_____

Aposte na aveia


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Além de beneficiar a saúde, a dieta sai ganhando com o consumo do cereal

Por Gabriela Pio


Quando o assunto é a dieta, os cereais são aliados de quem quer controlar o peso e cuidar da saúde. Ricos em fibras, eles melhoram o funcionamento regular do intestino, previnem contra doenças cardiovasculares e ainda fazem o metabolismo funcionar melhor. Por isso, o consumo dessa turma é mais do que recomendado.

Um deles é a aveia. Além de ser o cereal mais rico em fibras e o mais barato do mercado (e de ser superfácil de encontrar), ele também é cheio de minerais (cálcio, ferro, zinco e cobre). O melhor de tudo é que a aveia vai muito além do mingau, podendo gerar diversas receitas; basta criatividade quando for o momento de se tornar o mestre cuca da casa. Em flocos, farelo ou farinha, dá para tirar muito proveito dela e sair ganhando com a dieta e com a saúde.



Perfeito para a dieta


Além dos benefícios que traz para o funcionamento do trânsito intestinal, a aveia é um cereal que possui digestão lenta. Assim, a fome vai demorar para dar as caras e a sensação de saciedade vai permanecer, sem que a vontade incontrolável de comer apareça entre uma refeição e outra. Segundo a nutricionista Maria Elisa Yaemiiam Jo, do Hospital São Luiz, é diferente comer um pãozinho francês, um carboidrato simples, e uma porção de aveia, um tipo de carboidrato complexo . "O pãozinho possui somente a farinha de trigo, que não é suficiente para saciar o organismo durante muito tempo, já a aveia é cheia de fibras", explica.


Aveia
Benefícios para a saúde


Basta falar em fibras que a primeira coisa em que se pensa é intestino preso. E, como a aveia é o cereal mais rico em fibras, não há como fugir do assunto: ela auxilia a flora intestinal a estar regulada. No entanto, não basta consumir a aveia, acreditando que ela vai fazer milagres. Como explica Maria Elisa, a água é forte aliada para dar fim ao desconforto. "É preciso consumir muita água para a aveia ser absorvida", completa. Consumir aveia regularmente ajuda também na prevenção de doenças coronarianas, já que as fibras controlam as taxas de gordura no sangue e garante que as paredes das artérias fiquem saudáveis.



Acrescentando ao cardápio

Café da manhã: depois de uma boa noite de sono, é hora de tomar um café reforçado para garantir energia ao longo do dia. A sugestão da nutricionista é acrescentar duas colheres de sopa de aveia no leite, no iogurte ou sobre frutas, como o mamão e abacate.


Café da manhã- aveia


Ao longo do dia


No decorrer do dia é possível acrescentar aveia às refeições sem que ela apresente grandes diferenças ao paladar. Uma boa pedida é usar a farinha de aveia no lugar da farinha de trigo nas receitas, que é mais fácil de diluir. Optar pela farinha também impede que aquelas "bolotas" de aveia em flocos sejam sentidos. "O floco de aveia absorve líquido e incha, fazendo com que pedaços apareçam", explica a nutricionista.



Mil e uma utilidades

Torta salgada, suflê de legumes, farofa, cookies, bolos, vitaminas e até em sopa: 'Uma opção que agrada o paladar e a dieta é polvilhar aveia por cima da salada de frutas", sugere Maria Elisa.


Fonte: Site Minhavida.com.br

- -

0 comentários: