_____

Pare de fumar!


quinta-feira, 20 de agosto de 2009


O cigarro sempre rendeu discussões, Primeiro porque os fumantes passivos ficam incomodados com o cheiro e a fumaça. e outra porque ninguém entende como alguém pode gostar de algo que faz mal a saúde. o assunto da moda agora é a lei Antifumo que divide opiniões

Por Malu Bonetto





No dia 7 de abril, o governador de São Paulo, José Serra, sancionou a lei Antifumo que proíbe fumar em qualquer lugar de uso coletivo como bares, restaurantes, lojas, danceterias e shoppings no estado.

Os estabelecimentos que não cumprirem a determinação primeiramente receberão uma multa de R$ 790. Na segunda vez, a multa dobra para R$ 1.580,00. Já na terceira, o local será fechado por dois dias, e da quarta vez em diante, a suspensão será de um mês.

Apesar de entrar em vigor somente dia 5 de agosto, muitos lugares já não disponibilizam mais cinzeiros e pedem a colaboração dos clientes. Com certeza você fumante não gostou da nova lei, certo? Mas lei é lei e deve e precisa ser cumprida.

Ok, você vai fumar na sua casa ou na dos amigos, mas que tal aproveitar esta onda e finalmente abandonar o vício? Mesmo porque, estimase que o tabaco mata uma pessoa a cada seis segundo e de um terço da metade de todas as pessoas que o usam.



Por que fumar faz mal?

Além de causar doenças respiratórias, o fumo por conter irritantes que inflamam as vias respiratórias e pode levar a uma grave patologia chamada Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, "que é uma mistura de bronquite crônica e enfisema, praticamente só existe em fumantes e tem como principais sintomas tosse, produção de catarro e encurtamento da respiração, além de uma limitação gradual aos exercícios", alerta o pneumologista Ciro Kirchenchtejn, do Hospital Beneficência Portuguesa (SP).



Se o risco de desenvolver uma doença grave ainda não é suficiente para levar alguém a parar de fumar, vale ressaltar que cerca de sete fumantes passivos morrem por dia, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. E 24% das crianças, que também são fumantes passivas de alguma forma, estão mais sujeitas aos efeitos nocivos do tabaco.

O fumo também afeta o órgão mais importante na gestação humana: o útero. "A parte interna é muito prejudicada com o cigarro. Além disso, as mulheres que fumam entram na menopausa mais cedo, apresentam maiores riscos de vir a desenvolver câncer de colo de útero, e piores resultados em tratamentos de fertilização", relata o especialista em reprodução humana Vinicius Medina Lopes, do Instituto Verhum (DF).

Prova disso é que uma pesquisa realizada na Espanha, relacionada à fertilização in vitro, revelou que a taxa gestacional das pacientes não-fumantes é cerca de 50%, já nas tabagistas cai fortemente para 34%



O que ele faz com meu visual?

Por causa da degradação do colágeno e da oxidação provocada pelo tabaco, os fumantes podem ter rugas faciais em maior quantidade e mais cedo do que os não-fumantes. A elastina (proteína composta por fibras elásticas) da pele do fumante é mais espessa e mais fragmentada do que a do não fumante. "Estudos envolvendo tabagistas e nãofumantes constataram que a maioria dos fumantes do sexo feminino apresentava a pele cinza, pálida e enrugada, isto porque o cigarro praticamente 'come' o colágeno que está na camada mais profunda - justamente o responsável pela firmeza, hidratação, viço e sustentação da cútis", diz a dermatologista Ligia Kogos (SP).

Esta queima de colágeno provoca a perda do frescor, aspecto mais pálido e abatido, pele amarelada e sem vida, olheiras fundas ou bolsas inchadas sob os olhos, marcas de expressão com rugas na lateral dos olhos, dos lados da face, em torno da boca, sulcos que se aprofundam e traçam uma linha triste dos cantos do nariz aos cantos da boca.

Outro estudo sugere que os tabagistas são mais suscetíveis a ter cabelos brancos e prematuramente do que os não-fumantes, já que a circulação sanguínea no couro cabeludo se torna deficiente, pois a nicotina estreita os vasos, dificultando a chegada de sangue. O crescimento dos fios fica mais lento e, se o cabelo já foi agredido por procedimentos químicos como a descoloração e os alisamentos, há alarmantes possibilidades de partirem com mais facilidade.

Isso sem falar que a saúde bucal dos fumantes é mais frágil porque o tabaco diminui a resposta imunológica a bactérias, ou seja, os dentes ficarão amarelados, por causa do alcatrão, o hálito não fica mais tão fresco e, segundo uma pesquisa feita durante 12 anos na Johns Hopkins University (EUA), quem fuma pode ficar desdentado antes da hora. Segundo o estudo, as mulheres fumantes têm 67% mais chances de perder seus dentes do que as não-fumantes. Outra pesquisa feita pela mesma universidade mostrou que os fumantes têm o dobro de chances de desenvolver doenças periodontais.




Por que o cheiro impregna?

Porque as diversas substâncias tóxicas, cerca de 4700, presentes na fumaça misturam-se com o ar que nos rodeia e inalamos. O cheiro é algo que incomoda tanto que vale até apelar para receitinhas caseiras: corte algumas maçãs ao meio e coloque nos bancos, de preferência quando o carro ficar fechado pelo menos oito horas. Para amenizar o cheiro no cabelo, uma boa dica é passar o secador no modo de ar frio.




Como largar o cigarro?

Para auxiliar o abandono do vício, é possível fazer terapia de reposição de nicotina por meio de gomas de mascar e adesivos, ou terapia sem nicotina, que usa antidepressivo e medicamento específico. Em qualquer caso o importante é ter acompanhamento médico, porque o fumante precisa aprender a parar de fumar com consciência.

O Método Paulatino ensina a enfrentar o vício mental e psicologicamente. "Deve ser abordado sob três aspectos: o da dependência psicológica, da dependência química e o da perda da vontade parar de fumar", explica José Carlos D'Angelo, idealizador do site "Como parar de fumar"

Na dependência psicológica, o fumante ativo condicionase a responder aos estímulos fumando sem perceber, impulsiva e irrefletidamente; a dependência química faz com que ele fume para aliviar os sintomas da abstinência, repondo a nicotina no sangue, fazendo com que os neurônios cumpram com a função a que foram condicionados pelas milhares de vezes praticadas pelo hábito de fumar.




Benefícios depois que largar o vício

Após 20 minutos > a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

Após duas horas > não há mais nicotina circulando no seu sangue.

Após oito horas > o nível do oxigênio no sangue se normaliza

Entre 12 e 24 horas > seus pulmões já funcionam melhor.

Após dois dias > seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar degusta melhor a comida.

Após três semanas > você vai notar que sua respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.

Após um ano > o risco de morte por infarto já foi reduzido à metade.

Entre cinco e dez anos > o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.


Fonte: Revista Plástica e Beleza

- -

1 comentários:

Raquel Cecília disse...

Sou ex-fumante, com orgulho! Eu fumei por alguns anos, mas consegui largar o vício há mais de um ano.

Infelizmente, isso acarretou no aumento do meu peso, pois, troquei o cigarro pelo chocolate.

Mas sabe de uma coisa? Melhor assim!

Porque: agora estou indo a academia e fazendo dieta, ou seja, posso resolver a obesidade me cuidando e me amando. Enquanto que os danos do cigarro, não têm volta, e não tem nada de amor próprio!

Mesmo assim, não acho uma boa a lei anti-fumo nas baladas... Acho que deveria haver fumódromos para aqueles que não vivem sem o cigarro, como é no Japão por exemplo.

Eu acho a lei deles o máximo! Não é permitido fumar NAS RUAS! Eles pensam nas crianças que correm o risco de levar uma "bitucada" na orelha (já aconteceu comigo mesmo depois de adulta, é horrível), e nos não fumantes também. Então, eles têm os fumódromos, salas fechadas equipadas com purificadores de ar.

Não seria o máximo isso aqui no Brasil? Sonhar ainda não custa nada... =(