_____

Adicione o macropoder mineral à dieta


quinta-feira, 14 de maio de 2009

São sete os minerais mais exigidos pelo organismo, conheça

Vitaminas, proteínas e nutrientes estão em alta quando o assunto é alimentação saudável. Pouco citados, no entanto, os minerais também possuem grande importância na hora de alcançar o peso ideal e manter a saúde.

"Eles são divididos em dois grupos: os micro e os macrominerais, ambos essenciais para o organismo. Mas os macrominerais são os mais exigidos, como Cálcio, Fósforo, Enxofre, Magnésio, Sódio, Potássio e Cloro", afirma a nutricionista chefe do MinhaVida, Roberta Stella. Se você está no grupo de pessoas que deixam esses elementos para segundo plano, chegou a hora de entender o que eles podem fazer por você.


Cálcio

É o mineral mais abundante no nosso organismo, sendo que 99% dele está presente nos ossos e dentes. O restante está nos líquidos corporais e nos tecidos. "Isso garante o bom funcionamento fisiológico do corpo, com a coagulação adequada e sem tanto risco de fraturas", explica a especialista. Mas é importante garantir a dose certa do mineral, já que o excesso pode levar à calcificação excessiva nos ossos. "Já diante da falta de cálcio o organismo se encarrega de captar o cálcio presente nos ossos, o que pode levar a graves acidentes, pois o esqueleto fica enfraquecido". Para encontrar o mineral, basta apostar em leites e derivados, couve, espinafre e brócolis.



Fósforo

A maior quantidade do mineral também está presente nos dentes e ossos, porém suas funções não param por aí. "Outra função do fósforo é produzir e estocar energia. O micronutriente ainda está presente no código genético (DNA e RNA), ativa enzimas e mantém o balanço ácido-básico do organismo", explica a nutricionista do MinhaVida. A falta desse mineral pode trazer diversos prejuízos para saúde, como alerta Roberta Stella. "Os sintomas da deficiência são diminuição de apetite, anemia, fraqueza muscular, dor nos ossos e maior suscetibilidade às infecções. A dose diária ideal do mineral é de 700 mg.".



Enxofre

Metade deste mineral está presente nos tecidos musculares, e ele também apresenta diferentes funções. "Suas principais funções são coagulação do sangue e a garantia do metabolismo de carboidratos e lípios para o organismo. A deficiência reduz a ingestão e a digestibilidade dos alimentos", explica Roberta Stella. A dose diária de enxofre é de 10 a 20 mg.



Magnésio

A deficiência de magnésio é rara, já que o mineral é abundantemente encontrado nos alimentos de origem vegetal e animal, porém, a nutricionista explica que são inúmeras as doenças que aumentam o risco quando a deficiência deste mineral acontece. Entre elas a doença de Crohn, a síndrome de má absorção e as doenças renais. "A indicação de consumo diário para homens e mulheres que tenham de 19 a 30 anos é de 400 e 310 miligramas, respectivamente. Para quem tem mais que 30 anos, a recomendação diária sobe para 420 miligramas para os homens e 320 para as mulheres", explica a nutricionista.



Sódio

A nutricionista explica que o Sódio é outro nutriente que apresenta uma deficiência rara. O que normalmente acontece quando há uma dieta excessivamente restrita em sal, mas vale ficar atento, já que a retenção de líquidos pode contribuir para baixa do mineral. "Grande retenção líquida ou a constante perda pode levar a baixa concentração de sódio, definida como hiponatremia. Os sintomas da hiponatremia incluem dor-de-cabeça, náusea, vômito, cãibra muscular, fadiga e desorientação". A quantidade ideal para adultos é de 1,3 gramas de sódio.


Potássio

A baixa concentração de potássio no plasma é conhecida por hipocalemia, problema que pode oferecer risco de morte. "As principais funções do potássio é a participação na ativação da proteína condutora de glicose e o auxilio na absorção e transporte do cálcio. Os sintomas da deficiência desse mineral são fadiga, fraqueza, cãibra muscular, constipação intestinal e dor abdominal. A hipocalemia severa também pode levar à arritmia cardíaca, o que pode ser fatal", explica Roberta Stella. Para encontrar o mineral, basta apostar em alimentos como banana, melão, batata, ervilha, tomate e frutas cítricas.



Cloro

Ele é responsável por diversas funções, entre elas a digestão dos alimentos. "Esse mineral é um dos mais importantes na regulação da pressão osmótica, relacionada a hidratação do organismo, também equilibra a manutenção do Ph sanguíneo, além de ser responsável pela acidez necessária para a digestão no estômago e para a ativação de enzimas".

Fonte: MinhaVida.com.br

- -

0 comentários: