_____

Soluções para os crespos


sábado, 7 de março de 2009

Mais da metade da população brasileira tem cabelo encaracolado. Mas, apesar de tantos representantes, assumir e cuidar dos cachos não é tão simples assim. Para começo de conversa, o crespo é naturalmente mais seco e opaco do que os demais tipos. E o que influencia nessa aparência é a dificuldade de a oleosidade normal do couro cabeludo atingir também as pontas. “É a lei da natureza. O movimento anelado do fio prejudica a hidratação natural. Sem cuidado, o cabelo perde o brilho e fica muito ressecado”, comenta o cabeleireiro Rodrigo Cintra, do De La Lastra, em São Paulo.

Para aprender a lidar com ele, é importante conhecer a composição do fio – medula, córtex e cutícula. Suas características determinam o grau de ondulação e a forma como se comporta. No centro da fibra capilar, localiza-se a medula, responsável por fornecer elementos nutritivos e vitais para manter a cabeleira em bom estado.

Por Danielle Gaspar



Crespos sem definição podem não tê-la ou apresentá-la comprometida. Na camada intermediária, que constitui a maior parte das fibras, está o córtex. Em geral, cabelo muito enroladinho tem estrutura fina, que deixa o fio mais vulnerável a quebras. Mas é na parte externa que as diferenças são notórias. Sobreposta como escamas, a cutícula protege a fibra. E os crespos costumam ter essa superfície muito porosa, cheia de pequenos furos. “Não é à toa que os caracóis tendem a sofrer com ressecamento, falta de brilho, frizz e volume excessivos”, explica Rodrigo.


Ressecamento

A única maneira de compensar a falta de lubrificação das pontas e de proteção natural é investir em cosméticos capilares potentes e sob medida. “Não adianta reclamar. Cabelo crespo sem produto não funciona”, sentencia Camila Cerdeira, engenheira química da K.Pro. Na lista de melhores ativos entram aqueles essenciais para repor a maciez e a hidratação externa dos fios, entre eles aloe vera, pantenol e algas marinhas. A lanolina é outro ingrediente eficaz, já que traz em sua composição ácidos graxos. Vale dizer que essas substâncias gordurosas penetram na cutícula capilar, ajudando a restaurá-la. As manteigas também fazem a sua parte, agindo como emolientes e unindo pontas duplas. Já silicone, colágeno e elastina combatem as agressões externas (água do mar, sol, piscina e poluição), que prejudicam ainda mais os crespos. Dica na aplicação: “manter distância de dois dedos da raiz para aproveitar a oleosidade natural do couro cabeludo e evitar excesso de óleo na região”, aconselha Rodrigo Cintra.



Arrepiado

O frizz é resultado direto de um cabelo desidratado. Sem os devidos cuidados, o uso do secador e da chapinha podem agravar o quadro. Banho muito quente e até dias secos também afetam a aparência das madeixas. “Quando vários fios estão arrepiados, o cabelo perde movimento. Prevenção é fundamental”, garante Rodrigo Cintra, do De La Lastra. Neste quesito, produtos com álcool ou pH alcalino devem ser evitados, bem como os de limpeza profunda e antirresíduos. As melhores escolhas: oligoelementos, manteigas de cupuaçu, macadâmia, extrato de girassol e de pêssego, que são umectantes. Derivados de silicone e vitaminas A, C e E ajudam a selar a cutícula. Pomadas e ceras antifrizz dão toque final ao look. Ensinar as clientes a desembaraçar o cabelo com os dedos durante a aplicação do condicionador é importante para evitar quebras e perda de forma.



Falta de brilho

Para ser luminoso, o crespo pede atenção redobrada. “Como é fino, apresenta poucas camadas de queratina, o que aumenta a chance de sensibilidade a agressões naturais ou químicas”, comenta Simara Machado, coordenadora técnica da NextStyle. A solução está nos doadores de brilho com silicone, que encapam os fios e formam uma película refletora, e nos produtos hidratantes, com manteigas e ativos emolientes, que dão aspecto saudável. Durante a lavagem, massagear bem o couro cabeludo e aproveitar esse momento de interação com a cliente para incentivá-la a fazer o mesmo em casa.



Volume excessivo

“Quando o assunto é a quantidade dos fios, um bom corte pode resolver o problema”, sugere o hairstylist Rodrigo Cintra. Mas, deve-se investir em produtos que ofereçam maior eficácia para domar a cabeleira e controlar seu volume. É preciso reunir os ingredientes umectantes (glicerina, lanolina, manteigas, aloe vera e pantenol), os hidratantes (óleos vegetais e extratos) e os fortalecedores (queratina, ceramidas e aminoácidos). Para proteção total, cosméticos à base de silicone, que evitam o ressecamento e a agressão de agentes externos, pois formam uma película protetora.


Fonte: Revista CABELOS & CIA

- -

0 comentários: