uma força, apele para profissionais como psicólogo ou nutricionista que apóiam sua decisão, além de ensinar truques que facilitam a virada. Mas deixe muito claro para todo mundo à sua volta que você precisa desse apoio – nem sempre as pessoas enxergam as suas necessidades. Figuras do contra, infelizmente, vão aparecer para atrapalhar sua evolução. Ótima oportunidade para usar a chave do controle social, reconhecendo a influência dos bons e maus relacionamentos em sua vida e tomando cuidado para que eles não a empurrem ou puxem para a direção errada.



Fonte: Revista Boa Forma

- -

0 comentários: