_____

Em busca do corpo perfeito


quarta-feira, 15 de abril de 2009

Personal trainer de Grazi Massafera revela os melhores exercícios
O verão acabou. Os corpos começam a ficar escondidos nas roupas mais fechadas. Mas isso não é motivo para relaxar. A malhação deve continuar firme e forte, e os cuidados com a alimentação redobrados - pois junto com o frio vêm as tentações calóricas. Conversamos com profissionais de Educação Física e Nutrição, que nos deram cinco dicas valiosas para conseguir a tão almejada boa forma.



Dica 1: Invista na musculação! Para começar, se o seu objetivo é mesmo desenvolver os músculos do corpo e obter resultados mais rápidos, nem pense em fugir da sala de musculação. Segundo Marcello Barbosa, personal trainer da atriz e ex-BBB Grazi Massafera e de outros famosos, a musculação é o melhor exercício para a definição muscular. "Para garantir o aumento da massa muscular, é necessário volume e intensidade, ou seja, sobrecarga e repetições, exatamente o que trabalhamos na musculação", afirma Marcello.


"Aparelhos como esteira e bicicleta são essenciais para quem deseja ter gasto calórico, além de melhorarem o treinamento cardiovascular"


Para as mulheres adeptas da ginástica localizada, ele explica que nesse tipo de aula as alunas trabalham mais a resistência. "O problema da sala de ginástica é que lá não costuma haver sobrecarga. Os alunos ficam livres, pegam o peso que querem e muitas vezes trabalham vários músculos em uma mesma aula", alerta o personal, que destaca: "Já na sala de musculação, os aparelhos são desenvolvidos para trabalhar de forma intensa músculos específicos".



Dica 2: Atenção à carga e ao número de repetições. Marcello explica que de duas a três repetições trabalha-se força total, de seis a 12 privilegia-se a hipertrofia e de 13 a 20 trabalha-se mais a resistência. É claro que não adianta você fazer dez repetições com um peso que acabe ficando leve até a última repetição. Por isso, antes de começar a se exercitar, procure um professor para montar uma série de exercícios que seja adequada a você e aos seus objetivos.



Dica 3: Corra, pedale, sue! "Aparelhos como esteira e bicicleta são essenciais para quem deseja ter gasto calórico, além de melhorarem o treinamento cardiovascular", destaca Marcello, que ressalta também os benefícios do spinning: "A aula de spinning é uma atividade predominantemente aeróbica, mas também trabalha com carga, estimulando diferentes músculos".

O personal alerta que, quanto maior a variedade de estímulos, mais benefícios para a saúde. Segundo ele, o ideal é combinar exercícios de força, aeróbicos e de flexibilidade, sempre buscando as atividades que nos tragam prazer.



Dica 4: Cuide da alimentação. Não fique pensando que basta intensificar as atividades físicas para ficar com o corpinho sarado. É verdade que quem quer aumentar a massa muscular pode - e deve - comer mais, desde que invista na alimentação correta.

"Não é só musculação intensa que proporciona a formação de um corpo atlético. A definição dos músculos também é feita com base em uma alimentação equilibrada e saudável", explica a nutricionista Denise Dewing, especialista em nutrição esportiva da Academia da Praia, na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro). De acordo com ela, os músculos são formados basicamente por proteínas. "Portanto, se você ingeri-las na quantidade certa, terá músculos fortes", garante.

O cálculo a ser feito é de dois gramas diários de proteínas por quilo de peso. Por exemplo: se você pesa 70 quilos, deverá consumir 140 gramas de proteínas por dia. "As principais fontes são: leite, queijos, iogurtes, coalhadas, carnes em geral, ovos e leguminosas como feijão, lentilha, ervilha e grão de bico", destaca a nutricionista.

Além disso, Denise Dewing explica: "As pessoas que malham ou praticam qualquer tipo de atividade física devem consumir carboidratos na forma de pães e massas integrais, bem como batata e arroz integral, que lhes garantirá energia".


Dica 5: Hidrate-se. "Beba, pelo menos, dois litros de água por dia e reduza ao máximo o sal do cardápio. As moléculas de sódio retêm líquido, impedindo a melhor definição muscular", explica a nutricionista.

Denise cita alguns produtos vendidos em lojas de ginásticas e academias que podem complementar o treino: "Para aumentar a massa muscular, existem diversas opções de produtos, como os hipercalóricos, compostos de carboidratos, proteínas e gorduras que nos fornecem uma grande quantidade de energia", afirma. Mas, atenção: não caia na armadilha dos anabolizantes para buscar resultados mais rápidos. "Não devemos fazer uso de estímulo hormonal para o aumento rápido de massa muscular. Não é saudável e pode provocar vários malefícios à saúde", alerta a nutricionista.

Pronta para ser a dona de um corpo sarado? Antes de começar a se exercitar, não se esqueça de fazer uma avaliação funcional para ver como anda a sua saúde e, em seguida, procure um professor que monte uma série de acordo com o seu tipo físico e os seus objetivos.

Para quem está começando agora, o personal Marcello Barbosa avisa que os resultados demoram alguns meses para aparecer: "A partir de três meses, treinando três vezes por semana, a pessoa começa a perceber uma melhora do físico". Bom, os resultados podem não aparecer de um dia para o outro, mas com dedicação e força de vontade, tudo é possível. Então, um, dois três e... já!

Fonte: site Bolsademulher.com

- -

0 comentários: