_____

Café da manhã que ajuda a emagrecer


segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Quem nunca pensou em ficar sem tomar o café da manhã para continuar com a barriga muchinha igual quando acorda? Mas será que isso ajuda no processo do emagrecimento?

Vamos pensar juntos. Se somos o que comemos, se comermos menos seremos mais magros? Será que isso faz sentido?

Imagine que você ficou por volta de 8 horas sem se alimentar enquanto estava dormindo. Imagine que seu corpo é uma máquina que está à espera de energia para começar a trabalhar. Você simplesmente esquece de ligar sua máquina na tomada. Mas vamos imaginar que essa máquina tem uma bateria que faz ela trabalhar no stand by.
Por Nutricionista Cristiane Mara Cedra



Só que para isso precisa poupar bastante energia porque a máquina tem um chip de inteligência que controla o gasto de energia, já que ela não sabe em que momento você lembrará de colocá-la na tomada novamente. A produtividade da sua máquina acaba sendo prejudicada já que poupou energia. No momento que você lembra de ligá-la na tomada já é na hora do almoço. Mas aí ela estava bem esgotada de ficar fazendo a energia do stand by dar conta de mantê-la funcionando. A hora que ela recebe a energia da tomada a máquina simplesmente prefere acumular mais energia na sua bateria porque ela não sabe em que momento a escassez de energia voltará.
No nosso corpo acontece exatamente o mesmo procedimento. O corpo acorda necessitando de energia. Se não dermos, o corpo precisa tirar energia dos músculos para o coração bater, o pulmão funcionar, o cérebro pensar, etc. Fazendo disso uma rotina o seu corpo sabe que a escassez de energia dura às 8 horas de sono e mais pelo menos 4 a 5 horas de trabalho até a hora do almoço. Então todos os dias o corpo prefere guardar a energia do dia anterior para utilizar nesse período de escassez. Como resultado o seu corpo trabalhará mais lento ao longo do dia evitando gastar energia e guardará o máximo possível de energia a cada refeição. Ao invés de você fazer algo inteligente para emagrecer você está justamente favorecendo guardar energia (gordura) no seu corpo.

Faça um teste. Se você é daqueles que fica todos os dias com um pouco de café puro no horário de café da manhã, comece a ter um café da manhã completo como descrito no artigo de alimentação saudável. Você pode ganhar um pouco de peso no início, já que seu corpo está trabalhando mais lento, mas assim que ele perceber que a comida entra a cada 3 ou 4 horas, o corpo voltará a gastar energia favorecendo o emagrecimento.

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Já dizia o sábio ditado, temos que tomar café da manhã como rei, almoçar como príncipe e jantar como mendigos.

Fonte:Anutricionista.com

- -

0 comentários: