_____

Cabelos lisos e coloridos?


terça-feira, 14 de abril de 2009

Sim, é possível ter as duas coisas! Revelamos os segredos para que você combine as químicas sem medo de deixar os fios com cara de estragados

Por Catarina Fávero

As mulheres nunca estão satisfeitas com suas cabeleiras. Aí, dá-lhe escova progressiva e tintura para deixar os fios o mais próximo do desejado. "Mas é preciso tomar cuidado com a combinação de químicas", alerta Regis Feitosa, técnico da Yamá, de São Paulo. Isso porque alguns ativos alisantes reagem com a tintura e podem quebrar e até causar a queda. Para que você não precise sofrer com esses problemas, confira nossas dicas antes de ir ao cabeleireiro!



A mistura perfeita

Antes de se decidir por um alisamento, pergunte qual é seu componente químico!


Tioglicolato de amônia
É o ativo mais compatível com tinturas - vai até com cabelos descoloridos. "Algumas marcas têm versões específicas para fios coloridos e artificialmente loiros", diz a técnica Gisele Quintino. Dez dias depois do alisamento, pode-se aplicar qualquer tintura. E, após 20 dias, dá para clarear com água oxigenada de 20 volumes.


Henê
Esse componente alisa e tinge os fios ao mesmo tempo, de castanho ou preto. Porém, não combina com qualquer outro tipo de química.


Guanidina
"Pode ser associada a algumas tinturas e tonalizantes sem amônia. Para descolorir, só com oxidante de até 20 volumes", alerta Regis Feitosa. Na dúvida, confira na embalagem da coloração se o produto é compatível com o ativo.


Hidróxido de sódio
Suporta tonalizantes e misturas com água oxigenada de, no máximo, 10 volumes (dependendo da estrutura dos cabelos).


Progressiva sem química
Como o nome diz, não tem química e dá um aspecto liso aos fios graças à queratina e às outras proteínas na fórmula. A escolha perfeita para quem usa descolorantes de mais de 30 volumes.


Formol
Apesar de proibida pela Anvisa* por causar sérios danos à saúde, a escova progressiva com formol ainda é usada em muitos salões por ser compatível com qualquer química.
Tem que cuidar


Se uma química já danifica os fios, imagine duas! "Para deixar os cabelos saudáveis novamente, escolha xampu e condicionador especiais para fios quimicamente tratados", indica Gisele Quintino, técnica da Truss, de São José do Rio Preto (SP). Faça hidratações em casa uma vez por semana. E economize um dindim para tratamentos de reconstrução (preço médio: R$ 80) no cabeleireiro uma vez por mês.

Fonte: Site VIVA! Mais

- -

0 comentários: