_____

Mulher: sexo frágil?


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ao contrário do que muitos Acreditam, as mulheres não têm a saúde frágil. Tanto que a expectativa de vida dos brasileiros é maior entre elas (78 anos) do que entre eles (73 anos). Ma s a saúde não está só ligada ao sexo, mas também à genética e à qualidade de vida

Por Malu Bonetto


No século 19, a mulher era considerada tão frágil que se acreditava que ela precisava de cuidados e proteção para seu bem-estar e, caso isso não acontecesse, doenças como loucura, histeria e outras, poderiam aparecer. Hoje, em pleno século 21, manter o pensamento de que as mulheres são o sexo frágil é completamente inconcebível. Afinal, elas dividem o tempo entre casa, família, amigos e trabalho. Mas, por outro lado, chega uma hora que a fortaleza feminina enfraquece diante de tamanha sobrecarga de responsabilidade. Daí, é comum surgirem doenças relacionadas direta ou indiretamente ao estresse, sedentarismo e obesidade. E não podemos esquecer que também há a oscilação hormonal, doenças ligadas aos órgãos femininos.... Ou seja, mesmo estando no grupo que tem uma melhor expectativa de vida, é essencial mantermos os cuidados com a saúde. E para isso, nada melhor do que conhecer bem quais os males que mais acometem nosso bem-estar e saber como prevenir que isso aconteça.


CANDIDÍASE

O que é: causada pela cândida fungo natural da flora vaginal feminina , a candidíase ocorre quando há um desequilíbrio dessa flora e o crescimento exagerado do fungo. Os sitomas começam com uma mancha na roupa íntima de aspecto esbranquiçado associado a prurido (coceira) na região vaginal e perilabial, podendo, em estágio avançado, ter ardência vaginal.

Como prevenir: evite produtos sintéticos (inclusive calcinha de lycra e meia calça) para que a pele possa respirar e a umidade ser diminuída, faça a higiene genital com sabonete neutro em banhos diários, evite o uso de duchas vaginais que possam destruir a flora vaginal normal e use preservativo durante as relações sexuais.

Tratamento: para o início correto, deve ser procurado um médico ginecologista que vai avaliar cada caso. Mas, normalmente, é indicado o uso de creme vaginal ou medicação fungicida oral.


CISTITE

O que é: normalmente, essa infecção urinária é provocada por uma bactéria das fezes que ascende pela uretra e infecciona a bexiga. Entre os principais sintomas estão ardor ao urinar, vontade de urinar várias vezes ao dia e, em alguns casos, é possível encontrar sangue na urina. As mulheres têm uma propensão a ter um número maior de cistites por conta do comprimento de sua uretra, que é mais curto, o que facilita a ascensão de microorganismos da área genital para o interior da bexiga.

Como prevenir: recomenda-se não prender a urina, ir ao banheiro sempre que necessário e tomar bastante água.

Tratamento: antibiótico específico para cistite.



CÂNCER DO COLO UTERINO

O que é: alguns consideram uma doença sexualmente transmissível causada pelo HPV, pois em cerca de 99% dos casos ele é causado por esse vírus. "O HPV penetra no epitélio normal, fixa-se no DNA e provoca alterações celulares, levando às lesões precursoras do câncer de colo uterino. Se elas não forem diagnosticadas e tratadas, podem evoluir para o câncer localizado e depois, invasivo", explica Rogério Ramires (SP).

Como prevenir: realização anual de exames preventivos (colposcopia e papanicolau) e uso de preservativo.

Tratamento: através da cirurgia de traquelectomia ou conização de colo uterino, que é realizada atualmente pela técnica de cirurgia de alta frequência ou laser. A conização é a retirada de um fragmento em forma de cone do colo uterino, incluindo o canal cervical (parte interna do colo uterino). Se o câncer for invasivo, deve ser feita a histerectomia (retirada do útero) e quimioterapia.



DIABETES

O que é: doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue, problema que ocorre devido a falta de produção de insulina pelo pâncreas ou uma resistência à sua ação.

Como prevenir: hábitos de vida saudáveis como alimentação equilibrada e atividades físicas regulares. A obesidade e o sedentarismo são fatores que muitas vezes pioram o quadro do diabetes ou mesmo fazem com que ele se manifeste.

Tratamento: é indicado fazer mudanças do estilo de vida, como perda de peso, prática de atividades físicas, e uso correto da medicação quando indicada. O acompanhamento multiprofissional está sempre indicado, auxiliando no melhor controle e diminuição dos riscos futuros.


HPV (PA PILOMA VÍRUS HUMANO)

O que é: vírus transmitido através do contato da pele com a pele ou mucosa contaminada, é responsável pelo aparecimento de lesões verrugosas em diferentes tecidos, sendo que alguns tipos de vírus possuem tendência cancerígena, ou seja, fazem o tecido crescer e se diferenciar de forma desordenada.

Como prevenir: a principal maneira de prevenir é usar preservativo durante as relações sexuais e, claro, manter uma rotina diária saudável (alimentação e sono adequados, prática de exercícios físicos regulares, lazer, gerenciamento do estresse) para fortalecer a imunidade. "As mulheres que já tiveram relação sexual devem fazer o exame colpocitológico (papanicolau ou preventivo) pelo menos uma vez ao ano para rastrear as alterações causadas pelo vírus e evitar que estas virem um câncer do colo uterino", aconselha a ginecologista e obstetra Maria Cecília Erthal, diretora-médica do Centro de Fertilidade da Rede D'Or (RJ).

Tratamento: há duas técnicas que promovem uma intensa movimentação de íons intracelulares que levam ao rompimento da célula afetada e consequente destruição das lesões causadas pelos vírus. "O laser que emite ondas de luz amplificadas, provocando evaporação da água e carbonização do tecido, e a CAF, que utiliza um equipamento que emite ondas de alta frequência que permitem, ao mesmo tempo, o corte e a coagulação. Acoplado a esse equipamento há uma caneta com alça eletro-cirúrgica que vai promover a retirada da lesão. Alguns profissionais ainda usam a eletrocauterização convencional, que provoca a destruição celular pelo calor.



DEPRESSÃO

O que é: é mais comum nas mulheres devido ao impacto que os hormônios femininos têm sobre o humor. Os sintomas podem ser fadiga crônica, problemas de sono, alterações no apetite e costuma afetar a capacidade de concentração e de tomada de decisões.

Como prevenir: entre as medidas possíveis, aconselha-se "manter as atividades físicas, o círculo social, um trabalho gratificante, ajudam na prevenção da doença e quando instalada ajudam na melhora do paciente", aconselha o patologista clínico Francis Fuji do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica (SP).

Tratamento: acompanhamento psicológico.



DIABETES

O que é: doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue, problema que ocorre devido a falta de produção de insulina pelo pâncreas ou uma resistência à sua ação.

Como prevenir: hábitos de vida saudáveis como alimentação equilibrada e atividades físicas regulares. A obesidade e o sedentarismo são fatores que muitas vezes pioram o quadro do diabetes ou mesmo fazem com que ele se manifeste.

Tratamento: é indicado fazer mudanças do estilo de vida, como perda de peso, prática de atividades físicas, e uso correto da medicação quando indicada. O acompanhamento multiprofissional está sempre indicado, auxiliando no melhor controle e diminuição dos riscos futuros.



AVC (ACIDENTE VA SCULAR CEREBRAL)

O que é: ocorre por causa da falta de irrigação sanguínea (entupimento da artéria) em um determinado território cerebral e pode causar a morte do tecido cerebral ou ser passageiro, não constituir uma lesão neurológica definitiva e não deixa sequela.

Como prevenir: manter o colesterol estável, controlar a pressão, evitar obesidade, praticar atividades fisicas, cessar o tabagismo, além de reconhecer e tratar problemas cardíacos.

Tratamento: assim como acontece com todas as doenças vasculares, o melhor tratamento é a prevenção.



ENXAQUECA

O que é: doença caracterizada pelas crises de dor de cabeça pulsátil ou latejante nas regiões da fronte e têmpora.

Como prevenir: praticar exercícios físicos regularmente, evitar alguns alimentos vasodilatadores, como o chocolate, o vinho e os queijos envelhecidos, que podem provocar as crises.

Tratamento: cada enxaqueca tem peculiaridades e suas características variam de pessoa para pessoa, por isso o tratamento deve ser feito sob orientação de um neurologista, de acordo com cada caso. "É fundamental evitar a automedicação e o uso de anestésicos, pois além de não resolverem o problema, podem agravar a dor, tornando diária a dor de cabeça", ressalta o neurologista Abouch Krymchantowski, da Clinedoc (RJ).



HIPOTIROIDISMO

O que é: ocorre quando há a diminuição da função da tireóide, glândula localizada na parte anterior do pescoço que produz hormônios que afetam a maioria dos órgãos, incluindo coração, aparelho digestivo e pele. Na mulher, ainda está ligado a alterações menstruais, além de mudanças no peso.

Como prevenir: evitar colesterol alto, depressão e ganho de peso. "O diagnóstico é feito através da dosagem dos hormônios tireoideanos no sangue, onde se observa um aumento do TSH (hormônio tireo-estimulante)", esclarece a endocrinologista Ana Elizabeth Pavin, do Hospital Paulistano (SP).

Tratamento: é simples, eficaz e seguro, sendo necessário o uso de um hormônio sintético da tireoide que deve ser tomado indefinidamente para substituir a deficiência.




CÂNCER DE MAMA

O que é: ainda com causa desconhecida, o câncer de mama aparece quando as células dos seios vão crescendo descontroladamente até começarem a substituir o tecido saudável. Normalmente, começa com um pequeno nódulo que, com o tempo, pode crescer e se espalhar para áreas próximas, como músculos, pele ou órgãos vitais (fígado, cérebro e pulmão).

Como prevenir: após os 40 anos de idade, fazer anualmente o exame de mamografia e o auto-exame (as mulheres que menstruam devem fazê-lo na semana seguinte à menstruação e as que não mais, devem escolher um dia fixo para fazê-lo mensalmente).

Tratamento: se a doença ainda está localizada, indica-se a radioterapia (feita através de um aparelho que emite raios direcionados ao local onde estava localizado o tumor, para destruir ou impedir que as células de um tumor aumentem). Já a quimioterapia tem o objetivo de destruir células tumorais que possam ter migrado do tumor inicial da mama e estejam circulando pelo corpo. Também há casos em que é indicado a cirurgia para eliminar todo o tumor. "Dependendo do tamanho, durante a operação pode ser feita a retirada total do seio (mastectomia) ou apenas da área onde se encontra o tumor (setorectomia) ou ainda a retirada cirúrgica do quadrante afetado da mama sem a necessidade de retirar a glândula mamária toda (quadrantectomia)", esclarece o radiologista Décio Roveda, chefe do setor de procedimentos em mama do Femme Laboratório da Mulher (SP).



LINFOMA

O que é: "este é mais um tipo de câncer que se origina quando uma célula do sistema linfático normal se transforma em uma célula maligna, crescendo descontroladamente e espalhando-se pelo organismo. Caracteriza-se, em geral, pelo aparecimento de ínguas que crescem mesmo quando não há infecção", explica o oncologista Selmo Minucelli, do Lavoisier Medicina Diagnóstica (SP).

Como prevenir: a melhor medida é o diagnóstico precoce, já que não há nenhuma maneira conhecida de se prevenir.

Tratamento: pode ser feito com quimioterapia, radioterapia ou associação das duas e "em alguns casos, transplante de medula óssea", alerta o oncologista. Rodrigo Leijoto da Oncoclínica (RJ).



Sinais ÍNTIMOS

Às vezes, sua doença pode ter sido provocada por você. "Existem desejos inconscientes que fazem com que o cérebro impulsione energia para mover ou imobilizar partes do corpo", explica a especialista em neurolinguística Cristina Cairo, autora do livro Linguagem do Corpo (Ed. Mercuryo). Confira de que forma o seu inconsciente por afetar a sua saúde:

Gripes e resfriados: a gripe é uma espécie de fuga do organismo. Quando muita coisa está acontecendo ao mesmo tempo, de forma que você não tenha tempo de cuidar de si mesma, o corpo pede uma pausa urgentemente!

Enjoos: representa o medo sentido no caminho seguido, de perder o controle e de sentir que está impossibilitado de ser você mesmo. Quando o enjoo acontece no carro, significa que você não quer ir para onde vai.

Alergia na pele: quando você se vê obrigada a fazer o que não gosta, persuadida por pessoas de quem depende de alguma forma, surgirá, com certeza, uma coceira incessante, o que significa o desejo de arrancar aquilo que incomoda.

Tosse: representa a raiva que você não pode ou não consegue expressar e, assim, "não sai da garganta".

Fonte: Revista Plástica e Beleza

- -

0 comentários: