_____

Perca peso descobrindo seu tipo metabólico


quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Se você está cansada de se dedicar a regimes e voltar a engordar logo depois, o livro Emagreça & Apareça ensina como ter sucesso para sempre

Por Fernanda Bosnich

Nos dicionários, metabolismo é o "conjunto de transformações químicas experimentadas pelas substâncias introduzidas no organismo". Ele é responsável por manter em dia as funções do ser humano: nutrição, movimentos, respiração, síntese, regulação, crescimento e reprodução, garantindo, portanto, a vida. Até aqui, nenhuma novidade. Nas próximas linhas, porém, esta palavra ganha um significado mais amplo. Em seu livro recém-lançado Emagreça e Apareça, o cirurgião vascular e nutrólogo Wilson Rondó Jr. investigou todas as funções do metabolismo de cada pessoa.



"Há 20 anos atendo pacientes que sonham eliminar peso e eu queria encontrar soluções viáveis e definitivas para eles. Ao seguir um desses regimes tradicionais, as pessoas conseguem emagrecer durante um tempo, mas, quando desistem, engordam tudo de novo", lamenta o nutrólogo.

Assim, tomando os animais como exemplo, o especialista percebeu algo aparentemente óbvio, mas fundamental para o sucesso de seu trabalho: ninguém é igual a ninguém. "Por que a girafa só come folha e o leão, carne, e um não sente falta da comida do outro?", questionou. Isso o fez concluir que só com uma dieta personalizada podemos atingir bons resultados. A partir daí, e com base na nutrigenômica - ciência que estuda a interação entre alimentação e genética -, dividiu o metabolismo em três tipos: carboidrato, proteína e misto.



Veja sua classificação

A obra traz um questionário com 65 perguntas relacionadas ao comportamento e à alimentação. Ao final, você vai descobrir se o seu "tipo metabólico" é "proteína", "carboidrato" ou "misto". Veja como as pessoas de cada um deles devem lidar com os alimentos:


PROTEÍNA
COMO É - precisam comer muita proteína para fortalecer o ramo simpático do sistema nervoso e desacelerar a assimilação dos alimentos. São pessoas que metabolizam carboidratos rapidamente e dependem da quebra do açúcar para gerar energia. SINTOMAS - apetite forte, desejo por gordura e alimentos salgados, não responde a regimes de baixas calorias, têm falta ou excesso de energia.
RECOMENDAÇÃO - dieta com média de 70% de proteína: carne, peixe, frango, ovos, leite, queijo, soja, etc.


CARBOIDRATO
COMO É - necessitam de altas concentrações de carboidratos para controlar o ramo parassimpático do seu sistema nervoso e acelerar a digestão dos alimentos. SINTOMAS - alta tolerância para doces, relativa falta de apetite, problemas com controle de peso, padrão de energia variável.
RECOMENDAÇÃO - cardápio com média de 70% de carboidratos, principalmente: frutas, legumes, verduras, massas e pães integrais, etc.


MISTO
COMO É - uma combinação dos dois anteriores. Pedem uma mistura bem equilibrada de nutrientes para controlar os sistemas: simpático e parassimpático. SINTOMAS - apetite variável, vontade de comer doces e carboidratos, fadiga, ansiedade e nervosismo. RECOMENDAÇÃO - equilibrar a alimentação com 50% de carboidrato, 35% de proteína e 15% de gordura.


CONCLUSÃO
O sistema nervoso autônomo é o principal regulador do metabolismo. Cada pessoa é neurologicamente mais infl uenciada por um ou outro, apresentando as seguintes características:
SIMPÁTICO - indigestão, azia, hipertensão, boa concentração e irritabilidade; PARASSIMPÁTICO - alergias, hipoglicemia, fadiga crônica, excesso de apetite. É socialmente extrovertido, decidido e cauteloso.



Alergias alimentares

Esse é um detalhe importante, de acordo com Wilson Rondó Jr. "Se você descobre que é do tipo proteína, mas não pode tomar leite nem comer queijo, precisa adaptar o cardápio, aperfeiçoando-o até chegar à dieta perfeita", alerta. O nutrólogo explica ainda que há a possibilidade de a sensibilidade a determinados alimentos interferir no processo de perda de peso. Essa alergia pode alterar os níveis de glicemia e comprometer o equilíbrio de insulina e glucagon (hormônio segregado pelo pâncreas que eleva o nível de glicose no sangue), estimulando a vontade de comer carboidratos e compulsão por outros alimentos. O resultado será a necessidade cada vez maior de consumi-los.
Saiba mais: com o livro Emagreça e Apareça, do médico Wilson Rondó Jr. (Editora Gaia, SP)




Turbinando o regime

Segundo o médico, não há nada que desabone os regimes equilibrados de emagrecimento. No entanto, é fundamental que cada um conheça melhor seu organismo para adequá-las. "Quando seguimos as recomendações para o tipo metabólico, podemos checar se a alimentação proposta é compatível com o resultado que buscamos, sem prejudicar a saúde", explica o especialista. Isso signifi ca que, respeitando as regras do metabolismo, os quilinhos extras serão eliminados com efi ciência e sem a chance de retornar. Porque, ao mesmo tempo em que emagrecemos, passamos por um processo de reeducação alimentar.

Fonte:Revista Dieta Já

- -

0 comentários: