_____

Corpo magro e da cor do pecado!


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Com a chegada do verão, existe desejo maior do que estar com o corpo em forma e a pele dourada? Com esta dieta, rica em alimentos que aceleram o bronzeado, você perde 5 kg em um mês e fica pronta para arrasar no biquíni

Tatiana DuarteNão adianta querer fugir. Quando o verão se aproxima, traz com ele o calor que nos faz encurtar saias e vestidinhos e ansiar por mergulhos no mar. Mas aí vem o drama de ver o que meses sob roupas de frio fizeram com sua silhueta: gordurinhas a mais e pele branca como a neve.

A melhor saída, portanto, envolve um cardápio especial que ataca de frente esses dois inconvenientes. Com alimentos favoráveis à pele, a dieta preparada pela nutricionista Beatriz Botéquio, da Equilibrium Consultoria (SP), vai ajudá-la a eliminar mais de um quilo por semana, além de adquirir um bronzeado saudável e gradual. É claro que o sol é fator primordial para uma cor digna das gatas de praia. Mas a alimentação pode contribuir - e muito - para uma pele mais preparada para a exposição solar.

"Existem nutrientes presentes nos alimentos muito associados à proteção, pigmentação e renovação celular da pele, ou seja, que possuem alto poder antioxidante", diz a nutricionista Mariana Drago (SP). "O betacaroteno, por exemplo, inibe radicais livres, prevenindo o envelhecimento. Quando transformado no organismo em vitamina A, auxilia na formação da melanina, pigmento responsável pelo efeito bronzeado", diz Cristiano Merheb, nutrólogo do Espaço Merheb (RJ).

E então, se animou? Aprenda ainda algumas receitas de suco ricas nestes nutrientes e, de quebra, confira quais são os cosméticos ideais para proteger sua pele antes, durante e após a exposição solar. Ao lado, dermatologistas contam o que você sempre quis saber sobre os autobronzeadores. Desse jeito, só não chega linda à praia quem não quiser!


Bronze express

Pensando em apelar para o uso dos autobronzeadores para ganhar aquela corzinha dourada mais rápido? Fique atenta às dicas de três dermatologistas para não errar:

Escolha um tipo adequado à sua pele "Existem autobronzeadores com veículos leves para quem possui pele oleosa. Alguns contêm agentes que hidratam a pele, ideal para uso no corpo", diz a dermatologista Ana Paula Meski, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. "Pessoas com pele muito sensível devem evitar o produto", completa a dermatologista Patrícia Fagundes, da Clínica Aesthera (SP).

Prepare a pele antes de aplicar "Realize a depilação antes do uso do produto. Esfoliar a pele um dia antes também é indicado, para uniformizá-la", diz Ana Paula. "Antes de utilizar o autobronzeador, faça um teste em uma pequena área do corpo, para certificar-se de que não ocorrerá qualquer tipo de alergia, além de verificar a coloração que o produto dará à pele", diz Patrícia Fagundes.

Evite manchas "Passe uma quantidade menor nas regiões mais ásperas, como cotovelos, joelhos e pés. Peça ajuda para aplicar nas costas e aguarde a secagem total do produto para se vestir, o que varia entre 5 e 20 minutos", ensina Ana Paula Meski. Alguns produtos podem ser utilizados no rosto e no corpo. "Porém, como a pele do rosto é mais delicada e sofre maior interferência da produção de sebo, o que altera a cor do produto, é necessário ter mais cautela na aplicação", explica Luciana Conrado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Autobronzeador não é protetor "Os autobronzeadores são cremes que têm em sua constituição uma substância que, ao ser aplicada no extrato córneo da pele, produz um tom bronzeado. Não conferem proteção contra a radiação do sol, portanto, não liberam do uso de filtros solares", diz Patrícia Fagundes.

Faça a cor durar Evite o uso de sabonetes ou cremes esfoliantes e a própria esfoliação. "Tomar banhos rápidos, sem utilizar buchas, e usar cremes hidratantes também ajuda a prolongar a cor", completa Luciana.


Cardápio "acelera bronze"
Complemente este menu de 1.400 calorias diárias com uma boa ingestão de água, chás, sucos ou água de coco e garanta aquele tom dourado neste verão

>Clique na imagem para ampliar

A atitude certa em cada fase

Proteja sua pele e potencialize os efeitos da dieta com receitas de suco elaboradas pela nutricionista gaúcha Vanessa Franzen Leite. Complemente os cuidados com cosméticos poderosos


Antes de se expor ao sol aposte na beterraba

Por ser rica em betacaroteno, a raiz tem efeito fotoprotetor, reduz a sensibilidade da pele às queimaduras solares e estimula a produção de melanina, responsável pela pigmentação da pele.

Suco Lá Vem o SoL
Ingredientes
 1 tangerina
 1 cenoura (média)
 1 beterraba (média)
 2 pedras de gelo

Modo de fazer
Centrifugue todos os alimentos, coe e acrescente o gelo.



Durante a temporada, invista na cenoura

Também com boa quantidade de betacaroteno, que é precursor da vitamina A, ajuda na formação de melanina, que promove um bronzeado adequado.

Suco Garota Dourada


Ingredientes
 ½ mamão papaia
 1 cenoura (grande)
 2 damascos
 1 col. (sopa) de mel
 100 ml de água
 2 pedras de gelo

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador.


Após a exposição solar, vá de laranja

A fruta é rica em vitamina C, um poderoso antioxidante que reduz o efeito dos radicais livres produzidos pela radiação solar, retardando assim o envelhecimento da pele.

Suco Sempre Jovem


Ingredientes
 1 laranja sem casca
 1 folha de couvemanteiga higienizada
 1 cenoura (média)
 100 ml de água de coco
 1 castanha-do-pará
 2 pedras de gelo

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Fonte: Revista Dieta Já

- -

0 comentários: