_____

Controle sua fome


terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Com simplicidade e inteligência, você consegue manter a vontade de comer sob controle

Você é daqueles que sentem uma fome gigante entre as refeições e atacam a geladeira sem nenhuma cerimônia? Calma! Essa gula não precisa se transformar na inimiga da sua dieta. Desde tomar água até respirar corretamente, algumas atitudes muito simples podem ajudar você a driblar essa vontade incontrolável de comer. Com os truques a seguir você mantém seus desejos alimentares sob controle – pelo menos até a próxima refeição.


Refresque-se com água

A água pode ser sua aliada para despistar a vontade de comer. Às vezes, o cérebro confunde a falta de hidratação com fome e, aí, beber um copo de água pode dar fim ao desejo pela comida. Outra vantagem: a água enche o estômago e dá a sensação de saciedade. Se você acha a bebida sem graça, que tal aromatizá-la? “Coloque no copo umas folhas de hortelã ou alecrim fresco, ervas nada calóricas e refrescantes”, diz a nutricionista Cinthya Maggi, especialista em gastronomia light


Distraia-se com as amigas

“Na dúvida se está com fome, desvie o foco da comida”, diz a nutricionista Luciana Setaro. Leia uma revista, faça um trabalho manual ou converse. Ao se distrair com um bom papo, você espanta a fome.


Alimente-se com ar

Sabia que é possível diminuir a sensação de fome com um exercício de respiração? Feche a boca, deixando os lábios entreabertos, e encoste a ponta da língua na parte interna dos dentes. Em seguida, inspire pela lateral da boca e expire pelas narinas. Repita esse exercício por três minutos algumas vezes por dia. “Como a respiração está ligada às emoções, com esse exercício você relaxa e tem uma sensação de frescor na boca”, explica o professor Anderson Allegro, da Aliança do Yoga. Você se equilibra e sente um profundo bem-estar. Assim, pode perceber se está realmente com fome ou se é ansiedade e gula.


Apele para os vegetais

Os alimentos crus também dão uma bela força quando a idéia é segurar a fome. Aliás, alimentos sólidos satisfazem mais do que os líquidos, porque ficam mais tempo no estômago. Por isso, sempre que puder, abuse das verduras e dos legumes crus. Os legumes não precisam ser ingeridos apenas nas refeições principais. Eles podem ser o seu lanchinho durante o dia. Assim, você fica satisfeita por mais tempo e demora mais para comer. Minicenoura, tomate-cereja e pepino podem ser levados para o trabalho. E são pouco calóricos.


Outras dicas
Veja outros truques para domar a vontade de comer

Dê mais valor à comida

Aprenda a comer com todos os seus sentidos. Pode parecer loucura, mas não é. Ao pegar uma fruta, por exemplo, sinta seu aroma e sua textura antes de morder. Ao mordê-la, mastigue devagar, sentindo o seu sabor. Ouça o barulho que o alimento faz na sua boca. “Ao estimular os sentidos, você valoriza o alimento que está ingerindo e a degustação fica cheia de prazer”, explica Alfredo Halpern, endocrinologista e autor do livro A Dieta dos Pontos. Por isso, nada de banalizar a refeição, ou seja, nada de comer enquanto está ao telefone ou vendo televisão. Ao fazer uma refeição com outra atividade, você nem percebe o que está comendo e o risco de exagerar aumenta.


Delicie-se com doce

Caso sinta um desejo incontrolável por açúcar, opte por alimentos inofensivos. Bata um iogurte desnatado com duas ameixas sem caroço ou com dois damascos secos no liquidificador. Ou um iogurte desnatado com duas colheres de suco em pó diet do sabor preferido.


Experimente lanchinhos

Outra estratégia infalível para tapear a fome é ter sempre à mão, na bolsa ou na gaveta do escritório, um saquinho com frutas secas como ameixa, damasco ou uva-passa. “Além de saborosas, essas frutas são energéticas e cheias de fibras, o que aumenta a sensação de saciedade. Só não exagere, porque elas são calóricas. Se a fome é pequena, basta uma porção com três unidades”, diz Luciana Setaro.


Tome um chá

“Sempre que sentir fome entre as refeições, tome chá frio de melissa ou de camomila, que são calmantes naturais”, sugere a culinarista Elizabete Presa. A fome também pode estar ligada à ansiedade e esses chás ajudam a controlá-la.



Fonte:Mdemulher.abril.com.br

- -

0 comentários: