_____

Saiba combinar sombra e batom


quarta-feira, 8 de abril de 2009

Você tem uma festa para ir e não sabe que cor de sombra usar. Quando finalmente escolhe a sombra, depara-se com outra dúvida: qual cor de batom combina mais?

A escolha errada pode arruinar seu visual, mas a escolha certa pode dar um outro ar para o look e valorizar a produção. A esteticista Márcia Brito, do salão Red Door, dá algumas dicas das cores que combinam com os tons de pele branca e morena para você acertar em cheio na combinação.

Uma regra é que, se a sombra é mais escura, mais forte, o batom tem que pender para uma cor mais neutra. O mesmo vale para as roupas. "Roupa preta não combina com batom escuro", exemplifica Márcia.



A sombra também pode ser usada para corrigir algumas falhas da sobrancelha. Ao invés de usar lápis ou pincéis, um pouco de sombra pode ajudar a esconder as imperfeições e dar um ar mais homogêneo.



Pele clara

Especialmente as mulheres com cabelo loiro mais claro devem evitar batons dourados e alaranjados, porque ficam muito apagados no rosto. "Mata a boca", explica Márcia. Para a primavera-verão, a tendência é usar batons mais em tons rosados e até vermelhos.

As sombras que mais combinam com esse tipo de pele são os tons de bege e caramelo. As loiras escuras podem optar por verde e azul também, e as loiras mais claras por um verde mais ferroso ou mesmo o verde-água.

Uma dica é sempre depositar a sombra antes e espalhá-la depois. Prefira tons claros na parte interna para "abrir" o olho, e faça um degradê mais escuro na parte de fora.



Verde-água

Na pele branca essa cor tende a parecer um pouco prata, mas um tom mais forte na parte exterior do olho reforça a cor verde.

Trata-se de uma cor alegre, indicada para pessoas mais jovens. Para combinar com a sombra verde, Márcia indica batons tons de terra - podem ser claros ou escuros. Evitar o pink, mas um rosa mais cor de boca ou um gloss nesses tons caem bem.



Rosa

Se você preferir dar um peso maior aos olhos, pode optar por uma tonalidade mais escura, dispensando o rosa claro no interior dos olhos.

O batom pode ser rosado, tanto claro como escuro, ou mesmo cor vinho. O batom pink é recomendado para sombras em rosa claro, ou na cor prata.



Azul

Com a sombra azul combinam os batons cor de terra. Se for um azul mais escuro, opte por um batom mais suave.



Pele morena

Já para a pele morena, as sombras azul e rosa não são indicadas. "Apenas se usar com um efeito esfumaçado", comenta a esteticista.

As sombras que mais combinam com a pele morena são os tons terrosos, pastéis, dourado e verde. Só é preciso tomar cuidado e usar bem o corretivo na região dos olhos, porque a sombra marrom acentua a olheira.

Uma dica é utilizar um corretivo vermelho antes, "porque neutraliza a olheira", garante Márcia. Depois, basta usar um corretivo normal para dar o toque final à região abaixo dos olhos.



Verde

Na pele morena, o verde não fica tão forte, tão vivo como nas pelas brancas. Mas a tonalidade é mais suave e também muito bonita.

Para as morenas claras, um batom que fica ótimo é o vermelho alaranjado e, para as peles mais escuras, um vermelho vinho.



Dourado

Aqui vale uma aplicação mais uniforme da sombra, sem muito degradê. Combina com um batom mais escuro, um marrom forte, uma cor chocolate.

A sombra dourada pode ser usada durante o dia, mas com um batom mais discreto.



Prata

Essa sombra combina também com a pele branca, mas na pele escura muda um pouco o tom e fica mais escura.

É ótima para usar com batom forte, como o vermelho, porque a sombra é leve e clara.


Preto

Com o preto é necessário tomar alguns cuidados. Por ser uma cor escura e muito forte, não se pode exagerar. Opte por usar menos sombra. "De novo, cuidado com as olheiras, use bem a base, porque o preto aumenta a olheira", alerta Márcia.

O batom deve ser claro e suave, para a boca não pesar junto com os olhos. Pode ser um gloss transparente, um batom tom de boca ou rosa claro.


Serviço
Red Door Salon & Spa
www.reddoor.com.br


Fonte: Site TERRA

- -

1 comentários:

Anônimo disse...

Amei!!!!
Maravilha de post!

Dicas perfeitas!

Bjks