_____

Celulite- operação tapa-buraco!


quinta-feira, 4 de junho de 2009

Acabar com a celulite realmente é uma guerra, mas pode ser vencida! Aproveite o friozinho e use os cremes para dar fim a essa inimiga

Por Helena Dias


Se você quer dar adeus à celulite, este é o melhor momento. O friozinho é ideal para cuidar da sua beleza, pois a pele tem menos contato com os filtros solares. Este período também é ótimo para começar a se preparar para o verão e exibir curvas enxutas.


Como elas foram parar ali?

A celulite é formada quando os adipócitos (células de gordura) estocam a gordura de forma excessiva e inflam, empurrando a pele para cima. As fibras de elastina e colágeno são comprimidas e enrijecidas, e puxam a pele para baixo. Esse processo causa o aspecto “casca de laranja” da celulite. Para diminuir a gordura do adipócito é necessário que ocorra a lipólise (quebra da gordura).


Como acabar com elas?

A base para evitar que a danada se instale é a soma de uma alimentação balanceada, exercícios físicos e tratamentos estéticos. Geralmente, estes tratamentos são mais caros e se você não quer gastar muito, os cremes são aliadíssimos nesta luta. E você pode usá-los sempre!

Muitas mulheres ainda resiste ao uso de cremes pois acham que não adiantam ou por que não têm paciência de massageá-los na pele. “Hoje em dia existem sistemas de delivery que favorecem a permeação cutânea dos ativos, e estes agem independente da massagem. É claro que as técnicas manuais potencializam os efeitos, especialmente a drenagem linfática feita na estética que mobiliza e drena o excesso de linfa, líquido que se acumula no tecido, rico em toxinas, um dos responsáveis pelo quadro celulítico”, afirma Soraya Farias Carvalho Oliveira, gerente de pesquisa e desenvolvimento da ADCOS.

Hoje em dia, o mercado já oferece várias opções de produtos para todos os tipos de bolsos. No entanto, deve-se ficar atenta aos considerados mais eficazes. Na fórmulas, é sugerido que os cremes contenham agentes lipolíticos, como a cafeína, extratos termogênicos, como o de laranja amarga e do chá verde, e também agentes drenantes, que tonificam os vasos sanguíneos e linfáticos favorecendo a nutrição, oxigenação e eliminação das toxinas.


Vamos sacudir!

Apesar da eficácia (alguns cremes ajudam a perder até 5 cm em menos de 6 meses), não se pode descartar em hipótese alguma, a prática de exercícios. Exercícios aeróbicos e localizados ajudam a queimar calorias, reduzindo a massa gorda, tonificando a musculatura e favorecendo a drenagem espontânea.



O que ponho no prato?

Na alimentação, fique atenta aos carboidratos. “A ingestão de carboidratos em excesso promove o aumento de acúmulo de gordura localizada, comprimindo os vasos e dificultando as trocas de nutrientes e oxigenação. Toda esta cadeia de eventos leva ao quadro celulítico. Em resumo, cortar o excesso de carboidrato melhora a celulite”, acrescenta Soraya.



Qual é o meu tipo?

Grau 1: todo mundo tem. Os furinhos só são visíveis quando a pele é pressionada
Grau 2: a situação piora. Dá para ver as alterações da pele sem apertá-la.
Grau 3: sinal vermelho. A pele apresenta nódulos de celulite e algumas chegam a ser doloridas. Requer tratamentos urgentes.



... E o que mais?

- Evite usar roupas apertadas. Elas comprimem os vasos, dificultando a circulação sanguínea da região.
- Pare de fumaR!. A nicotina deixa a parede das veias grossas e prejudica a circulação do sangue.
- Nada de sal em excesso! Este alimento contribui para a retenção de líquidos.
- Comidas enlatadas e conservantes devem ser minimizadas. Eles aumentam as toxinas diretamente relacionadas ao processo inflamatório no organismo.



Quem me ajuda?

- Água, muita água! Dois litros por dia ajudam na eliminação de toxinas pelos rins. Quem toma anticoncepcional deve ingerir mais líquidos, pois a pílula dificulta a eliminação de toxinas.
- Exercícios físicos, que além de queimarem as gordurinhas, aceleram o sistema circulatório.
- Alimentos saudáveis. Uma dieta balanceada e sem gordura é fundamental para acabar com a celulite.

Fonte: Mdemulher.abril.com.br

- -

0 comentários: